Home / Bairros / Temakeria e Cia – passado e presente
Temakeria e Cia Hot Roll de camarão empanado ebiten

Temakeria e Cia – passado e presente

Eae gente, tudo bom?

Quem acompanha minhas peripécias pelos restaurantes japoneses sem dúvida nenhum não deveria estar esperando que eu escrevesse novamente sobre a Temakeria e Cia. Aliás provavelmente sobre nenhuma temakeria, certo? Hoje em dia tenho um foco enorme em restaurantes diferentes e principalmente os de altíssimo nível, buscando o que a culinária japonesa tem de melhor.

A Temakeria e Cia surgiu em São Paulo faz uns bons anos, provavelmente uns 8! Minha visita ontem a Temakeria me fez lembrar dos tempos que ao redor dela tinha uma aura de novidade fina. A unidade da Rua Oscar Freire vivia cheia de gente fina que ia lá fazer uma refeição rápida mas considerada chic, afinal comer bem, rápido e numa novidade não é para todos.

Eu, 8 anos atrás, saía do meu trabalho na Av. Paulista e descia até a Oscar Freire para provar dessa novidade que todos falavam, um lugar especializado em temakis e que oferecia temakis gigantescos. Lembro claramente de entrar num recinto de luz baixa, poucos lugares, serviço cortês e clientes pedindo sakês e outras bebidas. O público que estava ali poderia muito bem ter ido ao Almanara, vizinho, ou em qualquer outro restaurante. Além disso os jovens que frequentavam o local eram da alta sociedade paulistana e pediam pratos que não eram temakis, afinal jovens descolados sempre querem ser “diferentóides”.

Hoje a realidade da culinária japonesa em São Paulo mudou e a Temakeria também. A rede expandiu com múltiplas unidades e seu público mudou. Com o crescimento e a febre da culinária japonesa a demanda cresceu muito e as temerias foram as primeiras a serem invadidas pelo novo público, sedento por experimentar o que era esse tal de peixe cru.

Eu pude acompanhar de perto essa transformação, sobretudo na Temakeria e Cia. Aos poucos o público começou a se diversificar e hoje o próprio restaurante é outro, foi se adaptando sabiamente.

Hoje a Temakeria e Cia na Oscar Freire é mais democrática, ela é um oasis de gastronomia democrática no elitizado Jardins. Me deparei também com um cardápio bem diferente mas ainda com ótimos preços.

Dá pra ver claramente que os donos por trás do restaurante trabalham para trazer novidades e atualizações. Além disso o serviço decaiu também, por vezes acontecem confusões em pedidos, demoras entre outros fatores que são reflexo de uma rede muito grande, onde o controle por qualidade por vezes começa a degringolar um pouco.

Se vai durar? Eu acho que sim, a Temakeria e Cia para mim é a melhor temakeria de todas que existem no mercado e eu pessoalmente adoro seu cardápio. Só pra citar um novo que provei, o hot roll de camarão empanado.

E você gostam da Temakeria?

abraços!

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*