Home / Curiosidades sobre sushi / Onde afiar faca japonesa para sashimi? Mestre Mukotaka!

Onde afiar faca japonesa para sashimi? Mestre Mukotaka!

Olá a todos!

Hoje o Gourmet San traz um post que sem dúvida ajudará muitas pessoas que gostam de cozinhar e fazer uma comida japonesa de forma despretensiosa! Onde afiar sua faca japonesa para sushi e sashimi! 

Quem acompanha o blog sabe que há um post aqui sobre “como afiar faca japonesa para sashimi”  que no final o próprio Gourmet San diz que a melhor alternativa é levar a faca a amoladores profissionais de facas japonesas. Pois bem, foi justamente isso que o Gourmet San fez!

O local escolhido para afiar minha faca japonesa de sashimi foi o Mukotaka, localizado no bairro da Liberdade, Rua Thomaz Gonzaga, 20 – sala 5 e 6, telefone 11 3209-2601. Gourmet San recebeu a indicação de um sushiman conhecido, que leva suas facas há muito tempo ao Mukotaka para amolação e me disse que era de confiança!

Atenção, a tarefa mais difícil será chegar ao Mukotaka, não devido a sua localização, pois fica super perto da estação de metrô da Liberdade, mas pela quantidade de restaurantes japoneses que você encontrará no caminho, só na Thomaz Gonzaga serão por volta de 10!! Sim, 10 restaurantes japoneses numa única quadra. Pois é…e você indo aí no mesmo rodízio de sushi há 5 anos…poxa tudo bem, não precisa largar o seu favorito, mas abra seus horizontes e visite outras opções!

O Doutor dos Alicates, o Senhor Sussumi Mukotaka, trabalha neste ramo de afiação desde 1963, aproximadamente 50 anos! Seu filho, Hélio Mukotaka, há 15 anos abraçou a profissão também e, além de amolar/afiar sua faca, eles também dão cursos de afiação! Para mais informações acesse www.cursodeafiacao.com.br.

Vejam algumas fotos abaixo:

Dr. dos Alicates - Mestre Sussumi Mukotaka

Bom, no final das contas o serviço oferecido pelo Mukotaka foi sensacional! Minha faca de sashimi ficou pronta em dois dias! A responsável pela atendimento, Raquel, passou inclusive detalhes e curiosidades sobre o processo de afiação, assim como o Hélio Mukotaka. O valor ficou em 40 reais, pode parecer meio caro né? Mas não é! Para quem não utiliza sua faca de forma profissional e diária, pode esperar que essa afiação durará por anos!

Infelizmente não tenho nenhuma imagem ou vídeo da minha faca porém a testei cortando folhas de papel e o resultado foi bem parecido com o deste vídeo! Fantástico! Como disse o Hélio Mukotaka a mim: “cuidado heim! ela ta bem afiada!”

Gourmet San sem dúvida retornará ao Mukotaka!

Abs

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.