Home / Ajissai / Ajissai, a casa do Tonkatsu!
Tonkatsu Kare do Ajissai

Ajissai, a casa do Tonkatsu!

São Paulo é cheia de surpresas e cada vez mais me convenço de que nossa oferta gastronômica é das melhores, se não a melhor, do mundo. A surpresa da vez foi o Ajissai, uma casa, pasmem, especializada em tonkatsu, que consiste no filé de porco empanado e frito!

O Ajissai, fica localizado na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 372, tel (11) 5549-0627 e fica ali no bairro da Vila Mariana, mas bem próximo do metrô Ana Rosa, aliás eu fui de metrô pra lá mesmo.

O restaurante fica logo depois de um restaurante oriental, curioso, mas passe direto e entre no Ajissai que tem uma portinha de madeira bem discreta e fechada, mas com a plaquinha dizendo que está aberto.

Assim que você entra, a primeira coisa que se nota é o cheiro de fritura, não tem como, é uma casa que só faz isso, é como uma pastelaria, então por favor, sem precoceitos, a casa é o que ela é.

O ambiente é bem legal, conta com um balcão de madeira bem grande e algumas mesinhas, além de um primeiro andar que não cheguei a ir.

Vamos começar a falar da comida? O cardápio é muito peculiar, é repleto de imagens dos pratos, então é uma experiência única ver de cabo a rabo tonkatsus e outras frituras. Nesse momento eu nem sentia mais o cheiro de fritura.

Como eu estou numa missão que em breve virará série (o rolê do karê), pedi o tonkatsu karê que saiu por uns 40 e poucos reais. Pedi também uma coca-cola com um copo cheio de gelo pois tava quente e comendo fritura com karê, eu queria sair bem de lá, rs.

Enquanto meu prato não chegava, observei mais o ambiente, todos funcionários japoneses e todos clientes japoneses, com exceção a mim, gaijin, rs. Ou seja, o lugar é bem tradicional, é mais um desses lugares clássicos, para você consumir não só a comida mas também a cultura. No alto do balcão uma TV sintonizado num canal japonês também.

Meu prato não demorou muito e chegou, vejam abaixo:

Assim que ele chegou eu pensei, cadê o arroz??? Pois bem, ele estava embaixo do karê, em boa quantidade =)

Me deram uma colher para comer o prato, mas é impossível, como comer essas fatias de porco com uma colher? Então ela me ofereceu o hashi também, o que facilitou bastante, porém para ser sincero, eu acho que o ideal é o bom garfo com faca! Mas eu me virei bem com o hashi e a colher.

Parti para o ataque! Antes de mais nada vale dizer que esse é o karê menos restauranteur ou gourmet que já tinha visto, gostei muito, tava com cara de comida caseira mesmo, um bom peéfão, como deveria ser. Arroz, karê por cima e o tonkatsu fatiado no canto.

O prato veio numa quantidade ótima para eu acabar sem ficar cheio nem com fome, na medida, como deve ser. Esse foi o karê com mais pedacinhos de carne desfiada e cebola de todos que comi, o que complementa o caráter rústico dele.

Agora uns pontos que me decepcionaram um pouco, o pedaço de tonkatsu era um pouco pequeno, tive de economizar para ele não acabar antes do arroz e do karê. Aproveitando…o karê estava leve demais, eu esperava um pouco mais apimentado pois já me falaram que em geral casas tradicionais japonesas fazem karê bem picante. Mas aí me toquei de um ponto…

Eu não pedi o carro chefe da casa. Ah sim, eu pedi o tonkatsu, mas pedi um basicão com karê. Todos os pratos do cardápio onde o tonkatsu é a estrela principal ele vem com 2 filés, então o vacilo foi parcialmente meu mesmo. Depois pesquisei mais e vi que uma das grandes estrelas da casa é o Tonkatsu no molho com missô, deve ser delicioso! Outro prato que sai bastante e recomendaram é o croquete, que eu vi numas duas mesas sendo servido.

Resumo da ópera, terei de voltar! Provavelmente vou apostar em algum tonkatsu e num croquete, pois o karê foi ok apenas…

E você já foi no Ajissai? Me conta como foi!

Abraços

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*