Home / destaque / Faça comida japonesa sem curso – como fazer harumaki e guioza!
essa é uma coloração boa, marrom claro, não deixe eles tostarem!

Faça comida japonesa sem curso – como fazer harumaki e guioza!

Olá a todos,

O Gourmet San quer ajudar vocês a fazer comida japonesa em casa sem a necessidade de fazer cursos! A tarefa não será fácil, porém é totalmente possível, não se desespere! Siga atento a sequência de posts e não desista após a primeira vez, você evoluirá muito com as seguintes tentativas! O próprio Gourmet San aprendeu a fazer sozinho e hoje de tempos em tempos faz com seus amigos e familiares, todos gostam muito!

Já existem alguns posts aqui dentro do blog do Gourmet San que complementarão cada passo, facilitando a leitura e aprendizado de vocês! Vamos montar uma refeição com guioza, harumaki (rolinho primavera), sushis, sashimis, uramakis, hossomakis, hot roll e pratos especiais!

O primeiro post da sequência de “como fazer comida japonesa em casa sem curso” foi sobre os utensílios básicos para se ter na cozinha, o segundo ensinou como preparar o arroz para sushi corretamente, o terceiro foi sobre os sashimis Se você perdeu algum post, clique nos links e dê uma lida no material. Hoje falaremos das entradas, que também são muito importantes para o seu almoço ou jantar japonês! Gourmet San ensinará a melhor maneira de fazer o harumaki (rolinho primavera) e o guioza!

Bom, vamos lá!

Não ache que você fará a receita do zero, ou seja, fazendo a massa, o recheio, modelando os dois…etc. Não, você não vai, é muito difícil, se algum dia quiser esse desafio, se concentre apenas nele, o Gourmet San não está falando da boca pra fora! Tudo que você menos quer fazendo comida japonesa em casa é perder horas preparando algo que não é o prato principal.

A melhor maneira é comprar em supermercados, vendinhas japonesas ou no varejo do CEASA, as bandejinhas são baratas, entre R$ 5,00 e R$ 7,00 e geralmente vem 10 unidades de harumaki ou guioza! Atente-se para a variações dos recheios, o Gourmet San aconselha você a ir com o tradicional, harumaki de vegetais e guioza de carne de porco ou de vaca!

Vejas as embalagens que o Gourmet San comprou neste final de semana para mostrar a receita a vocês:

bandeja de guioza

bandeja de harumaki de legumes

Se puder compre também o molho agridoce para o harumaki, vem em embalagens parecidas com as clássicas de catchup, custa no máximo 4-5 reais e te poupará tempo para fazer o molho (que não é difícil)! Mas clique aqui para uma boa e fácil receita de molho agridoce. O guioza eu recomendo você utilizar shoyu mesmo!

Para preparar, lembre-se de tê-los deixado na geladeira ou fora do congelador para estarem praticamente em temperatura ambiente! O Gourmet San já teve problema com harumakis semi-congelados onde a massinha deles grudou entre si e alguns foram para o óleo com o recheio saindo, isso é um desastre pois o óleo pula muito, tomem cuidado!

No caso do harumaki, não tem segredo…panelinha com óleo, espere ele esquentar e coloque os harumakis, quando adquirirem a coloração marronzinha retire e deixe no papel toalha para escorrer.

fritando os harumakis

essa é uma coloração boa, marrom claro, não deixe eles tostarem!

Já o guioza…a história é diferente! Você já deve ter percebido que nos restaurantes, geralmente nos rodízios, eles são servidos de maneiras diferentes! As vezes fritos…as vezes na chapa…outras no vapor! Tradicionalmente eles são feito no vapor, tipo em banho maria mesmo! Na chapa também fica bom, pois a massinha continua leve e o recheio também. Mas mergulhado em óleo é um assassinato ao prato! De verdade!

Neste final de semana eu fiz na panela, como se fosse na chapa, não tem muito segredo, 1 fio de óleo, coloque todos guiozas e vá virando para eles não grudarem e também para adquirirem essa cor em todos os lados.

guiozas prontos, feitos com 1 fio de óleo

Bom gente, espero que tenham gostado desse post que trouxe a vocês algumas dicas de como fazer harumakis (rolinho primavera) e guiozas em casa! Essas duas entradas são boas para já matar a fome inicial do pessoal! Pois pode ter certeza que você vai precisar deste truque na manga, e tem truque mais gostoso que esses 2 acima?

Abs

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*