Home / Receitas / Faça comida japonesa sem curso – os makisushi (como enrolar os sushis)

Faça comida japonesa sem curso – os makisushi (como enrolar os sushis)

Olá a todos,

O Gourmet San quer ajudar vocês a fazer comida japonesa em casa sem a necessidade de fazer cursos! A tarefa não será fácil, porém é totalmente possível, não se desespere! Siga atento a sequência de posts e não desista após a primeira vez, você evoluirá muito com as seguintes tentativas! O próprio Gourmet San aprendeu a fazer sozinho e hoje de tempos em tempos faz com seus amigos e familiares, todos gostam muito!

Já existem alguns posts aqui dentro do blog do Gourmet San que complementarão cada passo, facilitando a leitura e aprendizado de vocês! Vamos montar uma refeição com guioza, harumaki (rolinho primavera), sushis, sashimis, uramakis, hossomakis, hot roll e pratos especiais!

O primeiro post da sequência de “como fazer comida japonesa em casa sem curso” foi sobre os utensílios básicos para se ter na cozinha, o segundo ensinou como preparar o arroz para sushi corretamente, o terceiro foi sobre os sashimis, o quarto sobre as entradas guiozas e harumakis (rolinho primavera) e o último sobre os clássicos nigiris. Se você perdeu algum post, clique nos links e dê uma lida no material. 

Hoje o assunto será o tipo de sushi mais servido nos restaurantes brasileiros de comida japonesa, os maki-sushi, traduzindo, os enrolados! Sim, maki significa enrolado em japonês, então todos os sushis enrolados são “maki“, os mais clássicos são os hossomakis, com alga por fora, e os uramakis, com arroz por fora. Apenas continuar com a linha de raciocínio, “ura” significa de dentro pra fora, por isso a denominação dos sushi com arroz para fora. Pois bem, prestem atenção abaixo nos passos a serem seguidos.

Hossomakis e uramakis (enrolados)

uramakis, com exceção do 1o, que é um acelgamaki

 

 

 

 

 

 

hossomakis

 

 

 

 

 

Preparativos:

Para fazer esses enrolados, vocês precisará da alga, chamada nori. Elas vem em pacotes de 10 ou 50 unidade, compre as de 10 que custam entre R$ 5,00 e R$ 10,00, caso não planeje fazer comida japonesa com muita frequência! Corte a alga do nori na metade. A folha não é quadrada, então o tamanho dos pedaços ficam diferentes! Isso influirá no tamanho do enrolado que você quer fazer, com mais ou menos arroz ou com mais ou menos recheio. It’s up to you!

Você precisará também da esteirinha de madeira para enrolar o sushi. Compre-a nas mesmas vendinhas japonesas ou supermercados!

Para fazer tanto os hossomakis (alga por fora) como os uramakis (arroz por fora), primeiro prepare os ingredientes que você colocará dentro do enrolado. O arroz já deverá estar pronto, os peixes você pode cortar em tiras, sempre as tente fazer no comprimento do enrolado, mas você também pode picar, como nos temakis, fazendo batido. Indo além, você pode colocar dentro o que bem quiser, como os clássicos pepino e kani, mas também pode inventar, colocando peixe empanado, salmão com abacate (estilo americano), camarão empanado, enguia, ovas etc!

Montando o enrolado:

  • Hossomakis

Coloque a folha de nori de comprido na sua frente, faça uma caminha de arroz deixando apenas uma pequena tira de comprido de 1 ou 1/2 dedo de altura na parte superior. Isso é necessário para fechar o enrolado posteriormente. Coloque o recheio no centro da área do arroz, cobrindo todo comprimento da alga.

  • Uramakis

Os recheios são os mesmos, porém para preencher é diferente. Dessa vez você preencherá toda superfície da alga com arroz, não coloque muito! Depois coloque o gergelim preto e branco torrados sobre o arroz (antes de colocá-los no arroz, aqueça os levemente numa panela até sentir um aroma saindo, fará toda diferença).

Após colocar o gergelim, vire a alga com o arroz pra baixo, ficando de frente para você o lado da alga. Coloque seus recheios no centro, de comprido, como no hossomaki.

Enrolando os sushis:

Na hora de enrolar, posicione seu sushi aberto sobre a esteira de forma que coincidam o início da alga com a esteira. Use o dedão para ir virando a esteira por baixo e os outros dedos para impedir os recheios de saírem do lugar deles. Após a primeira parte do enrolado encostar com o arroz, você verá que ainda sobrou um resto de alga com arroz, tudo bem, pressione com firmeza o que você já enrolou, para dar um formato ao enrolado e continue o processo de enrolar com a esteira. Depois de enrolado, pressione novamente o enrolado dentro da esteira por toda circunferências, retire o rolo e deixe o descansar.

Também é possível enrolar o sushi sem esteira, eu recomendo depois de um tempo treinar sem esse acessório, vale a pena! Além de ficar um pouco mais artesanal, não atrapalha em nada e você ainda fica livre de precisar desse utensílio!

Cortando os enrolados:

Para cortar não tem segredo, use a mesma faca do sashimi. Molhe a lâmina e corte na metade, depois na metade novamente cada pedaço, talvez você tenha de cortar mais uma vez. Geralmente 1 rolo dá 6 ou 8 enrolados. Fique com um pano úmido em mãos pois o arroz vai melecar um pouco sua faca e você precisará limpá-la constantemente para cortar o restante com firmeza, sem amassar o sushi.

Sirva em fileira de 2, em pares, assim fica mais bonito!

Como eu sei que fica difícil por em prática a leitura, sempre busco vídeos para vocês terem uma guia visual de o que fazer.Ninguém melhor para dar o exemplo a vocês do que o grande Chefe Morimoto! Confiram abaixo:

 

Apesa do Morimoto obviamente estar com pressa e sem paciência com a repórter, ele expõe detalhes importantes na hora de enrolar o sushi:

  • tenha sempre sua mão úmida através de uma cumbuca de água e vinagre
  • forme um bolinho de arroz do tamanho de um limão antes de colocar o arroz na alga
  • plastifique sua esteira de madeira para não grudar o arroz nela
Espero que o tenha ajudado vocês! Na primeira tentativa não sairá tão bonito, mas você melhorará rápido!
Abs
Gourmet San!

 

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

2 comments

  1. adoro comida japonesa ..

  2. Obrigada por compartilhar essa maravilha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*