Home / Curiosidades sobre sushi / Diferença entre os “peixes brancos” dos restaurantes japoneses

Diferença entre os “peixes brancos” dos restaurantes japoneses

Olá a todos!

Este post eu julgo muito importante! Vamos falar sobre a diferença dos peixes brancos ofertados nos restaurantes japoneses!

O Gourmet San nunca gostou muito dessa generalização de peixes fora o salmão e o atum! Afinal eles são muitos, com cores, sabores e texturas diferentes, são muitas características diferentes para chamar tudo de “peixe branco”.

Porém, como dito acima, a intenção deste post é justamente fazer com que vocês conheçam um pouco mais os diferentes peixes que os restaurantes servem, não são muitos, afinal não estamos no Japão, porém se você for a buffets como do Hideki ou Sushi Isao, irá se deparar com alguns desses abaixo e outros ainda!

Prego

É o peixe que mais encontramos em rodízios japoneses, não é a toa, é um dos peixes mais baratos do CEASA. É um peixe bem gorduroso e sabor forte.  Sua textura é mais consistente, dá para perceber que a cor é mais densa e quando você come ele não derrete na boca como outros! Muitas vezes é servido com fatias de limão, não tem como se enganar é o mais branco de todos.

 

 

 

 

 

 

Pargo

Peixe que necessita de um preparo especial: passar água quente sobre ele antes de fatiar. Isso faz com que ele cozinhe um pouco e ganhe mais sabor. É servido com pele, onde também se concentra o sabor. Geralmente acompanha algum molho a base de missô. A parte mais clara da carne não é transparente mas turva!

 

 

 

 

 

 

 

Olhete

Apesar de ser chamado de peixe branco, ele é bem rosa! Carne extremamente macia, é possível fazer sashimis mais gordos justamente por isso, parece um primo do atum no quesito gosto, porém mais suave.

Serra

Dos peixes brancos este é o mais escuro de todos! Geralmente há um acompanhamento verdinho em cima, também é servido com a pele, assim como o pargo!

 

Todos os próximos peixes são bem parecidos, com a maioria de sua carne branquinha quase transparente e com uma faixa vermelha! São utilizados em diversos rodízios, porém encontram-se mais em buffets e restaurantes com foco nos pratos a la carte!

 

Tainha

 

 

 

 

 

Robalo

 

Saint Peter

 

 

 

 

 

 

Tilápia

 

 

 

 

 

 

Espero que tenham gostado e usem o conhecimento, pois quanto mais você sabe de peixes mais você faz valer seu dinheiro quando o assunto é restaurantes japoneses! Por exemplo, se você for a um rodízio caro e te servirem peixe prego, faça cara feia e pergunte se não há outra opção!

Abs

Gourmet San

 

 

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.