Provavelmente não, certo?
Quer dizer…talvez sim se você tenha ido ao Japão ou se teve muita sorte por aí! O Atum Azul, ou em inglês Bluefin Tuna, pode ser considerado a maior iguaria da culinária japonesa e é amplamente consumido pelos japoneses.
Ele atinge tamanhos gigantescos como você pode ver na foto abaixo:
Como a própria legenda diz, o preço também é altíssimo e são feitos leilões no famoso mercado de peixe de Tokyo, o Tsukiji (sonho de visita do Gourmet San).
Mas o que esse peixe tem de tão especial? Bom, a linha de pensamento é a seguinte: o atum é o peixe favorito do japonês e a barriga do atum, por ser mais gordurosa, é também a mais saborosa. Quanto maior o peixe, maior será sua barriga e a gordura em sua carne consequentemente, fazendo com que o Atum Azul seja extremamente visado.
Abaixo é possível ver a diferença da coloração entre a carne gorda do atum, na base, com a parte mais magra e vermelha, no topo.
Poxa, mas e o atum que comemos nos restaurantes japoneses aqui no Brasil? Eles são de outras espécies de atum, como o Albacora ou Yellowfin Tuna, não são peixes pequenos mas sem dúvida são menores que o famoso primo azul. Mas não dá pra importar alguns Atuns Azuis? Então… uma má notícia: o Atum Azul corre risco de extinção! Mas como assim!? Sim, os japoneses com seu consumo desenfreado estão causando isso! Existem tentativas de acordo para se diminuir a pesca do Atum Azul, porém nada foi acertado ainda!
Mas calma! No Brasil também é possível comer a barriga dos atuns que temos aqui! Sim, e elas também são bem disputadas e caras! Eu sugiro que você vá a restaurantes japoneses tradicionais e mais caros que oferecem iguarias! Eu já comi no Tanuki, foi uma delícia, o nigiri de otoro (parte gorda do atum), derrete na boca! Outros restaurante que já vi servirem barriga de atum são o Hideki, Mitsuyoshi e o Sushi Yassu!
Só pra encher de água a boca de vocês:
Abraços
Gourmet San