Home / Bairros / Restaurante Ponkan Sushi & Arte – sushi contemporâneo em frente ao Mackenzie!

Restaurante Ponkan Sushi & Arte – sushi contemporâneo em frente ao Mackenzie!

Saudações amantes da culinária japonesa!

Sempre em busca de expandir os horizontes em todas direções e sobretudo regiões, Gourmet San visitou o primeiro restaurante do bairro Higienópolis, é o Ponkan Sushi & Arte, localizado na Rua Piauí, 217 , tel (11) 3211-7146 (www.ponkan.com.br/) o bairro é naquelas misturebas…um pouco de Higienópolis um pouco de Consolação…Centro…mas pra facilitar pra vocês: fica em frente ao Mackenzie!

Fomos numa sexta-feira a noite e para estacionar foi até que tranquilo, pois há muitas vagas na rua, mas vale lembrar que durante julho o movimento deve ser bem mais tranquilo devido as férias mesmo. Antes de falarmos do restaurante, da comida, do ambiente etc, este restaurante merece uma menção especial ao nome: Ponkan! Você já ouviu este nome, em algum lugar de sua memória…pois então, é o nome de uma mexerica a venda em muitos mercados e o nome, em japonês, significa Laranja de Mel!

A entrada do restaurante é bem típica de restaurantes japoneses tradicionais, portinha de madeira, mas logo que você entra vê que a proposta é outra! Um ambiente mais moderninho, com iluminação indireta, deixando as pessoas bem a vontade e não esquecendo do que sempre digo, o mais importante é enxergar a comida!

O Ponkan é mais famoso pelos temakis e pedidos a la carte, mas optamos pelo rodízio que é uma novidade no local! Ele está saindo por R$ 59,90! Fique tranquilo que no rodízio não tem limites para nenhum prato, então é só escolher do menu e pedir ao garçom!

O primeiro prato que pedimos foi o ceviche! Esse é um prato com inspiração peruana e que vem conquistando cada vez mais espaço! Eu particularmente adoro! O do Ponkan, além de muito bonito, estava gostoso também! Achei só que alguns peixes poderiam ter passado um pouco mais tempo “cozinhando” no limão, mas isso é um detalhe, o lance de colocar as ovas tricolor por cima foi bem legal, algo inédito pra mim, o sushiman mandou bem.

Além do ceviche, pedimos também como entrada fria o carpaccio! Carpaccio talvez seja o prato que mais muda de restaurante para restaurante. O do Ponkan vem com fatias de salmão e polvo temperadas! E quando digo “temperadas”, me refiro que são picantes! Eles colocam temperinhos como curry, pimenta e azeite! Vale super a pena pedir, mas atente-se pela picância, até acho que eles poderiam maneirar um pouco, apesar de isso variar de pessoa para pessoa.

Depois do ceviche e do carpaccio, chegaram os pratos quentes: shimeji, shitake, guioza de legumes e de carne de porco. Comenteram um erro apenas, não tínhamos pedidos guioza de legumes e sim harumaki de legumes, mas o garçom nos informou posteriormente que tinha acabado, então aparentemente eles substituíram por um guioza de legumes automaticamente! Vejam abaixo que cada prato veio em porções individuais bem razoáveis, acho que são de tamanho correto para um rodízio! A pior coisa são rodízios querendo entuxar entradas para você comer menos sushis e sashimis!

Os 2 guiozas vieram ótimos, foram feitos na hora e na chapa, nada de mergulhar no óleo, muito bom! O shimeji também estava gostoso, nada espetacular, mas é aquele shimeji que enquanto tem, você come, hahaha! Agora o shitake foi a grande surpresa…simplesmente delicioso! Nós todos ficamos na cabeça com shimeji…shimeji…shimeji…e esquecemos como outros cogumelos podem ser bons também. O Ponkan Sushi & Arte acertou na mosca, sinto saudades deste shitake até agora, é um pedido que não pode faltar quando você for lá…super macio, suculento e bem temperado!

Shitake do Restaurante Ponkan Sushi & Arte

Mas ainda não havia acabado, por sugestão da própria casa pedimos os croquetes especiais, sem saber o que esperar! O que veio foi uma maravilha: croquetes com salmão, kani e creamcheese, ou seja, praticamente um hot roll! Um prato inédito para o Gourmet San, o restaurante Ponkan acertou novamente nessa inovação, é algo para se anotar e fazer em casa! Gostoso demais, sem palavras, talvez ele pudesse vir um pouco menor apenas, mais estilo degustação.

Bom, finalmente terminamos as entradas, ufa! Mas realmente são diversas e muito boas, sobretudo os croquetes, o shitake e o ceviche! Mas agora ta na hora de mudar o foco e ir para o que mais interessa: combinado de sushi e sashimi! No cardápio do Ponkan Sushi & Arte há um combinado especial a la carte onde o sushiman capricha e faz suas invenções do dia! Porém parece que no rodízio eles capricham tanto quanto! Bom…não nos desapontamos:

Como vocês podem ver é bem variado e servido! Quando chegam pratos assim eu assumo que é difícil ficar tirando fotos antes de atacar, mas é minha função! Não sei se todos os combinados do Ponkan viriam tão caprichados assim, justamente porque nós pedimos para caprichar, mas acho q essa é a graça de lá, eles variam de acordo com o gosto do cliente!

Bom, nos serviram sashimis de atum, de salmão chamuscados e temperados com curry (diferente né?), jows de salmão chamuscado e creamcheese, mais alguns sushis especiais como camarão empanado com creamcheese, sanduichinho de camarão com salmão chamuscado e ainda um repeteco do ceviche, desta vez servido numa criativa cumbuca feita a partir de uma laranja! Veja abaixo o ceviche no copo de laranja e um outro sushi especial que falarei também.

Agora uma das maiores surpresas da noite…ta vendo esse sushizinho embaixo a esquerda na foto acima? Pois bem, o recheio é de salmão e ovas, e você tem a impressão de que essa folhinhas em volta são macias…mas não são! Elas são super crocantes, fininhas e contrastam bem com o recheio!

Além deste sushi de textura diferenciada, o combinado tinha outros sushis diferentes como eu disse anteriormente! Na  foto abaixo vocês veem um empanado de nigiri de camarão e com cobertura creamcheese misturado com molho tarê! É gostosinho, mas não segue a linha de comida japonesa que eu aprecio, mas é o que está em voga nos restaurantes criativos de São Paulo e tenho certeza que a maioria deve gostar!

Ainda na foto vocês veem o sashimi de salmão chamuscado com curry, é bem peculiar e deixa o sashimi com uma cor e sabores únicos! Os 2 jows especiais com shimeji, tarê e gergelim que vocês também podem ver achei bons, mas nada demais, seguem a mesma linha do nigiri de camarão empanado, talvez um pouco doce demais, afinal é creamcheese, tarê e salmão chamuscado, tudo indo a uma mesma direção de sabores.

Não está dando pra ver muito bem na foto, mas ao fundo do prato estão o sanduichinho de salmão e camarão junto com os enroladinhos de camarão empanado e salmão que falei. O primeiro segue a linha dos dois sushis que falei acima, gostoso porém meio doce, então acredito que o mesmo combinado possa vir com apenas um deles, para não ficar muito pesado e parecido. O segundo, o enroladinho, era um camarãozinho empanado envolto em salmão, gostoso e mais leve.

Para finalizar pedimos mais alguns sashimis de polvo e salmão e perguntamos se não havia alguma iguaria disponível! Para minha surpresa foi servido o prato abaixo:

Claro que a surpresa não foi com o polvo, nem com o salmão…foi sim é com o minipolvo! Uma iguaria deliciosa e que o Gourmet San ama muito, ao meu ver é como um galeto em relação ao frango, é um polvinho com sabor de polvo só que muito mais acentuado, muito mais!! Eu recomendo a todos!

Chamo atenção também para a grossura do sashimi de salmão, tanto do primeiro combinando, onde ele veio chamuscado, como neste último prato. Claro que dá pra ver a boa vontade em servir assim, sem dúvida, mas o ideal é achar um meio termo justamente para a pessoa que pede rodizio consiga saborear mais coisas.

Bom, essas foram as considerações do Gourmet San sobre Restaurante Ponkan Sushi & Arte, é um lugar moderno, com sushi contemporâneo de boa qualidade e um preço ok! Pelo o que eles servem o preço é bem justo, sobre tudo pelos pratos quentes e a variedade do combinado de sushi. Afinal, por um preço semelhante, o Aoyama não serve nem ovas e nem polvo, por isso achei o Ponkan uma boa pedida para você que mora na região e quer sair a noite com os amigos para comer um sushi de boa, degustar coisas novas sem ir muito longe.que tem o mesmo preço mas é sempre cheio demais.

Retornaremos para avaliar os temakis que vimos que eram gigantescos como os da Temakeria e Cia! E já digo de ante mão que talvez eles tenham que pensar algo especial para os mackenzistas, afinal o público ali deve ser forte!

Abs

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*