Home / Curiosidades sobre sushi / Shoyus da minha dispensa (qual shoyu comprar?)
qual shoyu comprar

Shoyus da minha dispensa (qual shoyu comprar?)

Oi pessoal, tudo bom?

Durante 7 anos escrevo sobre minhas experiências em restaurantes japoneses, também possuo uma série de receitas e como fazer sushi em casa!

Mas só nos últimos tempos me toquei que nunca falei sobre um dos principais elementos da culinária japonesa: o SHOYU, o famosíssimo molho de soja.

Ele está presente em quase todos pratos da culinária japonesa, seja como tempero simples, como parte de molhos mais complexos e sendo parte do cozimento de ingredientes.

Mas até aí nenhuma novidade, certo? Parece que shoyu é um ingrediente simples, mas não é. Quem tem rodagem com comida japonesa percebe a grande diferença entre shoyus disponíveis no mercado.

Hoje não me aprofundarei sobre como o shoyu é feito ou sobre diferenças sutis e seus ingredientes. Vou passar algo mais prático pra vocês, um guia básico de 3 tipos diferentes shoyus que eu recomendo e que possuem diferenças fundamentais que vocês precisam conhecer.

1.Kikkoman Tradicional:

Já digo com todas letras: MELHOR SHOYU na minha opinião! Se encontrar, compre! Kikkoman possui aroma frutado e característico que você percebe facilmente. A cor também é mais clara que a maioria dos shoyus, leva um pouquinho pro laranja.

Mas agora o mais importante de tudo, ele deixa o peixe cru com um sabor muito melhor, ele não apenas tempera, mas também faz com que o sabor de cada peixe fique mais acentuado, resumindo, um sushi e sashimi mais saboroso.

Qual Shoyu Comprar - Shoyu Kikkoman

2.Daiso (sem açúcar):

A minha mais recém e grata surpresa! O shoyu da Daiso tem um ponto muito importante: NÃO TEM AÇÚCAR! Quão incrível é isso? Na era que vivemos onde buscamos sempre alimentos que agridem menos nosso corpo e que nos permitem ter uma vida mais saudável, conhecer e ter um shoyu desse no armário é um grande trunfo.

Além dessa incrível característica o shoyu da Daiso me surpreendeu também por seu sabor e aroma. Ficando bem próximo ao Kikkoman, mas muito melhor que todos os outros shoyus “comerciais” que vocês encontram por aí. A Daiso sem dúvida oferece um ótimo shoyu para ser comprado.

Qual Shoyu Comprar - Shoyu Daiso

3. Kikkoman com menos Sódio (light):

Um shoyu que até 1 mês atrás eu desconhecia, tudo que eu pensava sobre a Kikkoman era sobre seu shoyu tradicional excelente, porém me deparei com esse shoyu com 37% MENOS SÓDIO, sem açúcar, sem aromatizantes e sem corantes! Imagina só, a grande maioria dos shoyus light do mercado possuem 30% menos sódio, esse da Kikkoman vem com menos ainda. Para quem se preocupa em consumir menos sal e sódio, maneirar nas calorias, é uma ótima escolha.

Acima disso tudo, eu assumo que shoyu light sempre foi uma tristeza pra mim, saborzinho fraco, parecia shoyu misturado com água. Mas o caso do shoyu light da Kikkoman é outro! Não vou mentir pra vocês, ele não é tão gostoso como o tradicional, ela é mais fraquinho mesmo, porém ao comparar com os outros shoyus light ele está bem a frente.

Qual Shoyu Comprar - Shoyu Kikkoman

Agora o drama, ONDE COMPRAR ESSES SHOYUS? Pois é, você dificilmente encontrará esses 3 ótimos shoyus em supermercados do circuito, aliás, a grande maioria dos shoyus encontrados nessa prateleiras eu não recomendo não.

Esses shoyus bacanudos que listei você encontrará apenas em mercearias japonesas, no bairro da Liberdade em São Paulo ou online em lojas como a Konbini.

Vocês já conheciam esses shoyus? Qual vocês gostam mais? Quais consomem em casa?

E gostaram do post? Gostariam de saber mais sobre shoyus?

Contem pra mim!

Abraços!

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*