Home / Bairros / Jin Jin Wok e uma reflexão sobre a culinária japonesa
Jin Jin Wok Sushis

Jin Jin Wok e uma reflexão sobre a culinária japonesa

Eae gente, tudo bom?

Se tem algo que raramente faço é comer comida japonesa em shopping centers. Em geral quando eu vou acabo recorrendo a algum restaurante “fechado” e não os clássicos de balcão. Não é nada contra, é apenas costume. E claro, como também não sou de ferro, muitas vezes o que você quer é comer aquele lanche com batata-frita, uma pizza-hut ou qualquer outra coisa.

Porém um dia desses fui convidado pela assessoria de imprensa do Jin Jin Wok a conhecer o restaurante. Obviamente fiquei um pouco com o pé atrás, mas fui com o coração aberto.

O Jin Jin Wok possui diversas unidades e a que eu fui foi do Shopping Eldorado, que fica na praça de alimentação.

Para quem não sabe, o Jin Jin Wok tem como foco comida quente, porém oferece também sushis, sem dúvida pelo apelo comercial.  Se você nunca viu o Jin Jin Wok antes, dá uma olhada na carinha dele aí =)

Jin Jin Wok

Eles possuem, como eu disse, uma parte quente e um parte fria, além de alguns pratos a la carte, como yakisoba, por exemplo.

Antes de mais nada, vejam como ficam dispostos os sushis na bancada fria do Jin Jin Wok:

Jin Jin Wok Sushis

Um close mais de perto:

Jin Jin Wok Sushis

Não vou negar, ali até tinham sushis interessantes para o meu gosto, porém outros não tanto. Segue abaixo o meu prato:

Jin Jin Wok Sushis

Peguei niguiris de salmão chamuscados, hossomakis de salmão, uramakis de salmão, jow de salmão, hot rolls, enrolado de salmão skin. Enrolado de pepino com pedacinhos de polvo por cima. Todos esses sushis estavam muito bem feitinhos e gostosos. Gostei do chamuscado, mostrou que eles estão até a par do que está em moda por aí.

Além disso, peguei um “sushi” totalmente fora do meu gosto, só a caráter de experimentar mesmo, que foi aquele hot roll de morango com nutella ali em cima. Eu faço questão de experimentar sushis menos tradicionais mas que mesmo assim muita gente gosta. Confesso que não faz muito meu gosto mesmo, mas valeu a tentativa =). Serviu de semi-sobremesa, rs.

Depois segui de volta ao Jin Jin Wok e fiz um prato só com escolhas quentes:
Jin Jin Wok pratos quentes

Acima vocês podem ver rolinhos primavera, carne com brócolis, shimeji e lombo de porco a milanesa. Confesso que essas opções tiveram seus altos e baixos.

O rolinho primavera, por exemplo, não estava tão crocante, apesar de bom sabor. O molhinho agridoce também poderia ser um pouco melhor. O shimeji e a carne com brócolis estavam ok, a carne um pouquinho dura só, porém o brócolis super macio (como eu gosto).

E para minha surpresa total, o melhor foi o lombo de porco empanado, como se fosse um tonkatsu sem o empanado de panko. A cara não estava boa, mas o sabor e a textura estavam excelentes! Surpreendente mesmo, super macio.

Agora uma reflexão muito importante:

Aqui no Gourmet San costumo escrever sobre lugares ótimos de se visitar pois servem sushis excelentes e…geralmente caros. Não posso negar, busco bons custo-benefício, porém invisto para poder escrever no Gourmet San, são omakases, sushis com toques contemporâneos, corridas para provar um bluefin, e nada sai de graça.

Porém o mundo da culinária japonesa não é só esse. Aqui no Brasil, e particularmente em São Paulo, ela sofreu adaptações, seja no preparo do sushi, seja em níveis distintos de ingredientes. E sendo bem honesto, o foodie-fascistas que se remoam, mas AINDA bem que existem lugares com ambições menores em relação a culinária japonesa, AINDA bem que há restaurantes que querem servir algo acessível a maior parte da população. Esse é o caso do Jin Jin Wok.

Pude observar por um tempo o público que estava pegando comida ali no Jin Jin Wok, ele era o mais variado possível: adultos, crianças, idosos de todos os gêneros e raças. E olhando a todos eles, com minha experiência grande, foi uma certeza, todos eram iniciantes na culinária japonesa.

Vocês veem a beleza nisso?

Uma base enorme e variada de pessoas, um público leigo que está adentrando na culinária japonesa, sem expectativas, se abrindo e se expondo para o novo, que muitas vezes é assustador, como a culinária japonesa pode ser. E o Jin Jin Wok é um desses lugares que permite que essa nova base de clientes de restaurantes japoneses surja.

Espero que tenham gostado da reflexão

Abraços e até a próxima.

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.