Olá seguidores do Gourmet San!
Hoje trazemos um post diferente, falaremos de vinhos para sushi! Ok calma não me batam, eu sei que a bebida tradicional da gastronomia japonesa é o sakê, mas ele merece um trabalho de pesquisa e um post mais elaborado.
Porém o vinho é muito mais comum na cultura brasileira, então o Gourmet San traz a vocês informações diretas de www.escrivinhos.com, blog de Fabiana Gonçalves Mignot. Para acessar o post completo sobre vinhos e sushi, inclusive com indicação de nomes de vinhos, basta clicar diretamente no nome dela.
Para não enrolar mais vocês, abaixo segue um pequeno texto retirado do mesmo blog que estamos falando:
“Afinal, algum vinho combina com japonesa?
Os vinhos brancos, espumantes e os rosés são os mais indicados para acompanhar esse tipo de comida. Deve preferir-se os brancos mais jovens, pouco encorpados. Em minha opinião, existem dois vilões japoneses que podem “fulminar” um vinho: o molho shoyu e o wasabi. Tentando harmonizar sem a presença desses acompanhamentos ou usando bem pouco deles, o resultado pode ser satisfatório.”
Fabiana Gonçalves Mignot (1 de agosto de 2008)
Interessante não? Sobretudo o comentário sobre o shoyo e o wassabi. Esses são dois pontos em que muitas pessoas exageram. Eu sou a favor de conhecer e seguir as tradições, mas não sou contra quem quer rompê-las e comer do seu jeito.
Shoyo: o correto é usar pouco, o suficiente para apenas tocar de leve o sushi, nada de deixar ele imerso ou no cado do nigiri, molhar o arroz!! Depois o sushi se despedaça e reclamam do pobre sushiman
Wassabi: deve-se colocar o suficiente em cada pedaço de sushi. Ok, eu sei que isso dá um trabalho incrível mas se você pensar que “tradicionalmente” sushi é para comer em pequena quantidade, já faz sentido, certo?
O Gourmet San fica por aqui,
Espero que tenham apreciado essas informações sobre sushi e vinhos!
Abs