Home / Receitas / Minha receita de shimeji na manteiga – Gourmet San
Receita shimeji na manteira

Minha receita de shimeji na manteiga – Gourmet San

Oi gente, tudo bom?

Faz MUITO tempo que não publico uma receita, certo? Pois bem, é que estou tentando começar a produzir vídeos mas infelizmente não estou conseguindo dar esse passo adiante ainda, mas vou conseguir =)

Mas tem uma receita que há tempos quero compartilhar com vocês, a de shimeji na manteiga (leia shimêji e não shiméji).

Antes de mais nada, que fique bem claro que essa não é uma receita profissional, não é uma receita de restaurante. Eu digo isso pois sei que há muitos profissionais do ramo que leem esse blog. Em geral as boas receitas profissionais de shimeji na manteiga levam um caldo especial e feito com um conhecimento culinário maior. E esse não é o intuito aqui, não quero que vocês façam um caldo que leva horas para ser finalizado.

Sem mais churumelas e após minha enfática explicação de que essa não é uma receita tradicional, segue o passo a passo para fazer um bem delicioso shimeji na manteiga =)

Passo 1: Compra!

Para 2 pessoas, 1 pacotinho de shimeji escuro dá para o gasto (entre 7 e 10 reais), claro, se não forem comer um balde de shimeji, se for parte de uma refeição com outros ingredientes dá tranquilamente para 2 pessoas saborearem. Eu tenho feito sanduíches com pão pita com shimeji, e dá para 2 sanduíches.

Passo 2: Pode congelar =) Mas não corte os talos.

Sim, isso mesmo, pode congelar sem medo e não precisa deixar ele descongelando antes de usar, os cogumelos são super rápidos de descongelar sob água corrente.

SUPER importante, não corte os talos dos cogumelos, se não eles ficarão minúsculos, acredite, os cogumelos que você come nos restaurante é com talo e tudo.

Veja abaixo como eles ficam após cortados de comprido:

Receita shimeji na manteira

Passo 3: A Panela!

Ligue a panela até ela ficar bem quente, ou seja, quando começa a sair fumaça. Cuidado, não é pra deixar a panela queimar, não é tão quente assim.

Receita shimeji na manteira

Passo 4: Jogue a manteiga e os cogumelos.

Uma colher de manteiga resolve para essa quantidade de shimeji.

Receita shimeji na manteira

Espere a manteiga derreter, o que é rápido.

Receita shimeji na manteira

Jogue os cogumelos e deixe os fritar bem.

Receita shimeji na manteira

Passo 5: Sake!

Assim que o shimeji tiver soltado água, ter dado uma boa dourada com a manteiga e a panela estiver praticamente seca você adiciona o sake!

Receita shimeji na manteira

Veja na foto que a panela praticamente não possuía nenhum líquido no fundo. Também não precisa ser esse sake, pode ser um sake culinário, porém esse era o único que eu tinha em casa.

Você vai colocar pouco sake, o suficiente para os cogumelos terem chance de cozinhar um pouquinho no sake.

Passo 6: Shoyu!

Após o sake der uma diminuída, mas não totalmente, acrescente o shoyu! Basta uma leve regada sobre os cogumelos.

Receita shimeji na manteira

Eu usei um excelente shoyu, o Kikkoman, faz a diferença, sinto lhes informar. Porém se vocês só tiverem outro shoyu, siga em frente, deixe para depois comprar um shoyu melhor.

Receita shimeji na manteira

Dê uma mexida e tampe, deixe cozinha por uns 5 minutos:

Receita shimeji na manteira

Passo 7: O grande segredo, o óleo de gergelim!

Depois dos 5 minutos cozinhando, tire a tampa e deixe o shoyu e sake restantes evaporarem. E derrame um fio de óleo de gergelim sobre o shimeji. APENAS 1 fio, pois o óleo de gergelim tem um sabor e aroma bem dominante.

Receita shimeji na manteira

Essa hora você vai precisar ficar em cima da panela mexendo e virando bem os cogumelos. Eles vão dar mais uma fritadinha e você vai sentir um aroma incrível!

É nessa hora que você vai decidir se gosta dos cogumelos mais ou menos queimadinhos, é questão de gosto, pois o prato está praticamente pronto.

Passo 8: Finalização com a cebolinha!

Assim que você decidir o ponto do shimeji, desligue o fogo e jogue a cebolinha:

Receita shimeji na manteira

Eu tenho cebolinha congelada em casa, o que ajuda, mas claro que o ideal é jogar fresca =)

Mistura mais um pouco e sirva:

Receita shimeji na manteira

E aí, gostaram?

Tentaram já fazer a receita? Tem uma diferente? Imagino que sim! Por favor compartilhe abaixo =)

Abraços

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*