Olá gente!
Navegando pela web em sites e blogs de comida japonesa, me deparei com um vídeo muito bom de um chefe japonês, o Kazunori Nozawa, que possui um legado de sushi nos EUA. O Chefe Nozawa, após alguns anos com um restaurante familiar aberto em Tóquio e larga e profunda experiência no Japão, onde estudou como diversas provîncias japonesas trabalhavam de forma diferente com os pescados, foi para os EUA com uma missão: educar o americano e o nipo-americano a preparar e comer o sushi da maneira tradicional e correta.
Ele é identificado como um dos melhores chefes dos EUA, trabalhou como consultor em diversos restaurantes japoneses do país e por 25 anos em seu restaurante na cidade de Studio City, o Sushi Nozawa. Porém ele fechou as portas em março deste ano e abriu uma outra proposta mais abrangente, o SugarFish.
O vídeo infelizmente é inteiro em inglês, então quem não fala fluentemente terá alguma dificuldade em entender, porém vale a pena mesmo assim, dá pra compreender algumas partes!
A crítica principal é sobre o american way of eating sushi, ou seja, a americanização do sushi. É algo que acontece em todos lugares do mundo, cada lugar abraça uma diferente cultura e culinária com algumas características próprias! Mas é claro que manter a tradição japonesa é sempre possível, é o que o Chefe Nozawa preza, o Sushi Edo-style.
Em algumas partes ótimas do vídeo, ele critica os clientes que não respeitam o ambiente, falando sempre ao celular, também os que querem sushis com misturebas e os que acham que dinheiro compra qualquer coisa e dá privilégios.
Chefe Nozawa é um purista e preza pelo nigiri sushi, o tradicional, e sem dúvida acha que o cliente deve confiar nele e pedir o omakasê, ou seja confiar no chefe para servir o melhor do dia em sua concepção!
[vimeo id=”6035259″ width=”600″ height=”350″]