Home / Curiosidades sobre sushi / Prefere vinho a sakê? Veja qual melhor escolha para o sushi!

Prefere vinho a sakê? Veja qual melhor escolha para o sushi!

Olá seguidores do Gourmet San!

Hoje trazemos um post diferente, falaremos de vinhos para sushi! Ok calma não me batam, eu sei que a bebida tradicional da gastronomia japonesa é o sakê, mas ele merece um trabalho de pesquisa e um post mais elaborado.

Porém o vinho é muito mais comum na cultura brasileira, então o Gourmet San traz a vocês informações diretas de www.escrivinhos.com, blog de Fabiana Gonçalves Mignot. Para acessar o post completo sobre vinhos e sushi, inclusive com indicação de nomes de vinhos, basta clicar diretamente no nome dela.

Para não enrolar mais vocês, abaixo segue um pequeno texto retirado do mesmo blog que estamos falando:

“Afinal, algum vinho combina com japonesa?

Os vinhos brancos, espumantes e os rosés são os mais indicados para acompanhar esse tipo de comida. Deve preferir-se os brancos mais jovens, pouco encorpados. Em minha opinião, existem dois vilões japoneses que podem “fulminar” um vinho: o molho shoyu e o wasabi. Tentando harmonizar sem a presença desses acompanhamentos ou usando bem pouco deles, o resultado pode ser satisfatório.” 

           Fabiana Gonçalves Mignot (1 de agosto de 2008)

Interessante não? Sobretudo o comentário sobre o shoyo e o wassabi. Esses são dois pontos em que muitas pessoas exageram. Eu sou a favor de conhecer e seguir as tradições, mas não sou contra quem quer rompê-las e comer do seu jeito.

Shoyo: o correto é usar pouco, o suficiente para apenas tocar de leve o sushi, nada de deixar ele imerso ou no cado do nigiri, molhar o arroz!! Depois o sushi se despedaça e reclamam do pobre sushiman

Wassabi: deve-se colocar o suficiente em cada pedaço de sushi. Ok, eu sei que isso dá um trabalho incrível mas se você pensar que “tradicionalmente” sushi é para comer em pequena quantidade, já faz sentido, certo?

O Gourmet San fica por aqui,

Espero que tenham apreciado essas informações sobre sushi e vinhos!

Abs

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*