Home / Receitas / 4 receitas de atum selado fáceis de fazer!

4 receitas de atum selado fáceis de fazer!

Olá a todos!

Hoje o Gourmet San trará diversas receitas de atum selado!

A primeira é de um medalhão de atum selado com legumes e limão sisciliano! A receita é do Chefe José Barattino, do badalado restaurante Emiliano aqui em São Paulo e foi postada no site Basilico – Gastronomia na Web, afiliado ao UOL. Para ver a receita na íntegra clique no nome do blog citado. O Gourmet San fez um resumo com alguns comentários e com foco no atum, pois os legumes e o restante não são todos que gostam, certo?

Vamos lá! (fazia tempo que eu não dizia isso!)

Ingredientes:

  • 400 g de atum
  • 80 ml de azeite extra virgem
  • sal e pimenta-do-reino
  • 12 ervilhas-tortas
  • 60 g de ervilhas frescas
  • 12 vagens
  • 1 cebola roxa (100 g) cortada em folhas largas
  • 280 ml de caldo de peixe (*)
  • raspas de limão-sisciliano
Aqui vai um pitaco do Gourmet San! Eu sempre acho um equívoco por parte das reportagens ignorarem a informação da procedência dos alimentos! Poxa, a pessoa leiga não sabe onde comprar um bom peixe, nem limões siscilianos! E também as postas de atum podem vir de diversos formatos diferentes, não é um peixe fácil de cortar corretamente!

Modo de preparo do atum:

1. Cortar o atum em 5 pedaços iguais. (ok…mas que tipo de pedaços reportagem?)
2. Temperar com sal e pimenta-do-reino.
3. Aquecer metade do azeite em uma frigideira antiaderente e selar os medalhões de atum até que estejam dourados – cerca de 30 segundos de cada lado.

Este passo 3 acho que merece mais atenção! Não acho que seja apenas isso que a pessoa precise se atentar na hora de selar o atum. Ele não pode ficar bem passado demais! E se você esquecer de deixar numa temperatura alta ou seu pedaço de atum for muito fino, invariavelmente a receita falhará!

Além desta receita acima, Gourmet San escolheu outras 3! Todas ele fez em casa e o resultado são esses das fotos! São todas bem simples e rápidas de se fazer e sem dúvida vão impressionar o pessoal que você vai servir!

1-Atum selado com crosta de canela!

É bem simples, pegue um filé de atum de comprido e despeje canela em pós por todas superfícies, menos nas pontas! Com a panela ou chapa já quente e com um pouco de óleo (bem pouco mesmo), coloque o filé de atum. Fique atento, você terá de virá-lo rapidamente, assim que a parte de baixo, em contato com a chapa for ficando clara, é hora de virar! Após selar os 4 lados, deixe descansar, depois corte em pedaços não muito finos! Sirva com molho tarê (veja a receita)!

2-Atum selado com gergelim!

Usando um filé de atum do mesmo tamanho da receita anterior, coloque-o de molho num recipiente com shoyú,  deixe por uns 15min! Após esse período, passe os 4 lados do filé de atum numa tijela com gergelim! Após isso o procedimento é o mesmo: filé na chapa quente ou panela com um pouco de óleo, vire rapidamente para selar os 4 lados, vire assim que o atum for ficando clarinho, dá para ver na foto!

3-Atum selado com com farinha de rosca!

Esta receita segue o mesmo princìpio da anterior. Banhe o filé de atum no azeite por alguns minutos, para o peixe absorver um pouco, depois polvilhe farinha de rosca por todos os lados do atum! O processo para selar é exatamente o mesmo das receitas anteriores! Assim que o atum for mudando de cor: vire!

Estas receitas são bem fáceis! Porém como eu disse acima, o atum é o próprio desafio! Compre uma bela peça no CEASA, veja dicas aqui. Também corte do jeito correto, Gourmet San também já fez um post sobre isso, leia aqui sem falta! Espero que com essas dicas você consiga fazer diversas receitas com atum selado! Vale muito a pena, fica uma delícia!

Abs

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*