Comercializado atum azul gigante de 750mil dólares! E veja onde comer atum gordo em São Paulo

Sim! Isso mesmo!

Hoje foi noticiado a pesca e comercialização de um atum azul, o famoso bluefin tuna, por aproximadamente 750 mil dólares. Isso ocorreu…onde mais? No Japão é claro, no famosíssimo mercado de peixe Tsukiji! O peixe de 269kg foi arrematado pelo Sr. Kiyoshi Kimura.

O Sr. Kimura disse que a intenção com o alto lance foi de ajudar o Japão no momento de reestruturação e de manter o peixe em terras japonesas. O preço por kilo desse atum é de 2700 dólares mais ou menos. Ou seja, imagina você ir ao mercado ou ao CEASA e falar pro responsável do balcão: “me dá 1kg desse atum por favor?” e ele responde, “ok senhor, são 5 mil reais, dinheiro ou cartão?”.

É galera…com atum o buraco é muito mais embaixo…ele é o peixe favorito do japonês e eles consomem demais mesmo!

Hoje a notícia saiu no globo.com com um equívoco bizarro!! Bizarro!!! Chamaram o honorável atum azul de atum vermelho…atum vermelho!?!?! Por favor né…vergonha!

link para a vergonha alheia: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/01/atum-de-269-quilos-e-vendido-por-us-739-mil-em-toquio.html

Para conferir o fato busquei outras fontes de informação e achei a da BBC Ásia, que informava corretamente que se tratava de um bluefin, ou seja, atum azul mesmo!

link para uma fonte confiável: http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-pacific-16421231

Pois é gente, mas fora isso, atum é um peixe bem caro mesmo, principalmente esse atum azul, que possui uma barriga gigantesca e muito gorda, de onde sai o o-toro (atum gordo), que dá deliciosos sushis e sashimis!

Você pode comer o-toro em São Paulo em poucos restaurantes japoneses, visite o Tanuki, Hamatyo, Hideki, Sushi Guen, Sushi Kiyo, Kinoshita ou o próprio Jun Sakamoto. Eles poderão te servir atum gordo, quase impossível ser do atum azul, serão de outras espécies, mas vale a pena.

Agora, se você quer mandar ver e comer o-toro de bluefin, viaje ao Japão, invista seu rico dinheirinho e coma os melhores sushis da sua vida!

Abs

Gourmet San

Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

 

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *