Home / Curiosidades sobre sushi / Iguarias japonesas: algumas delas, onde comê-las e comprá-las (enguia, água viva, filhote de polvo etc)
Sushi baterá de anagô do Itidai

Iguarias japonesas: algumas delas, onde comê-las e comprá-las (enguia, água viva, filhote de polvo etc)

Olá!

Todos vocês sem dúvida conhecem os pratos famosos da culinária japonesa, como o sushi, sashimi, temaki etc. Mas também sabem que há um lado exótico! Bom, hoje Gourmet San falará um pouco sobre alguns alimentos exóticos da culinária japonesa! Não tratarei de nenhum tipo de ovas, afinal elas já foram discutidas no post  “Onde comprar ovas e quais são seus diferentes tipos e preços!“. Tentarei abordar as outras iguarias que existem por aí e que, sem dúvida nenhuma, você precisa conhecer!

Já digo logo de início que a maioria delas não possui uma aparência convidativa! Possuem formatos, cores e consistências diferentes! Porém, como já foi dito, sem dúvida valem a experiência! Atenção! Não trataremos aqui de alimentos bizarros japoneses, como coisas vivas, sanguinolentas ou nojentas demais! Tudo abaixo está dentro do aceitável dentro de nossa cultura!

Enguia:

Primeiro alimento que apresentarei e é o meu favorito! A enguia não é considerada exótica no Japão pois é muito abundante, mas aqui no Brasil ele é sim! Há duas possibilidades mais famosas, a unagui e a anago (de água doce e salgada respectivamente). A mais servida é a enguia de água doce, a unagui! Ela vem direto do Japão pré-pronta, basta aquecer, fatiar e temperar com o molho especial, que às vezes até vem junto, chamado kabayaki!

Sushi baterá de anagô do Itidai

 

Nigiri sushi de enguia unagui do Tanuki

A melhor maneira de servir é em forma de enrolados, os uramakis, e em nigiris ou bateras, sushis prensados! Você que nunca provou, não sabe o que está perdendo, é uma explosão de sabor! Comeria infinitos sushis de enguia! Você encontra enguia apenas em restaurantes mais caros, tradicionais e com serviço a la carte! Já comprei algumas vezes no CEASA, nas feirinhas de varejo e em lojas e mini mercados especializados em comida japonesa. Já digo…é caro! Mais ou menos de 120 a 150 reais o kilo, mas o pedaço de enguia que vem custa mais ou menos 30 reais, vale a pena se você for complementar um jantar japonês em casa!

Nigiri sushi de enguia unagui do Aizomê

Uramaki de enguia unagui com atum do Original Shundi

Filhote de polvo, ou o mini polvo:

Ele vem do japão em compotas para continuar preservado e poder ser servido sem problemas quanto sua qualidade! Existe muita crítica por trás deste prato pois como o próprio nome diz, são os filhotes de polvo, ou seja, animais que nem tiveram a chance de crescer e se reproduzir! Porém…ahhh o sabor é delicioso! Sim sabe como a carne do galeto é melhor do que a do frango? Então, da mesma forma o mini polvo parece a carne do polvo mas melhorada! Ele geralmente é servido sozinho em unidades ou em sushi estilo gunkan.

Nigiri sushi filhote de polvo do Tori

Logo de cara você talvez não tenha muita coragem de comê-los, pois a aparência não ajuda muito, mas não sinta medo, vá em frente, vale a pena! Para comprar não é fácil, procure alguma importadora e quando souber, avise o Gourmet San para eu adquirir alguns para consumo próprio!

Filhote de polvo do Original Shundi

Filhotes de enguia:

Como o próprio nome diz, são os filhotinhos recém nascidos das enguias! Nem me pergunte, é buzarrice sim, coisa da cultura japonesa! Eles te, textura bem crocante e cor rosada. possuem sabor delicado e doce! São servidos geralmente em sushis de estilo gunkan! Também são importados, infelizmente não termos enguia aqui no Brasil…uma pena mesmo, seria muito enriquecedor para nossa cultura gastronômica!

Gunkan sushi de filhote de enguia do Sushi Tori

Água viva:

Da mesma forma que os outros acima, ele também vem em conserva do Japão! Com cor bem vermilhinha, sabor extremamente adociado e textura mais resistente que os outros, a água viva talvez seja a que eu menos gostei de todo que já experimentei. Porém fica dica! Se te servirem, experimente, definitivamente vale a pena!

Sushi de água viva do Sushi Tori

 

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*