Home / Bairros / It Sushi: um rodízio inteligente num cenário desfavorável
Restaurante It Sushi rodízio sushis

It Sushi: um rodízio inteligente num cenário desfavorável

Oi gente, tudo bom?

Se tem uma coisa difícil no momento atual gatronômico da cidade de São Paulo é o surgimento de novos rodízios de comida japonesa. Eles já tiverem o seu tempo, seu auge, onde o público estava descobrindo quais valiam a pena ou não.

Durante esse processo alguns rodízios despontaram e se mantém até hoje (Mori Ohta, Aoyama e o Mori Sushi, só pra citar alguns…). E por outro lado muitos fecharam, sua grande maioria. Indo um pouco além, posso dizer a vocês que alguns anos atrás eu cansei de ir rodízios novos e que depois de 6 meses estavam fechados.

Mas isso era esperado, o rodízio não é um sistema simples para um restaurante, é preciso que muitos fatores funcionem bem ao mesmo tempo. Desta forma, os restaurantes de rodízio perderam seu espaço aos poucos para restaurantes a la carte contemporâneos e moderninhos, focando em preços altos acompanhados de qualidade (na maioria das vezes).

Depois dessa introdução, deveras necessária (rs), podemos dar início a review do restaurante de hoje, o It Sushi, localizado na Rua Pedroso Alvarenga, 1026 – Itaim Bibi, São Paulo (11) 3213-0717 (www.itsushi.com). O It Sushi é um restaurante, pelo o que ouvi, do mesmo dono do Kibô Sushi (más lembranças), erroneamente avaliado pela Veja como um dos melhores rodízios de São Paulo.

Pois bem, mas vamos falar do It Sushi. Ele possui um rodízio no almoço por 72,00 reais e foi esse que fui provar!

O sistema do rodízio é diferente e já assumo desde já, MUITO INTELIGENTE! Vou explicar…eles oferecem um rodízio no sistema menu degustação, ou seja, os pratos tem uma sequência pré-definida que será seguida e todos os pratos serão servidos caso você não tenha nenhuma objeção ou restrição. Falando em sequência, vejam o menu deles:

Para quem não entendeu ainda, vou explicar. Num rodízio normal o restaurante precisa ter o rodízio completo para todos que entram no restaurante, e com quantidades enormes sobressalentes, afinal alguns comem 1 guioza e outros 5, alguns comem uma tábua de shimeji, outros 3 e por assim vai. Além disso, um problema que atinge muitos rodízios são os combinados de sushi, sempre servindo (leia-se “empurrando”) peças e enrolados que ninguém quer e sendo impactado negativamente por clientes (como eu) que pedem coisas diferentes, que os sushiman muitas vezes não querem ou não sabem servir.

Bom, de todos esses males o It Sushi não sofre. O sistema de rodízio com ordem pré-definida faz com que você coma toda sequência de pratos para depois pedir as repetições, o que é ótimo para o restaurante, pois no final da sequência você já está bem satisfeito. Outro ponto é que a cozinha e o sushibar já se preparam para servir os pratos seguintes.

Vamos falar da comida? Afinal de nada adianta um sistema inteligente e inovador sem comida boa!

Comecei pedindo um temaki de atum, Para minha surpresa o garçom disse que não estava incluso no rodízio mas que para mim faria uma exceção. O discurso dele foi tão redondinho que acho que basta você pedir que eles servem!

O temaki estava bonzinho apenas, a alga média e o atum também. Foi uma boa maneira de começar a refeição.

A seguir me serviram as entradinhas quentes, o guioza, lula empanada e o harumaki de kani:

Guioza bem leve, na medida, lula um pouco borrachuda, bem empanada mas difícil de comer devido ao espetinho, seria melhor se a lula estivesse concentrada numa parte para podermos comer numa vez só. E por final o pior disparado o harumaki, sem gosto de nada , muito pequeno e sem molho ou tempero, nota 2.

A seguir um clássico de todos os rodízios, o mix de cogumelos shimeji e shitake:

Estavam bem temperados mas achei que veio muito pouco e estava picados de maneira muito pequena, vejam que mal dá pra distinguir o que é shimeji de shitake e olha que eles são bem diferentes. Mas se a porção fosse maior já resolveria.

Mas esse início meia boca do It Sushi parou por aí, pois eles serviram um camarão empanado num molho levemente apimentado chamado rock spicy shrimp. Nota 10, comeria pelo menos umas 3 dessa cumbuquinha. Aliás, ótima, repito, ótima alternativa para o já clássico camarão empanado que muitos restaurantes servem.

Depois das entradas quentes começaram as frias.

O 1o prato foi o ceviche. Depois de uns anos eu comecei a desconfiar muito de ceviches em restaurantes japoneses, sobretudo após compará-los com os de restaurantes peruanos especializados em ceviche que conheci.

Mas dou o braço a torcer o do It Sushi foi feito na hora, ou pelo menos alguns minutos antes, o peixe não estava super cozido, estava no ponto afinal, nada pior do que peixe super cozido num molho de limão agressivo demais.

Logo após o ceviche serviram o que o restaurante chamou de tartare de salmão:

Apesar do prato ser gostosinho, isso não é um tartare, basta fazer uma busca rápida no tio Google. Mas vamos falar do sabor, o molho era um pouco simples demais, ou unidimensional como costumam dizer. Acho que o restaurante poderia trabalhar algumas outras combinações como gengibre, maçã etc, que já provaram funcionar muito bem para molhos adocicados.

E para finalizar as entradas frias, dois carpaccios, um de salmão com flor de sal e outro de peixe branco com sriracha e azeite trufado:

Ambos estavam honesto, confesso, e o engraçado é que o It Sushi pecou um pouco justamente no que os outros restaurantes exageram, no tempero. Tem restaurante deixam os pratos enjoativos de tanto azeite aromatizado de trufa que fica até ruim. Não foi o caso do It Sushi, o carpaccio de salmão ficou um pouco seco, faltando um pouco mais de tempero só.

Agora, finalmente, vamos para os sushis enrolados.

Eles servem uma sequência de enrolados bem bacana e variada:

Todos enrolados ótimos, bem gostosos, cada um tinha algo especial, menos o djo de salmão que era normal. Os meus preferidos foram o batera, o uramaki de spicy tuna e o hot roll. Eles acertaram bem nessa sequência, muito boa mesmo! Apenas a gosto pessoal, acho que o com creamcheese por cima ficou carregado demais, poderiam pegar mais leve.

E por final, o nigiris:

Todos sushis com um toque especial, TODOS. Escolhas muito bem feitas pelo It Sushi, estão de parabéns! Polvo trufado, salmão maçaricado chamuscado, atum maçaricado com paste de umeboshi, salmão com raspas de limão sisciliano e shiromi com yuzu (limão japonês).

Esse foi o único prato que eu repeti, tive de experimentar os sushi novamente, aprovados!

Agora minhas considerações gerais sobre o It Sushi. Ambiente um pouco pequeno e apertado demais, para um almoço é bacana, mas imagino um jantar onde você queira mais privacidade deve ser um pouco chato, eu ouvi sem querer toda conversa sobre investimentos da mesa ao lado. Acho que um remanejamento de mesas cairia bem.

Sobre o modelo do rodízio, já disse, excelente, inovador e muito inteligente, eu terminei a sequência de pratos sem fome nenhuma. Agora, sobre os pratos, ajustes precisam ser feitos, sem dúvida nenhuma, já comentei sobre eles acima. Mas tem mais um ponto específico, os nigiris são quase uma cópia do Nakka, é como se fosse uma versão econômica. Claro, nada contra, nada se cria, tudo se copia, mas era um registro que eu precisava fazer.

Por final, o serviço foi rápido e eficiente, inclusive com um gerente (oriental) indo de um lado pro outro tomando conta de tudo. O único ponto que acho que eles precisam ficar de olho nos funcionários que estão em excesso ali (inclusive esbarrando em si mesmos) e no treinamento, um deles cada vez que me entregava um prato me chamava de “campeão”, nossa nada a ver!

E vocês, já foram no It Sushi? Acho que é uma boa opção para rodízio no horário do almoço, bom preço e bons pratos, ou seja, bom custo benefício.

Abraços e até a próxima

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*