Home / Preço / Acima de 150 reais / Junji – Jun Sakamoto abre nova casa e educa sobre o uso do shoyu
Junji Jun Sakamoto Shopping Iguatemi

Junji – Jun Sakamoto abre nova casa e educa sobre o uso do shoyu

Oi gente, tudo bom?

Tento  ser rápido na medida do possível e visitar os restaurantes famosos que aparecem! E desta vez eu consegui! Visitei o Junji, restaurante novo do Jun Sakamoto! Ele fica localizado no Shopping Iguatemi, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano.

Essa review não pode ser simples, pois afinal de conta estamos falando do Jun Sakamoto, um dos maiores chefes de sushi (verdadeiro itamae) do Brasil. Ele ficou conhecido nacionalmente por dirigir um dos melhores, se não o melhor sushibar do Brasil. Inclusive já fizemos uma review de lá (leia aqui). Também vale mencionar que o livro do Jun, Virtuose do Sushi, é excelente e vale 100% a leitura!

Bom, depois de bons anos, o Jun abre esse novo restaurante com um novo conceito, nada de Menu Degustação de 300 reais feito por ele mesmo mas sim um restaurante a la carte com bons ingredientes, entrando num mercado bem disputado já em São Paulo. É claro que o nome do Jun Sakamoto ajuda a atrair clientes.

Bom, fui ao Junji numa quarta-feira a noite e foi super fácil achá-lo dentro do shopping, aliás, é só perguntar a qualquer segurança que eles sabem indicar. O restaurante fica num lugar bem bacana e pega uma área com vidros pra fora, perfeito para encontros românticos (mesmo dentro do shopping) e qualquer outra ocasião especial. Mas lembre-se que a clientela Jun e Iguatemi não acham nada demais pagar 100-150 reais (ou até mais) numa refeição qualquer. Então não se espante se você for lá para um jantar especial e ter alguém comendo lá de forma corriqueira, aliás foi o que eu fiz, então queimo minha língua, mas fui numa missão de conhecer o restaurante, rs.

Vale a pena mencionar que o Junji não possui sushibar, então é realmente um recado do Jun: “não tentem comparar, não quero que seja e nem é o mesmo restaurante, a proposta é outra”

Não deixo vocês na imaginação, deem uma olhada no ambiente:

Esse é só um relance mesmo, todas mesas já montadas e com copos para vinhos ou saquês importados, coisa fina! Não tirei mais fotos afinal estava no Iguatemi e tenho certeza que os clientes poderiam chiar. A direita de onde sentei é a parte da “varanda” que eu realmente recomendo.

Outro ponto excepcional do Junji é uma lição do Jun Sakamoto a todos os clientes, ele ensina a comer sushi corretamente, e como ele faz isso? Da maneira abaixo:

Não há “nozoki”, aquele clássico recipiente para despejar shoyu, você coloca o molho de soja nesse mini copinho e depois passa o pincel nele e posteriormente sobre o sushi, na parte do peixe. Como se fosse uma versão popular e pessoal do que o Jiro faz abaixo:

Então, eu pessoalmente, tenho muito a agradecer ao Jun, pois ele encarna um cargo como educador da culinária japonesa do sushi. Arigatô Jun, seu esforço é honroso mesmo.

Para beber, pedi um chá, que veio no maior copo de cerâmica que já vi na vida, o negócio era bruto:

Vish Maria, nem falei de comida ainda! Como eu não estava com muita fome, pedi um prato só, o Sushi Especial, que sai por 100 reais. Eles não demorou muito a vir! Vejam abaixo o combinado:

Ponto número 1, quantidade muito boa, 19 peças. É o suficiente para matar a fome. Os bons uramakis de atum ajudam nessa função.

Ponto número 2, nigiris de atuns lindos e bem cortados, muito bons e bem fartos. Veja abaixo que merece um zoom:

Ponto número 3, salmão demais! Num combinado chamado Sushi Especial, cadê ovas? vieira? lula? unagui?

Concordo que um espaço no Iguatemi não é barato, mas eu esperava maior variedade. Se fosse 1 de barriga de salmão chamuscada e mais 1 diferente como esses que citei acho que seria perfeito.

E não achem que esqueci, mas sim, tem um sushi diferente ali no meio, um clássico do Jun, o sushi de tempurá de enguia! Não vou negar que ele é delicioso, mas ele ficou meio perdido ali no combinado.

Terminei e fiquei satisfeito como mencionei acima, só achei que pecaram no excesso de salmão, mas é só um ajuste a ser feito.

Ficou um gostinho de quero mais pois o cardápio tem muita coisa boa! Aliás, se tiver a chance, recomendo que peça em duplas os sushis e vá para os sushis melhores: uni (ovas de ouriço), ika (lula), vieira (hotate), unagui (enguia de água doce) etc…etc…

Não sei quando retornarei ao Junji, mas quando retornar esses serão meus pedidos, certeza!

Curtiu o Junji? Já foi lá?

Abraços

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

2 comments

  1. pelo menos não precisa solicitar wasabi no sushi heehehe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*