Home / Receitas / Faça comida japonesa em casa sem curso – como fazer o arroz para sushi!

Faça comida japonesa em casa sem curso – como fazer o arroz para sushi!

Olá a todos,

O Gourmet San quer ajudar vocês a fazer comida japonesa em casa sem a necessidade de fazer cursos! A tarefa não será fácil, porém é totalmente possível, não se desespere! Siga atento a sequência de posts e não desista após a primeira vez, você evoluirá muito com as seguintes tentativas! O próprio Gourmet San aprendeu a fazer sozinho e hoje de tempos em tempos faz com seus amigos e familiares, todos gostam muito!

Já existem alguns posts aqui dentro do blog do Gourmet San que complementarão cada passo, facilitando a leitura e aprendizado de vocês! Vamos montar uma refeição com guioza, harumaki (rolinho primavera), sushis, sashimis, uramakis, hossomakis, hot roll e pratos especiais!

O primeiro post desta sequência de “como fazer comida japonesa em casa sem curso” foi sobre os utensílios básicos para se ter na cozinha. Se você perdeu este post, clique aqui. Hoje falaremos talvez do principal elemento da cozinha japonesa: o arroz para sushi.

Se você acompanha bem o blog do Gourmet San já deve ter visto o post “Receita do arroz shari (o temido e delicioso arroz para sushi)“, o arroz japonês temperado para sushi.

Partiremos da mesma base,  porém sendo mais práticos, diretos e com algumas alterações que serão explicadas no final!

Primeira parte: lavando o arroz

  • Escolha a quantidade de arroz com xícaras (mais ou menos 1 xícara por pessoa);
  • Lave bem o arroz até não aparecer mais a água esbranquiçada;
  • Deixo o arroz descansar por 30min.
Segunda parte: preparando o tempero para o arroz
  • Misture numa leiteira ou panela o açúcar (1 colher de sopa), sal (1 colher de chá), sakê (2 colheres de sopa) e o vinagre (70ml), essas quantidades são para 2 xícaras de arroz;
  • Aqueça bem até o açúcar dissolver;
  • Reserve na geladeira.
Terceira parte: cozinhando o arroz
  • Coloque o arroz na panela com uma quantidade de água apenas um pouco a mais que o número de xícaras de arroz;
  • Cozinhe por mais ou menos 10 min ou desligue até um pouco antes do arroz ficar seco;
  • Desligue e deixe tampado por mais 5-10min, o arroz continuará cozinhando e ficando mais macio.
Quarta parte: pós-cozimento
  • Com o arroz ainda quente despeje o tempero que você preparou. Misture  com cuidado para não amassar o arroz mas faça com que o tempero pegue em toda área possível;
  • Tire o arroz da panela e coloque num outro vasilhame para descansar;
  • Cubra com um pano úmido.
Assim que o arroz estiver na temperatura ambiente ele estará pronto para ser usado! Lembre-se que o quanto antes for usado melhor será a qualidade dele!
Para os mais atentos, verão que essa receita não é idêntica a do outro post do Gourmet San, mas é assim mesmo, existem muitas receitas diferentes, você pode até testar as duas e ver te satisfaz mais, é normal, não se desespere em buscar de primeira a receita ideal, isso não acontecerá, recomendo que você varie até encontrar uma boa!
Abs
Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.