Olá amantes do peixe cru e do arroz avinagrado!
Hoje o Gourmet San traz uma experiência diferente! Um restaurante japonês em Nova York, em Manhattan, localizado na 123 West 49th Street, tel +1 212-398-2800? (www.sushiden.com).
Assim como no Brasil, a culinária japonesa também sofre influências da cultura de seu país. Eles usam e abusam do avocado (um tipo de abacate), assim como peixes mais comuns da região, e para minha inveja, possuem muita enguia em seus cardápios.
Eu escolhi o Sushiden entre centenas de opções en NY devido ao seu caráter mais tradicional do cardápio e do ambiente. Logo que entrei pedi para sentar no balcão.
Na minha frente um sushiman bem novo, de uns 20 e poucos anos e ao seu lado um bem mais experiente, por volta dos 50 anos, se não mais. Após ler o cardápio, pedi diretamente ao sushiman o primeiro combinado, lembrando que nos EUA, lugares com rodízio de sushi (“all you can eat” são extremamente raros). Vejam abaixo o meu prato:
No combinado que escolhi vieram 3 nigiris, 1 de atum e 2 de peixe branco a escolha do sushiman. Também vieram 2 conjuntos de 8 enrolados, o de cima de atum com avocado no molho tarê e o de baixo salmão com avocado. Devo-lhes dizer que tudo estava uma delícia. São combinações estranhas ao nosso ver assim de primeira, mas o avocado realmente vai bem com salmão e atum.
Quando tive chance puxei um papo com o sushiman, testando o quanto americanizado é o Sushiden e o quanto eles guardam as tradições japonesas. Perguntei, fingindo ingenuidade, se o chamado handroll do cardápio era o que eu conhecia por temaki. Ambos sushimans me olharam com surpresa e afirmaram que sim. Que bom! O Sushiden passou no teste, pois os americanos tem a terrível mania de acabar com tradições e usar os nomes dados por eles.
Para o meu segundo prato eu iria pedir um enrolado com “soft shell crab“, ou o sushi de casca mole, coisa que não tem no Brasil praticamente. Infelizmente eles estavam sem, então pedi um Dragon Roll, vejam a maravilha que é:
O Dragon Roll é um enrolado com recheio de enguia e com avocado na parte de cima, ainda é utilizado um molho tarê de cobertura que acompanha muitas ovas de massagô. O enrolado em si é uma delícia, a combinação funciona, é um pouco doce demais, afinal, a enguia é doce, assim como o arroz, o avocado e o molho.
Meus 2 pratos mais 1 coca-cola saíram por 38 usd! Vale a pena, se tiverem a chance de viajar ao exterior, seja para onde for, não percam a chance de provar a culinária japonesa do local e ver como as diferenças culturais refletem nos pratos!
Abs!
Gourmet San
Olá, sempre dou uma passadinha aqui no Gourmet Sam, para buscar informações, afinal seu site é completo em dicas dessa gastronomia e restaurantes, aproveito para parabeniza-lo. Me impressiona quantos restaurantes e Sushi bar conhece, será que já comeu outros tipos de pratos? tipo feijoada?brincadeira… rs. Eu me aventuro nessa area e os aprendizados são infinitos. Já li você citando, como fez agora e também ouvi em cursos o quanto cada país ou região faz adaptações nos pratos tipicamente japas. Eu pessoalmente acho incrível, pois gostos dos puristas e dessa linha fusion também. Gostaria se possível, que comentasse a respeito do Dragon Roll que você comeu e a diferença, do que eu conheci, que leva shari por fora coberto com Avocado, e recheado de avocado, camarão empanado e aspargo fresco, e assim o reproduzi com molho tarê, só não consigo identificar um molho laranja que vai por cima ( cor de cheeder) que acredito ser pimenta. Obrigada 😉
Oi Simone!
Obrigado por escrever uma mensagem tão completa =)
Realmente o Dragon Roll é bem gostoso, já vi algumas variações mesmo, o molho laranja, ótima pergunta, na minha opinião o molho com cor de cheddar é o que eles chamam de spicy mayo, nada mais do que maionese apimentada, misturada com tabasco ou algum outro molho apimentado. Tente!
Forte abraço e seja sempre bem vinda