Home / Bairros / Praça da Árvore / Lamen Açu: Lamen Com Um Toque Amazônico?

Lamen Açu: Lamen Com Um Toque Amazônico?

Casa de Lamen Tradicional da Praça da Árvore

Aqui é o Marcelo Asamura da loja Konbini Produtos Orientais , visitei o Lamen Açu a convite do Willian Sesaki que é um amigo das antigas.

A casa de Lamen dele é uma das pioneiras na cidade de São Paulo e sem dúvida, o Lamen pioneiro na região da Praça da Árvore em São Paulo, próximo à região da Saúde que concentra muitos descendentes de japoneses de SP.

Eu visitei a casa de Lamen faz uns 2 anos atrás bem na época de inauguração da casa, a casa é bem clean, bem limpa e organizada.
Não sou só eu que estou falando isso, a maioria das avaliações do estabelecimento ressalta este diferencial.
Na época, a casa já ficava lotada, pois Lamen é um prato bem servido, saudável e com ótimo custo/benefício e na região, não havia nenhuma outra “Lamen House“.

Conversando com Willian, ele me contou que passou um tempo no Japão estagiando numa Casa de Lamen para aprender mais sobre como preparar este delicioso prato japonês.
Isso é um grande diferencial, pois ele pode aprender os processos, os sabores e temperos de cada caldo da casa.

Fusão com a Culinária Amazônica

O conceito do Lamen Açu está na fusão da culinária japonesa com a culinária amazônica. Pois é, isso mesmo, uma fusão que resulta num prato totalmente diferente.

É o caso do Amazon Lamen que faz essa fusão, esse Lamen contém os seguintes ingredientes: moyashi, negui (cebolinha), hakusai (acelga), ovo, camarão, naruto (massa de peixe), nori, kikurague (cogumelo orelha de pau), Jambu, caldo de frango com Tucupi.

Para quem gosta de novidade, esse Lamen é exclusivo da casa.

Cardápio para todos os Gostos (inclusive Veganos)

Para os mais tradicionais, a casa conta com o Shio Lamen, Shoyu Lamen e Missô Lamen como a maioria das casa, mas também alguns novos Lamens:
Mabo Nasu Lamen (berinjela com carne moída), Karê Lamen (Lamen com Curry Japonês), Lamen Vegano (receita exclusiva da casa) e Hiyashi Ja Ja Men (Lamen frio sem caldo).

Opções de Lamens para todos os gostos, além de diversas entradas como o Tradicional Guioza, o Nasu Dengaku (berinjela japonesa com jambu ou farofa de castanha do pará), Dadinhos de Tapioca, Filé Vegano e Costelinha de Tambaqui.

Também oferece outros pratos como os Donburis (tigelas com arroz e vários acompanhamentos por cima): Mabo Tofu Don (tofu apimentado com carne moída), Katsu Donburi (lombo à milanesa), Shimeji Don (com opção vegana), Katsu Karê (lombo à milanesa + Curry japonês), Parmekatsu Don (filé à parmegiana com molho oriental), Maniçoba Don (folha da maniva, carne bovina, costela, paio, charque, pimenta e farinha de mandioca).

Na inauguração, eu pedi o Mabo Nasu Lamen, segue foto abaixo:

Uma opção muito bacana para quem gosta de berinjela no estilo japonês. Eu particularmente aprecio muito uma boa berinjela ao estilo japonês (Nasubi).

Nesta última visita, eu pedi um Shoyu Lamen que também estava bem saboroso, Lamen que não é enjoativo e saboroso.
Entre os 3 tipos de Lamen mais populares: Shio, Shoyu e Missô, costumo pedir mais o shoyu que costuma ser o mais equilibrado.
O Shio tem um caldo menos intenso, o shoyu costuma ser equilibrado e o missô costuma ser mais forte, mas um pouco enjoativo em alguns casos.
Se você nunca pediu Lamen na vida, fica essa dica, comece pelo Shoyu Lamen.
Se preferir um sabor mais suave, experimente o Shio Lamen (caldo da casa), mas se quer um caldo mais forte e rico, experimente o Missô Lamen.

Abaixo, segue uma entrevista com o próprio Willian Sesaki do Lamen Açu com o Hiro Ozono, nosso parceiro do Sushibilidade.
Obs: eu estou gravando a entrevista, por isso que não apareço no vídeo.

Preparamos o primeiro Curso de Lamen Online chamado Lamen Gourmet com o Chef Willian ensinando 05 tipos de Lamen: Shio Lamen, Shoyu Lamen, Missô Lamen, Tantan Men e o Tsukemen (lamen que está na moda). Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre os 05 Elementos Principais de um bom Lamen:

Lamen Açu

Aonde fica:

Rua Guaraú, 120.
Metrô Praça da Árvore.
Tel.: (11) 5589-9124

Atendimento:

Aberto:
Segunda a Quinta das 11:00 às 14:30 e das 18:00 às 21:30.
Sexta e Sábado das 11:00 às 14:30 e das 18:00 às 22:00.

Fechado: Domingo e Feriados

Acompanhe o Lamen Açu pelo Instagram: https://www.instagram.com/lamenacu/

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Marcelo Asamura

Empreendedor digital, fundador da loja virtual Konbini de Produtos Orientais, entusiasta da culinária japonesa e asiática. Co-fundador da FoodWeb (Produtora de Cursos Digitais para Gastronomia e Food Service). Especialista em Saquês pela ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers - SP), discípulo do Sake Samurai Alexandre Iida e apreciador de Izaka-yas (botecos japoneses).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*