Home / Curiosidades sobre sushi / Jantar japonês romântico em casa! Veja as dicas!

Jantar japonês romântico em casa! Veja as dicas!

Olá a todos!

Hoje mais um post especial do Gourmet San! Abaixo você verá informações e passos para você fazer um jantar japonês romântico, para impressionar seu par!

Desta vez o Gourmet San não é o responsável direto pelas idéias, apenas pelos comentários, hahaha. A fonte original é o canal on line da Revista ESTILO, da Editora Abril.  Eles publicaram uma reportagem bem legal sobre este assunto, com dicas e fotos. As sugestões vem do chef Billy Tatsushi, do Restaurante Shaya, localizado na R. Amauri, 282, B, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, telefone (11) 3079-5020. 

Então vamos dar uma olhada nas dicas passadas pela reportagem? Você verá que nem todas são tãããão legais assim de se seguir, veja as análises do Gourmet San!

Cerâmica Oriental: 

Indicaram cerâmicas japonesas a base de melamina, que nada mais é do que plástico. Acho que não precisavam ter utilizado a palavra cerâmica já que não são mesmo.

Caso você queira comprar pratinhos japoneses para servir, o que realmente é bem legal para um jantar temático, vá ao bairro da Liberdade, você encontrará diversas lojinhas na Rua Galvão Bueno! O próprio Gourmet San possui pratinhos e barquinhos para servir sushi.

Se o seu interesse por pratos japoneses for além, você também encontrará cerâmicas originais mas por um preço bem mais elevado!

Um prato japonês realmente ajudará na beleza na hora de servir, porém a culinária japonesa vai muito além disso, lembre-se de comprar enfeites comestíveis (nabo ralado, alface, pepino…) e de posicionar bem a comida na hora de servir.

A mesa:

A reportagem segue dicas do ateliê Shugo Izumi e da Dona Coisa: “se sua mesa tiver o tampo claro ou de vidro, escolha um serviço de cerâmica de tons fechados. Se ela for escura, invista em pratos de cor clara. Castiçais com vela são fundamentais para criar uma atmosfera romântica.”  Shugo Izumi Dona Coisa.

Gourmet San não concorda totalmente com isso…acho que castiçais chegam a ser um exagero, velas daquelas pequeninas, ok! Não se preocupe em servir numa mesa alta, lembre-se da tradição japonesa do tatame e faça o jantar algo mais solto, use uma mesinha de sala para ambos sentarem num tapete e comerem de forma mais largada, muito mais gostoso!

Drinque Gelado:

A reportagem dá como sugestão: “minichampanhes como as da Chandon , encontrados na Andréa Araújo ou na Hogar. Tudo isso dentro de um balde de gelo.” Me desculpem, mas aqui há muita empolgação! Caso você se interesse por parear vinho com sushi, veja o post do Gourmet San sobre pareação de sushi e vinho (clique aqui). Caso contrário, escolha algo que ambos gostem de beber ou sirva o tradicional sakê, naqueles copos quadradinhos. Isso sim tornaria o jantar bem temático!

Arranjo Zen:

“Compre ramos de orquídea branca. Descarte a haste e prenda as flores com pedaços de arame em galhos secos previamente pintados de branco…”

Olha só, sem dúvida quem escreveu isso não estava muito focado no assunto central: romantismo e comida. Vamos lá…primeiro, se um homem tentasse fazer isso para uma mulher, ele sem dúvida erraria em vários aspectos ou ele nem tentaria. Caso a mulher fosse fazer isso para o homem, ela corre o sério risco de ele nem perceber o arranjo que ela fez e achar que aquilo sempre esteve lá, decepcionando-a!

Mangá à Mesa:

Meuuuu Deusss!! O que eles estavam pensando com essa colocar bonequinhos japoneses que são enfeites de celular no planejamento de um jantar japonês a dois?? Isso é um jantar infantil? A não ser que ambos sejam fanáticos por mangá e por esses bonequinhos, desista dessa idéia!

por Antonio Rodrigues

Sem Sushi:

A reportagem realmente me surpreendeu neste ponto…imagine só…você chama alguém para um jantar japonês e quando a pessoa chega você não serve nem sushi ou sashimi…Sim! É isso que eles dizem!

Mas o chefe Billy Tatsushi, sushiman e chef do Shaya, selecionou alguns pratos de fácil execução que também utilizam peixe cru, veja aqui.

O chefe dá um outro motivo para a mulher deixar os sushis de lado: “De acordo com a tradição nipônica, eles são preparados por homens, pois as mulheres costumam transpirar mais nas mãos”. Aff que absurdo né? Que preconceito! Calma, calma, o Gourmet San conhece bem essa tradição, porém já foi provado que isso é besteira. Ok, claro que no nível do sushi do Jiro Ono talvez isso faça alguma diferença, mas não para nós, pobres mortais na arte do sushi.

O Gourmet San te dá uma boa dica, passe num bom restaurante japonês e pegue um belo combinado para viagem ou peça delivery! Essa é uma ótima opção! Além dos sushis serem bons, a cozinha ficará limpa e você, homem ou mulher, não ficará com nenhum cheiro de peixe! Pois é, eu sei que quem não faz comida japonesa não sabe, mas quando você mexe com peixe o cheiro impregna bem viu…!

Combinado do Meu Sushi delivery

Contagem Regressiva

Neste ponto a reportagem meio que faz um checklist para você não esquecer de nada, algumas coisas bem óbvias como: combinar com a outra pessoa, arrumar a mesa, preparar a comida, fazer a sobremesa e o drinque. Ok, muito legal tudo que eles falam, porém quem cozinha sabe: cozinhar cansa. E aí? Será que depois de fazer tudo isso você terá pique para bater papo e namorar? Acho que o que você mais irá querer é sua boa cama e travesseiro!

Porém se você seguir a dica de pedir um combinado de comida japonesa para viagem você estará mandando bem e ainda terá energia de sobra!

Outro ponto que a reportagem peca é simplesmente dizer: “encomende o robalo”. Ok, agora você, leigo em comida japonesa, me responda: como você vai fazer isso? Pedir pro Pão de Açúcar? Pro seu açougue de confiança…? Para comprar um peixe realmente fresco e de boa qualidade o ideal é ir ao CEAGESP ou Mercadão. E outro ponto,  lá eles só vendem o peixe inteiro. O que voce fará com 6 kg de robalo?

A análise do Gourmet San sobre a reportagem da Revista Estilo acaba aqui! A idéia deles de ajudar a fazer um jantar japonês romântico é ótima e vale a pena ser seguida, fiquem atentos apenas aos  deslizes e exageros. Juntando a sequências deles com as dicas do Gourmet San você tem tudo para ter uma noite de sucesso!

Abs

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*