Home / Receitas / Faça comida japonesa sem curso – como fazer os nigiris (nigirisushi) – com vídeo!

Faça comida japonesa sem curso – como fazer os nigiris (nigirisushi) – com vídeo!

Olá a todos,

O Gourmet San quer ajudar vocês a fazer comida japonesa em casa sem a necessidade de fazer cursos! A tarefa não será fácil, porém é totalmente possível, não se desespere! Siga atento a sequência de posts e não desista após a primeira vez, você evoluirá muito com as seguintes tentativas! O próprio Gourmet San aprendeu a fazer sozinho e hoje de tempos em tempos faz com seus amigos e familiares, todos gostam muito!

Já existem alguns posts aqui dentro do blog do Gourmet San que complementarão cada passo, facilitando a leitura e aprendizado de vocês! Vamos montar uma refeição com guioza, harumaki (rolinho primavera), sushis, sashimis, uramakis, hossomakis, hot roll e pratos especiais!

O primeiro post da sequência de “como fazer comida japonesa em casa sem curso” foi sobre os utensílios básicos para se ter na cozinha, o segundo ensinou como preparar o arroz para sushi corretamente, o terceiro foi sobre os sashimis e o quarto sobre as entradas guiozas e harumakis (rolinho primavera). Se você perdeu algum post, clique nos links e dê uma lida no material. 

Hoje falaremos dos clássico nigiris! No Japão esse tipo de sushi é o mais tradicional, grandes restaurantes servem sequências apenas de sushis deste tipo você pode perceber que o maior sushi chefe do mundo, Jiro Ono (veja o vídeo aqui), se foca quase que apenas neste tipo de sushi! Aqui no Brasil você encontra restaurantes com a mesma proposta, alguns exemplos: Jun Sakamoto, Hamatyo, Tanuki etc.

Bom, mãos a obra!

Como fazer nigiris (nigiri sushi):

Como dito acima, esses são os sushis mais tradicionais! Os nigiris! São aqueles com o arroz embaixo e a fatia do peixe em cima. Eles existem com os mais diversos tipos de coberturas sobre o arroz, alguns exemplos além dos peixes: enguia, tamago (ovo), vieira, polvo, moluscos etc.

Mas no seu almoço ou jantar japonês será difícil fugir do tradicionais salmão e atum! Não fique triste, aproveite para contar como os japoneses são fanáticos por atum e que existe uma grande variedade de qualidade desse peixe, e que o otoro do bluefin-tuna é uma iguaria das mais visadas!

Deixando de lado a falação…vou te contar primeiro como fazer os nigiris de salmão.

Para cortar o peixe, pegue o lado do filé que não foi utilizado para os sashimis. Divida na perpendicular em porções que tem a largura de 4 dedos seus, esse será o comprimento das fatias de peixe! Ficou difícil de imaginar? Eu entendo…

Clique aqui e vá ao vídeo no Youtube da foto abaixo, ele te mostrará como cortar, assim fica mais fácil seu aprendizado:

 

Para fazer o arroz, preste atenção no vídeo acima, faça um bolinho compridinho, não use muito, o que é um erro comum no começo, não é para ter um bolo de arroz com uma fatia minúscula de peixe por cima. Para montar o bolinho, o melhor é ver como os profissionais fazem mesmo e treinar, não tem jeito!

Agora vamos ver como você fazer os nigiris de atum. O nigiri de atum é mais desafiador de montar, sobretudo pelo corte do peixe. Você deve ter visto no vídeo acima que é difícil enxergar que parte do atum é aquela, correto? Mas existe a regra básica a se seguir, na dúvida, corte na perpendicular das fibras!

Não vou mentir, você vai sofrer um pouco mais para fazer nigiri de atum, mas tem mais uma pequena dica, se não encontrar as fibras (as vezes fica difícil de ver no atum) corte no tamanho adequado que você julgue para seu nigiri, vá melhorando e descobrindo qual a melhor maneira!

Para servir, tente sempre agrupar em duplas, fica mais bonito visualmente e eles são servidos assim na maioria dos restaurantes!

Achei um vídeo excelente de como fazer nigiris de uma maneira super profissional e tradicional, segue abaixo! Apesar dele ser em japonês, dá pra aprender muito só de ver:

 

Bom gente, os nigiri-sushi são uma arte, talvez a maior da culinária japonesa, aprenda a apreciá-los e transmita isso aos seus convidados, eles representam muito da tradicionalidade e das origens do sushi.

Abs

Gourmet San


 

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*