Um dos maiores segredos do universo é como fazer um sushi delivery que preste.
Apesar de ter comido já mais de uma dezena de sushis-delivery, sou honesto, não teve ainda um que tenha sido excepcional e que tenha chegado perto de algum restaurante japonês bom mesmo, ou um balcão daqueles que dar gosto.
Esse obstáculo eu não consigo detalhar ou apontar um causador único. Pode ser o preço dos sushi-delivery, mais caros que a melhor das pizzas e o melhor dos hambúrgueres. Pode ser porque a maioria das embalagens de sushi não fazem o trabalho direito e sempre chega algo revirado e desmontado, o que é mais triste.
No fundo, a realidade é que a arte do sushi é muito complexa para um delivery. Um shari bom (arroz e sushi temperado) é difícil, a montagem dos sushis é trabalhosa, o tempero é desafiador, todo conceito que envolve o sushi não favorece o delivery.
Mas em São Paulo, basta abrir o Ifood que vocês vê pelo menos 10 opções de sushi-delivery e eu já experimentei a maioria, alguns se saem melhor que outros, é verdade, mas tem muito desastre.
Hoje vamos falar do Elite Sushi, um delivery de comida japonesa super novo. Quando abri o cardápio porém uma notícia boa/ruim. Vou explicar. Vi ali muitos sushis que eu já conhecia de outros sushis delivery, como o SushiChic e o Nayoro. Aliás, sushis que não foram inventados por nenhum deles, mas sim por outros.
Bom, me sentindo em casa, fiz uma seleção de sushis que me interessava. A entrega foi rápida e o preço era um pouco mais convidativos que os outros deliveries. Vejam minha seleção:
Como vocês podem ver, aí em cima tem hot roll, jow de salmão com ikura, sushi de vieira, sushi de camarão panado, uramaki de salmão trufado, e jow de ovo de codorna trufado.
Todos os sushis estavam ok, corretos, não estavam ruins, mas também não estavam bons. É uma ótima opção para quem quer começar a conhecer os sushis contemporâneos de São Paulo sem sair de casa e sem gastar muito.
Porém os mesmos sushis estavam aquém do real potencial dos ingredientes, por exemplo, a vieira precisa ser degustada geladinha e o jow de ovo de codorna, precisa explodir na sua boca.
Mas o delivery não permite isso, a vieira naturalmente perde (ou ganha?) sua temperatura e o ovo de codorna termina de cozinhar no caminho.
Resumindo, a intenção é muito válida, mas precisa de ajustes muito técnicos, que vão além de juntar ingredientes. O Elite Sushi está num caminho já trilhado por alguns sushi-delivery, mas é um caminho muito desafiador, será que vale a essa briga com o ingrediente ou escolher um caminho alternativo?
E vocês já pediram sushi do Elite Sushi? Me contem como foi!
Abraços
Gourmet San