Home / Curiosidades sobre sushi / Homer Simpson e o baiacú (fugu fish)
Baiacú ou fugu

Homer Simpson e o baiacú (fugu fish)

Olá a todos!

Tenho certeza que dentre os fãs de comida japonesa, muito gostam também do famoso desenho Simpsons! Dentro de suas mais de 20 temporadas,  logo na segunda, eles fizeram um episódio sobre comida japonesa e em especial sobre o venenoso peixe baiacú, conhecido internacionalmente como fugu!

Desenho engraçadinho do peixe fugu no episódio dos Simpsons

Neste capítulo Homer leva sua família para um sushi bar novo chamado “The Happy Sumo”, algo como o “Sumo Feliz”, nome muito legal, não? No começo Homer estava receoso com sushi, porém rapidinho tomou gosto, assim como a maioria das pessoas!

Homer comendo sushi

Depois de experimentar a maioria dos ítens do menu, Homer glutão pede o peixe Fugu! O Sushi Chefe Mestre não está, então o aprendiz arrisca preparar e cortar o peixe por conta própria, tentando fazer com que nenhum veneno se espalhe! Homer come o peixe mesmo alertado! O Sushi Chefe Mestre retorna e diz acreditar que o peixe não foi cortado da maneira correta e que talvez as partes venenosas do peixe tenham intoxicado as comestíveis e portanto Homer pode estar envenenado e morrerá em breve!

Aprendiz tentando cortar o fugu corretamente

Homer e Marge vão ao hospital e são avisados de que realmente é muito provável que Homer morra em menos de 1 dia! A noite, com Marge a seu lado, ele decide não contar para as crianças a má notícia e aproveita para fazer uma lista de coisas para fazer antes de morrer. O episódio é muito legal e mostra o lado carinhoso de Homer com a família após ele saber de seu provável destino fatal, vale a pena conferir! Achei um link com o episódio inteiro, porém é em inglês: link do episódio.

Agora, vamos falar um pouco deste perigoso peixe!

O fugu é um peixe que possui partes extremamente venenosas, sobretudo o fígado, ovários e a pele! O veneno encontrado é o tetrodotoxina, aproximadamente 1200 vezes mais mortal que o cianureto. Em geral, essa toxina se concentra apenas no fígado animal;  porém  pode se espalhar para a carne e para a pele caso ele sofra um ataque de animais que não se intimidaram com sua estratégia de encher o estômago de ar.

Baiacú ou fugu

No Japão o consumo do baiacú (fugu) ocorre normalmente, o preço de uma refeição pode ser alto e somente chefs com licenças especiais podem preparar o peixe! Além disso, cerca de 30 pessoas por ano morrem no Japão devido ao consumo de carne de fugu mal preparada e o imperador japonês, inclusive, é proibido de comê-lo!

Um prato de fugu custa de 20 até 200 dólares! Isso varia desde sashimis até o uso do peixe todo! Existe até uma faca especial para cortar o peixe, chamada fugu hiki e geralmente é guardada em separado das outras! As formas mais comuns de servir o fugu são:

Fugu Sashimi (sashimi de baiacú)

Fugu frito (baiacú empanado e frito)

Fugu cozido (baiacú cozido)

Ovas de fugu grelhadas

Depois de todas essas informações, eu te pergunto, Homer Simpson comeu e você, toparia?

Abs

Gourmet San

Fonte: Wikipedia

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

One comment

  1. Olá Gourmet San.

    Sobre o baiacú, eu já tive o prazer de saborear o sashimi durante uma pescaria em alto mar e o mesmo peixe frito (também em pescarias).
    É muito saboroso e realmente existe uma “manhã” para limpá-lo. Eu até aprendi, mas não me arrisco, pois, de acordo com os marinheiros que prepararam as iguarias, é preciso tomar muito cuidado em cortar a pele e cabeça da forma correta para que ao ser puxada leve tb todas as víceras.
    Mas é muito bom mesmo e se tiver outra oportunidade comerei sempre.

    Abraços

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*