Home / Curiosidades sobre sushi / Depoimento de um chefe sobre a americanização do sushi

Depoimento de um chefe sobre a americanização do sushi

Olá gente!

Navegando pela web em sites e blogs de comida japonesa, me deparei com um vídeo muito bom de um chefe japonês, o Kazunori Nozawa, que possui um legado de sushi nos EUA. O Chefe Nozawa, após alguns anos com um restaurante familiar aberto em Tóquio e  larga e profunda experiência no Japão, onde estudou como diversas provîncias japonesas trabalhavam de forma diferente com os pescados, foi para os EUA com uma missão: educar o americano e o nipo-americano a preparar e comer o sushi da maneira tradicional e correta.

Ele é identificado como um dos melhores chefes dos EUA, trabalhou como consultor em diversos restaurantes japoneses do país e por 25 anos em seu restaurante na cidade de Studio City, o Sushi Nozawa. Porém ele fechou as portas em março deste ano e abriu uma outra proposta mais abrangente, o SugarFish.

O vídeo infelizmente é inteiro em inglês, então quem não fala fluentemente terá alguma dificuldade em entender, porém vale a pena mesmo assim, dá pra compreender algumas partes!

A crítica principal é sobre o american way of eating sushi, ou seja, a americanização do sushi. É algo que acontece em todos lugares do mundo, cada lugar abraça uma diferente cultura e culinária com algumas características próprias! Mas é claro que manter a tradição japonesa é sempre possível, é o que o Chefe Nozawa preza, o Sushi Edo-style.

Em algumas partes ótimas do vídeo, ele critica os clientes que não respeitam o ambiente, falando sempre ao celular, também os que querem sushis com misturebas e os que acham que dinheiro compra qualquer coisa e dá privilégios.

Chefe Nozawa é um purista e preza pelo nigiri sushi, o tradicional, e sem dúvida acha que o cliente deve confiar nele e pedir o omakasê, ou seja confiar no chefe para servir o melhor do dia em sua concepção!

[vimeo id=”6035259″ width=”600″ height=”350″]

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*