A história do sushi e de seu criador, Yohei Hanaya!

Nós comemos tanto sushi mas nem por um segundo paramos para pensar de onde ele surgiu, certo? Claro que não vou falar que ele foi criado no Japão, vamos nos aprofundar um pouco mais!

O principalmente representante do sushi é o nigiri-zushi, ou seja, o sushi prensado pela mão, aquele que Jiro Ono hoje é o representante mais conhecido do mundo devido ao seu restaurante 3 estrelas Michelin e o documentário (Dreams of Sushi).

Bom, Yohei Hanaya (1799-1858) é o nome do “homi”, o responsável pela origem do sushi como conhecemos hoje, mas a história começou um pouco antes e fora do Japão. Na China antiga os peixes eram salgados e embalados em arroz fermentado, desta maneira o peixe durava alguns meses e o arroz era decartado posteriormente.

Yohei Hanaya

Já no Japão, durante a Era Edo (1603-1868), o país sentia um crescimento de estabelecimentos de comida de rua, algo como os ancestrais dos fast-foods. E por essas e outras que hoje quando nos referimos ao sushi em sua forma mais tradicional dizemos edomae sushi!

Foi nesse cenário que o peixe servido sobre o arroz avinagrado de Yohei Hanaya ficou famoso. Claro que existiam outros “sushi-chefes” na época, mas Yohei Hanaya depois de um tempo abriu seu própria restaurante e foi reconhecido por outros grandes nomes da época, como Mizkan, maior produtos de vinagre de arroz do Japão.

Veja abaixo uma imagem representando o restaurante de Yohei Hanaya na época:

E que hoje é representado em Tokyo desta maneira:

Vale a pena mencionar que naquela época o atum não era tão estimado como hoje, então a fartura do peixe era imensa (imagina quantos bluefins), assim como o frescor,  Yohei Hanaya ajudou a população japonesa a apreciar o atum servido com shoyu (molho de soja) e wasabi. Tudo isso associado ao fato do preparo do nigiri sushi ser de rápido fez com que o sucesso do sushi crescesse rapidamente.

Em 1833 houve um período de fome generalizada no Japão e o governo proibiu alguns tipos de refeição, entre elas o sushi, com a aplicação dessa lei muitos sushi chefes foram presos. Assim que essa lei se mostrou falha e caiu, o sushi voltou com força total e se espalhou por todo Japão.

Para encerrar, vejam um desenho da época, retratando que os sushis caíram no gosto também das crianças rapidamente:

Abraços

Gourmet San

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *