Home / Bairros / Sushiden – Gourmet San em NY

Sushiden – Gourmet San em NY

Olá amantes do peixe cru e do arroz avinagrado!

Hoje o Gourmet San traz uma experiência diferente! Um restaurante japonês em Nova York, em Manhattan, localizado na 123 West 49th Street, tel +1 212-398-2800? (www.sushiden.com).

Assim como no Brasil, a culinária japonesa também sofre influências da cultura de seu país. Eles usam e abusam do avocado (um tipo de abacate), assim como peixes mais comuns da região, e para minha inveja, possuem muita enguia em seus cardápios.

Eu escolhi o Sushiden entre centenas de opções en NY devido ao seu caráter mais tradicional do cardápio e do ambiente. Logo que entrei pedi para sentar no balcão.

Na minha frente um sushiman bem novo, de uns 20 e poucos anos e ao seu lado um bem mais experiente, por volta dos 50 anos, se não mais. Após ler o cardápio, pedi diretamente ao sushiman o primeiro combinado, lembrando que nos EUA, lugares com rodízio de sushi (“all you can eat” são extremamente raros). Vejam abaixo o meu prato:

No combinado que escolhi vieram 3 nigiris, 1 de atum e 2 de peixe branco a escolha do sushiman. Também vieram 2 conjuntos de 8 enrolados, o de cima de atum com avocado no molho tarê e o de baixo salmão com avocado. Devo-lhes dizer que tudo estava uma delícia. São combinações estranhas ao nosso ver assim de primeira, mas o avocado realmente vai bem com salmão e atum.

Quando tive chance puxei um papo com o sushiman, testando o quanto americanizado é o Sushiden e o quanto eles guardam as tradições japonesas. Perguntei, fingindo ingenuidade, se o chamado handroll do cardápio era o que eu conhecia por temaki. Ambos sushimans me olharam com surpresa e afirmaram que sim. Que bom! O Sushiden passou no teste, pois os americanos tem a terrível mania de acabar com tradições e usar os nomes dados por eles.

Para o meu segundo prato eu iria pedir um enrolado com “soft shell crab“, ou o sushi de casca mole, coisa que não tem no Brasil praticamente. Infelizmente eles estavam sem, então pedi um Dragon Roll, vejam a maravilha que é:

O Dragon Roll é  um enrolado com recheio de enguia e com avocado na parte de cima, ainda é utilizado um molho tarê de cobertura que acompanha muitas ovas de massagô. O enrolado em si é uma delícia, a combinação funciona, é um pouco doce demais, afinal, a enguia é doce, assim como o arroz, o avocado e o molho.

Meus 2 pratos mais 1 coca-cola saíram por 38 usd! Vale a pena, se tiverem a chance de viajar ao exterior, seja para onde for, não percam a chance de provar a culinária japonesa do local e ver como as diferenças culturais refletem nos pratos!

Abs!

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.