Home / Receitas / Faça comida japonesa em casa sem curso – os utensílios básicos para fazer sushi
alga nori de sp.quebarato.com.br

Faça comida japonesa em casa sem curso – os utensílios básicos para fazer sushi

Olá a todos,

Hoje o Gourmet San quer ajudar todos vocês que querem fazer comida japonesa em casa sem a necessidade de fazer cursos! A tarefa não será fácil, porém é totalmente possível, não se desespere! Siga os passos básicos abaixo e não desista após a primeira vez, você evoluíra muito com as seguintes tentativas! O próprio Gourmet San aprendeu a fazer sozinho e hoje de tempos em tempos faz com seus amigos e familiares, todos gostam muito!

Já existem alguns posts aqui dentro do blog do Gourmet San que complementarão cada passo, facilitando a leitura e aprendizado de vocês! Vamos montar uma refeição com guioza, harumaki (rolinho primavera), sushis, sashimis, uramakis, hossomakis, hot roll e pratos especiais!

Mas antes da preparação dos pratos precisamos ver que utensílios você precisará, assim  não corre o risco de comprar peixe e esquecer dos hashis ou do shoyo! Então presta bastante atenção na listinha abaixo para fazer o checklist na sua cozinha! Tudo citado está aqui por um motivo: você poderá tê-los em casa com antecedência e caso sobre, poderá guardar para outras ocasiões.

Todos também são fáceis de conseguir na maioria dos super mercados, ou seja, não demandará muito trabalho!

Vamos lá, utensílios básicos para fazer comida japonesa em casa:

  • Panela para fazer arroz

Você pode utilizar uma panela elétrica ou não. Se tiver uma elétrica, prefira, afinal até restaurantes de altíssimo nível cozinham seu arroz em panelas elétricas. Caso não possua, use a panela que você normalmente cozinha arroz em casa!

panela eletrica para arroz de submarino.com.br

 

  • Faca japonesa

Gourmet San já fez um post sobre facas japonesas e onde comprá-las, para ir ao post, clique aqui. Elas são de suma importância para você fazer uma refeição japonesa correta, não são facas quaisquer e o jeito que são forjadas ajuda na hora do corte. Você não gastará muito numa faca para iniciante, em torno de 50 reais, veja o post que comentamos para conhecer mais.

faca para sushi e sashimi do carrefour

 

  • Esteira para enrolar sushi (sudare)

Essa esteirinha é famosa e você já deve tê-la visto diversas vezes! No início ela será muito importante para você aprender a enrolar o sushi, posteriormente poderá enrolá-los sem esteira, como o Gourmet San aprendeu. Você a compra na maioria dos supermercados, em mercados japoneses e no varejo do CEASA, ela não custa mais de 10 reais e durará para sempre!

esteira para enrolar sushi – sudare

 

  • Cumbucas para o shoyo

O nome já é auto-explicativo correto? Você pode comprar de diversos modelos, desde as pretinhas e quadradas de plástico bem fino até as de porcelana. Aí vai de acordo com sua preferência!

  • Wasabi em pó ou em pasta

Gourmet San fez um post campeão de visitas sobre o wasabi original, vale a pena ler, clique aqui. Após ler o post você verá que o wasabi comercializado por aqui não é o verdadeiro, então aí você já ganha um charme a mais contando para seus convidados. Você pode comprar tanto a pasta de wasabi que vem num tubo como de pasta de dente ou o em pó, que vem num recipiete parecido com o do fermento royal, ambos custam por volta de 5 reais!

  • Rolo de plástico filme

Você o utilizará tanto para cobrir sua esteirinha de madeira para  o uso, como para guardar os outros alimentos que estará preparando para servir.

  • Hashis de madeira

São baratos e vem em pacotes de diversos tamanhos, são vendidos até separadamente! Não opte pelos hashis de pláticos, são extremamente difíceis de se utilizar. Geralmente um pacote com 20 ou 40 custa por volta de 7 reais.

hashi de madeira pacote com 50uni de asiashop.com.br

 

  • Arroz japonês

Não compre sacos de 5kg, a não ser que vá fazer com muita frequência…Os de 1kg são mais que suficientes para seu almoço ou jantar japonês. Eles são fáceis de achar, em qualquer supermercado, então não se preocupe em comprar grandes quantidades. Custam mais caro que os arroz normais, 1kg geralmente é uns 5 reais pra mais.

arroz japonês monji do nataonline.com.br

 

  • Shoyo

Aí vai do gosto de vocês, pode ser premium, light etc…Compre logo o grande de 1L que durará bastante.

shoyu sakura 1L mikami.com.br

 

  • Bandejas ou barquinhos para servir sushi

Eles são artefatos que podem ser caros, mas trazem um charme necessário na hora de montar os pratos. Você os encontra de diversos tamanhos, modelos e materiais. Os mais caros serão os de madeira, sem dúvida, porém os de plástico são ótimos também!

barcos para comida japonesa de bankai.com.br

 

  • Tempero para o arroz

Você pode ter em casa o famoso Tozan, tempero pronto para seu arroz japonês,custa por volta de 4 reais e você encontra com facilidade.

tozan tempero para arroz de sushi de hippo.com.br

 

  • Vinagre de Arroz

Faz parte da receita do tempero para o arroz feito em casa, geralmente ele sai melhor do que o industrializado, sai barato também e você o encontra na seção de vinagres de cozinha, com o mesmo preço, 2-3 reais.

  • Sakê Mirim

Sakê para cozinha, ele é barato e entra em diversas receita mais tradicionais! Tenha sempre em casa pois ele faz a diferença na hora do preparo!

mirim sake para cozinhar de asiashop.com.br

  • Vasilha de madeira, plástico ou ferro
Ela servirá para você tirar o arroz da panela e o deixar esfriar após adicionar o tempero! Tradicionalmente se usa a de madeira, mas quase ninguém a possui, então não se preocupe!
  • Tábua de carne

Você a utilizará como base para limpar e cortar os peixes.

  • Panos limpos

Serão utilizados para limpar as facas constantemente assim como secar suas mãos para manuseio dos ingredientes.

  • Açúcar

Utilizado para o molho tarê e para o tempero do arroz.

  • Sal

Utilizado para o tempero do arroz

  • Farinha de trigo

Você a utlizará para fazer os empanados, como tempurá e hot roll!

  • Nori – alga

Elas são fundamentais para fazer os enrolados, são vendidas em pacotes de 10 ou de 50 geralmente. Se puder opte pelas de 10, quanto mais novas e crocantes, melhor. Claro que você pode pegar as algas velhas e  já murchas e passar levemente sobre o fogo para elas ficarem crocantes novamente, mas não é a melhor prática.

alga nori de sp.quebarato.com.br

 

  • Gergelim preto e branco

Eles são fundamentais para a incorporação de mais sabor e aroma aos seus pratos. Antes de utilizar coloque-os numa panela até sentir um cheiro e começarem a pular. Faça o simples teste de misturar gergelim com shoyo para ver o poder deles de realce de sabor.

Bom gente, esses são os utensílios que te ajudarão a fazer um almoço ou jantar japonês em sua casa com mais calma. Afinal, se você já possuir tudo isso em casa, fica muito mais tranquilo de partir logo para os ingredientes especiais que vocês decidirá fazer no dia.

Fiquem atentos para os próximos capítulos!

Abs

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.