Home / Preço / Acima de 150 reais / Shintori – uma experiência extravagante!

Shintori – uma experiência extravagante!

Gourmet San está se superando!

Como tenho dito, estou passando pelos principais nomes de comida japonesa da cidade de São Paulo, é o meu objetivo principal! O restaurante visitado desta vez foi o Shintori (ex-Suntory) localizado na Alameda Campinas, 600, Jardim Paulista São Paulo, tel (11) 3283-2455 (www.shintori.com.br), no bairro do Jardins, conhecidíssimo por servir pratos super clássicos diretamente em mesas em volta de chapas. Porém a minha visita a ala das chapas fica pra uma pròxima, fomos diretamente para o ambiente destinado ao sushibar!

Sim, vocês leram bem, o Shintori tem diversos ambientes, o terreno é simplesmente fantástico, deve ser o restaurante japonês com a estrutura mais diferente de São Paulo, além de contar com um estacionamento próprio bem grande e gratuito. Possui também um bar com música ao vivo, um ambiente salão exclusivo para sushibar, outro para as mesas com chapas e também as salas com tatames! Apavoram, né?

Pois bem, como disse, fomos para o espaço destinado ao sushibar, ambiente fino, talvez o restaurante japonês mais chique que já visitei  (sim, mais que o Kinoshita), decoração caprichada, serviço de garçons e maitre top. As garçonetes estavam vestidas com quimonos, o que deixa a experiência bem diferente do normal. Não deixam absolutamente nada a desejar, nota 10, tem até  mesa-suporte para as bebidas, assim elas não disputam espaço com a comida. E quem disse que você precisa se servir? Caso seu copo fique um pouco vazio, já te servem novamente! Antes que eu esqueça, uma das paredes do ambiente do sushibar é toda de vidro e dá diretamente para um jardim lindíssimo, demais!

Após um tempinho aplicados na difícil tarefa de escolher do grande menu, decidimos nossos pratos: um menu degustação que incluía peito de pato teriyaki, alguns sashimis, enrolados, nigiris, shimeji e outros pratos e mais um combinado de nigiris top de linha com 15 sushis. Cada prato custa aproximadamente 90 reais! Ah, também pedimos o couvert para apreciarmos o jantar sem pressa, sai por volta de 15 reais por pessoa.

Vamos lá, o couvert foi bem gostosinho e justo: salada super bem temperada, shumais crocantes e com bom recheio (parecido com os do guioza), croquetes de carne com legumes deliciosos e também um tamago dividido ao meio e vegetais cortados em tiras para serem beliscados junto a um molho de missô (um pouco salgado demais para mim). A única parte que não gostei foi os vegetais, mas isso é mais frescura minha do que qualquer outra coisa, pois quem estava comigo gostou demais, então aproveitem!

Shumais e bolinhos:

Vegetais e tamago:

Salada super bem temperada:

O Shintori tem uma qualidade excepcional: o controle de tempo para servir, tudo é super bem controlado, então um pouco depois que terminamos as entradas nos serviram os 2 pratos, o menu degustação e o combinado com 15 sushis!

Já aviso que tudo que pedimos foi para duas pessoas e foi bem suficiente, talvez desse para pedir uma entrada menor ou nem a pedir. Bom, o menu degustação veio com fatias de pato teriyaki simplesmente deliciosas. Nós, pessoas não super requintadas (hahaha), ou seja, que não estão acostumadas a comer pato por aí, nos surpreendemos. É simplesmente delicioso, o molho combina perfeitamente com o sabor e a textura do pato, comemos rapidinho tudo.

Este prato também incluía uramakis califórnia na parte de cima da foto abaixo. Todos restaurantes japoneses deveriam seguir essa mesma linha do Shintori, uramakis califórnia com avocado (abacate) e não pepino, tamago e não manga. Fica simplesmente sensacional tanto em sabor como em textura, nota 10!

Agora o único ponto fraco deste prato e do jantar como um todo, sendo bem sincero, bem fraquinho mesmo…a lula empanada! Estava morna, borrachuda e sem sabor. Sabe ficou até estranho, pois não combinou com o nível de todo resto, ficou totalmente díspare, sem sentido algum. Se fosse um teste cego e me dessem para provar essa lula como primeiro prato eu diria que era de um boteco dos piores. Shintori, de olho nesse prato!!

Os outros pratos que acompanhavam o menu degustação também estavam bons. O shimeji gostoso mas nada de diferente do que se encontra por aí, com um brocolis acompanhando! Vieram também mais 2 shumais, iguais aos da entrada, os 3 nigiris que mostrei na foto dos uramakis e também sashimis de atum e salmão que estavam corretos, peixe fresco, de qualidade. Para vocês terem uma noção do prato inteiro vejam abaixo:

Agora vamos para a outra parte do jantar, um super combinado de sushi, um combinado incrível de 15 sushis, sem repetição!

O mais incrível foi a variedade, como eu disse acima, servir 15 sushis sem repetir nenhum não é para qualquer restaurante o Shintori mandou muito mesmo. Os peixes estavam bem frescos e os sushis com o tamanho que eu julgo perfeito para se degustar! Não vou negar, nenhum dos sushis foi o melhor que já comi, porém estavam ótimos. O que impressionou também foram os gunkan de ovas, cinco, incluindo ikura (ovas de salmão) e uni (ovas de ouriço).

Pode ter certeza que é uma das sequências de sushi com melhor custo benefício de São Paulo, mas sem sombra de dúvida mesmo: 5 tipos de ovas, lula, serra, buri, salmão, atum, robalo, tainha, jow, polvo, camarão etc! Eu acho que eles poderiam até ter uma sequência um pouco mais chique, incluindo enguia, vieira e talvez um atum mais gordo. Se tem apenas uma crítica que eu poderia fazer é que as fatias de alguns peixes poderiam estar um pouquinho mais generosas, mas essa é apenas uma crítica construtiva.

O Shintori nos proporcionou uma experiência surpreendente e se posiciona como uma das melhores opções de restaurantes japoneses de São Paulo, confie no Gourmet San, vá sem medo. Mas saiba que não é um ambiente qualquer, não recomendo ir com amigos para bater papo ou conversar alto, é um lugar mais intimista, com conversa ao pé do ouvido, ou para jantar com a família. Também parece funcionar muito bem para um jantar de executivos. O preço, apesar de ser bem investido ao meu ver, pode ser um pouco salgado, por volta de 100 reais por pessoa, mas a qualidade, o serviço e o ambiente fazem valer a pena.

Sem dúvida nenhuma retornarei, além da comida e do ambiente serem ótimos a equipe de funcionários foi nota 10 conosco, desde as hostess, passando pela equipe de garçons e garçonetes e pelos sushimans.

Forte abraço

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*