Home / Preço / Acima de 150 reais / Visitando o Japão epi 2: Harutaka
Restaurante Harutaka Japão

Visitando o Japão epi 2: Harutaka

Oi gente!
Dando prosseguimento a viagem gastronômica do Will pelo Japão, hoje veremos a review do Harutaka, atual número #3 do Japão e número #2 de Tokyo segundo ranking do site japonês tabelog!

Para aqueles que tem curiosidade em saber esse restaurante também possui duas estrelas do guia Michelin, lembrando que o guia Michelin não é utilizado pelos japoneses, e no seu lugar utiliza-se o ranking do tabelog que mencionamos acima.
O Harutaka Takahashi é considerado o melhor discipulo do Jiro Ono, o dono do Sukibayashi Jiro que teve o famosíssimo documentário Jiro Dreams of Sushi gravado em 2011 sobre seu restaurante. Note que o próprio Jiro costuma jantar no Harutaka, pois ele fica aberto até mais tarde no bairro de Ginza.
O local é pequeno, praticamente do mesmo tamanho do Sushi Kan aqui de São Paulo. No balcão você encontra duas pessoas, o próprio dono do local Harutaka Takahashi que cuida do corte dos sushis e um outro rapaz que cuida dos sashimis.
Logo na chegada te perguntam o que você deseja beber, existem opções de champagne, vinho e nihonshu (vulgarmente chamado de sakê). Eu escolhi uma garrafinha de nihonshu seco enquanto aguardava começar a série.
No menu só existem 2 opções, omakase de sushi ou omakase de sushi + sashimi, eu optei pelo segundo.
A série começa com um aperitivo, edamames fora da folha e temperados. Logo depois já são servidos os primeiros sashimis e depois os sushis. Sendo a ordem deles foi a seguinte:
Sashimis:
Hamaguri, Tako, Kamasu(Barracuda), Hirame(Linguado) + Awabi(Abalone) + Marisco grelhado, Kinmedai,
 3 Tipos de Uni: Ilha Iki, Karatsu e Ilha Awaji, Katsuo(Bonito).
Sushis:
Karei, Kisu, Akami, Chu-Toro, O-Toro, Kohada, Madaka Abalone, Aji, Kurumaebi, Kobashira, Kasugo, Akagai, Tamago e um que não me lembro!
De modo geral, todos os peixes tem um gosto diferente dos que são servidos aqui no Brasil, devido ao frescor dos pescados e da alta qualidade dos produtos disponíveis no mercado de peixes de Tsukiji. Os mais atentos devem ter percebido que a grande maioria dos pescados nem existe no Brasil.
Alguns destaques! O mais comum no Japão é encontrar o Uni de Hokkaido, considerado por muitos o melhor disponível no país. Nessa ocasião tive a oportunidade de experimentar três Uni diferentes servido com sal (Pescados na Ilha Iki, Karatsu e Ilha Awaji). Sem dúvida foi uma experiência incrível, cada Uni possui uma textura e sabor diferentes, coisa de outro mundo! Outro destaque é o tamago que exige, conforme é possível ver no documentário Jiro Dreams of Sushi, quase 5 anos de prática para aprender a executá-lo com perfeição. Todas as porcelanas, incluindo os recipientes de Shoyu são feitos sob encomenda e personalizados.
No final minha conta deu 32,000 ienes, contabilizando um omakase de sushi+sashimi, uma garrafinha de nihonshu + impostos. Ou seja, uma bica, mas afinal, quando voltarei lá?
Sushi Harutaka
3F, Ginza Kawabata Bldg, 8-5-8 Ginza, Chuo-ku, Tokyo
Tel: 03-3573-1144
Preço: ~30,000 iens
Abraços e até a próxima!
Will

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Will

Formado pela USP em Farmácia e Bioquímica, neto de japoneses oriundos de Hiroshima e Tokyo, aprendeu desde cedo a apreciar a comida japonesa preparada pela sua avó e entender e respeitar o que é a verdadeira comida japonesa tradicional. Tem como hobbie visitar restaurantes de comida japonesa por onde quer que passa seja um resturante de sushi, tempurá, izakaya, ramen ou tonkatsu. Tendo visitado os principais restaurantes japoneses do cenário gastronômico atual em São Paulo. Em 2015 visitou alguns dos principais restaurantes de sushi do mundo em Tokyo como Mizutani, Harutaka e Kyubei, além de ter visitado restaurantes em Osaka e Kyoto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*