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Uma dieta a base de sushi! Funciona? É uma boa?

Olá a todos amantes da comida japonesa!

O Gourmet San tem certeza que esse título chamou a atenção de muita gente! E é isso mesmo, a Revista Elle Italiana publicou uma dieta a base de comida japonesa  elaborada por Sara Roversi, co-fundadora de uma cadeia de restaurantes chamada Sosushi. Além de Sara, os nutricionistas Aisu Horotsugu e Domenico Tiso também fizeram parte e todos os três são  autores do livro “Sushi, gusto e benessere”.

Mas muita calma! Apesar de parecer uma ótima e deliciosa idéia logo de cara, é preciso ter muita calma, pois a culinária japonesa como conhecemos carece de muitos cuidados! É claro que ela é super saudável e que num geral ela faz bem, mas não pode ser consumida em todas refeições!

O nutricionista Tiso diz que a comida japonesa, aliada ao tradicional estilo de vida oriental equilibrado, contribui para a saúde pois é rica em legumes, peixes, algas, bebidas ricas em antioxidantes (chá verde, por exemplo), minerais, vitaminas e ômega 3.

Salmão e Atum, os principais peixes encontrados nos restaurantes japoneses aqui no Brasil

Porém…ninguém engana o Gourmet San aqui, sei bem que quando vocês pensam em comida japonesa, logo vem a mente sushis, sashimis, temakis, muito salmão (com creamcheese e maionese para alguns), shimeji na manteiga entre outras coisas gostosas de comer!

Mas todos esses alimentos não devem ser utilizados de base para uma rotina alimentar a longo prazo! Os peixes como salmão e atum, podem causar intoxicação por metais pesados se ingeridos em excesso! O arroz para sushi possui em seu tempero açúcar! Os demais pratos geralmente são fritos no óleo ou na manteiga e apresentam molhos doces em suas composições (o molho tarê é 50% shoyu e 50% açúcar).

Hot roll, rolinho primavera, guioza e trouxinha de salmão são fritos e portanto possuem mais calorias!

Outro vilão é o shoyu, principalmente na cultura japonesa abrasileirada. O brasileiro se acostumou mal a encharcar de shoyu seu sushi, o que é errado demais. O shoyu serve apenas para dar um pouco de sabor aos pratos, assim como o sal, ou você passa sua garfada de comida num pote de sal toda vez que leva comida a boca? O shoyu possui alto teor de sódio e é ruim para os hipertensos e pessoas que têm tendência ao inchaço, como algumas mulheres na fase pré-menstrual, pessoas com má circulação e gestantes.

Aprenda com o Jiro Ono, shoyu apenas no peixe e em pouco quantidade

Mas poxa Gourmet San, você está boicotando seu próprio blog de comida japonesa? Claro que não, o assunto aqui é bem claro, dieta a base de sushi! A comida japonesa sendo apreciada com moderação é muito boa e ajuda na saúde do corpo! Vamos lembrar que nem no Japão se come sushi e sashimi todos os dias! A dieta deles é repleta de peixes cozidos, vegetais, macarrões etc, ou seja, muito mais nutritivo do que peixe cru, arroz açucarado e shoyu.

Gengibre (gari em japonês) faz bem e limpa o paladar para o próximo prato

Alimentos que estão liberadíssimos e de olho fechado são o gengibre, o wasabi e a alga nori! O gengibre é um tempero antioxidantes, anti-infamatório e facilita a digestão. Já o wasabi ajuda no funcionamento do fígado e em sua desintoxicação. A alga nori que envolve os sushis também é um ponto positivo, excelente fonte de iodo ( importante no funcionamento da glândula tireóide), muito rica em carotenos (efeito protetor contra a mutação de certas células cancerígenas) e  pode ajudar a combater a anemia, uma vez que ajuda a manter e restabelecer as reservas de ferro.

A famosa missoshiro!

 

Não podemos deixar de fora também o famoso missô que é base da famosa sopinha missoshiro. Pesquisadores do Centro Nacional de Cancer do Japão afirmam que ela pode diminuir o risco de câncer de mama. Apesar de rico em sódio, 1 xícara de pasta de missô é rica em fibras e proteína, minerais, sendo fonte também de ômega 3 e 6. Se você ficar de olho e combinar a pasta de missô com ingredientes como tofu, dashi, vegetais etc ela pode se tornar um refeição completa! Também é conhecida por ser meio que uma fonte da juventude!

 

Resumindo: se você ama comida japonesa como o Gourmet San, não se prive disso, apenas não baseie sua dieta apenas em sushis, sashimis e coisas fritas. Coma de tudo mas com moderação, lembre do wasabi, do gengibre e o principal, maneire no shoyu, fará bem para você e ainda estará  comendo da forma correta!

Fontes: Globo e Wikipedia

 

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About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

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