Aze Sushi e sua excelente equipe surpreendem!

Olá a todos!

Se tem algo que eu sempre prego por aqui é que conheçam o sushiman ou o sushi chefe do restaurante que vocês visitam, isso faz vocês entenderem o potencial do restaurante e também a chance de tirarem máximo proveito de sua experiência gastronômica!

O Aze Sushi é um restaurante japonês que possui um grande chefe, o Edson Yamashita! Aliás, recentemente acho que o Edson visitou o Japão e deixou seu restaurante nas mãos de seus sushimans! Em muitos restaurantes isso seria motivo para uma queda na qualidade, mas em restaurante bom isso não acontece, mesmo sem a supervisão do Edson tive um dos melhores jantares no Aze Sushi, com sushis simplesmente incríveis, acompanhe!

Eu e meus amigos sentamos no balcão e pedimos 2 combinados Tokujo para cada um, que é basicamente a melhor opção para um bom jantar individual, o valor é de 95 reais (por tokujo) se não me engano, mas você ainda pode conseguir 30% de desconto se usar o Grubster ou o Chefs Club! Vale dizer que com 1 tokujo já se fica satisfeito, mas estávamos com fome e comemos muito, então fomos de 2 mesmo.

Aqui digo: faz toda diferença sentar no balcão, o sushiman serve um sushi por vez, o que é o ideal, e já temperados também! Além disso você vai conversando com ele e vai contando suas preferências!

Sem mais delongas, vamos apenas aos principais sushis que foram servidos.

Começamos com algo que não se tem todo dia: sushi de barriga de atum!

Ele estava simplesmente demais! Toro não se tem todo dia, depende de disponibilidade e também da qualidade do peixe, afinal não é toda barriga de atum que você pode considerar gorda o suficiente. Esse atum é o famoso bati (bachi) e ele estava com essa consistência pois há uma técnica de se aproveitar o máximo do toro disponível, retirando ele com uma colher. A noite começou bem!

Na sequência, outro toro, mas desta vez de buri (olho-de-boi)!

Este é um dos meus peixes preferidos juntos com o carapau! Ele foi servido com raspas de limão e estava mais refrescante impossível, nota 10! É um daqueles sushis que é difícil ficar melhor! Buri toro é divino, já comi um excelente também servido pela Sushiwoman Alice no Dô Culinária Japonesa.

Durante esses 2 Tokujos que comemos, o sushiman nos serviu 2 sushis de uni (ovas de ouriço), um melhor que o outro!

O primeiro, abaixo, é um sushi de uni com flocos de bonito desidratado por cima!

Absurdo! Foi um sushi que nunca tinha comido antes e os flocos de bonito combinam muito bem!

No segundo tokujo nos serviram um sushi maior ainda de uni, fartura pura, e com nori chocante por cima:

Apesar deste segundo sushi ter mais uni, achei o primeiro com mais sabor devido aos flocos de bonito desidratados (que aliás é base para o caldo dashi). Foi inesperadamente bom comer 2 sushis de uni diferentes na mesma noite!

Também nos serviram num copinho de shot uma mistura de arroz para sushi (shari), ikur (ovas de salmão) e gema de ovo de codorna!

Não foi muito fácil comer, mas assumo, comi da forma errada, usei a pasinha de madeira como colher, mas eu deveria ter apenas ter virado o copo na boca e ajudado a empurrar com a pasinha. Mas vamos falar do sushi, talvez esse seja dos melhores em termos de trabalho com a textura, pois as ovas de salmão explodem na boca, e o shari e a gema de codorna complementam de formas diferentes também. Ou seja é um espetáculo de texturas e sabores.

Na sequência, um clássico que o Aze Sushi sempre serve, vieira com raspas de limão!

Já conheci muitas pessoas que nunca tinham provado vieira e ficaram com um pé atrás para experimentar. Mas não tem erro, vieira é um dos alimentos crus mais deliciosos do mundo e fica melhor ainda com raspas de limão!

Agora um dos meus favoritos, sushi de lula (ika):

O sushi de lula pode ser muito “travesso” pois ele precisa ser bem trabalhado se não fica intragável. Claro que não é o caso desse acima do Aze Sushi. Com cortes precisos e na melhor técnica a la Shin Zushi, o sushi veio do jeito que prefiro, acompanhado de shisso e com momijo oroshi em cima, não tem o que melhorar, nota 10! Engraçado que apesar de ir em direção oposta ao sushi de lula do Nakka e do Geiko San, esse é tão bom quanto!

Para finalizar, não posso esquecer que no segundo tokujo repetiram a dose com um toro melhor ainda que o primeiro:

E com um sushi de atum com folha de shisso e ovas:

Esse segundo sushi mostra como o atum é um dos peixes mais flexíveis e versáteis que há (ou será que é a habilidade do sushiman, né?). Parecia outro peixe, tudo diferente, demais!

Bom gente, como mencionei no início do post, esses sushis foram o destaque dos 2 tokujos que comi, claro que tiveram muitos outros, afinal o tokujo consiste em 10 sushi (se não me engano) e mais 6 tekkamakis (enrolados de atum) ou um temaki.

Vale muito a pena! Muito! Mas só se você sentar no balcão, caso contrário grande parte da experiência se perde.

Forte abraço e até a próxima

Gourmet San

Comentários

comments

2 respostas para “Aze Sushi e sua excelente equipe surpreendem!”

  1. Adoro o Azê, impecável,

    Você lembra o nome do sushiman que te atendeu?

    Nas vezes que fui sentei do lado direito do balcão e fui muito bem atendido pelo Guga,

    Abraço

    1. Oi Leandro, tudo bom?

      O Gugu é um japonês bem branco mesmo? Pois tem uns dois mais morenos lá, além do Danilo que é o sushiman que não é oriental.

      Talvez tenha sido ele sim, nossa ele arrebentou!!!

      Abração e sim o Aze talvez seja um dos melhores restaurantes de sushis de São Paulo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *