Home / Bairros / EN Japanese Brasserie: lugar mítico em NY
EN Japanese Brasserie snowcrabroll misso

EN Japanese Brasserie: lugar mítico em NY

Olá a todos,

Essa review é uma das mais importantes reviews que já escrevi! Ela é importante devido ao lugar que visitei, se trata da EN Japanese Brasserie, localizada em NY, na 435 Hudson St. O nome já é estranho né? Brasserie remete a um lugar descontraído e requintado e é tudo isso que a EN Brasserie é.

Antes de ir para NY perguntei a alguns amigos meus orientais que moram em NY onde eu deveria ir…óbvio que eu esperava ouvir nomes como Morimoto e Nobu, e ouvi, mas eu não esperava qualquer outro nome repetido, mas foi justamente a EN Brasserie que foi citada mais de 2-3 vezes, fiquei abismado.

Desta maneira, fiz questão de reservar e nos dirigimos ao local, era noite. Logo que dei o primeiro passo dentro do restaurante percebi que deveria ter ido mais bem arrumado, o lugar é lindo, lindo, lindo, lindo mesmo! Totalmente moderno e meio cult, ambiente escuro com uma decoração impecável. Aliás todas pessoas razoavelmente bem arrumadas.

Eu tinha reservado balcão, então ali sentamos. De frente para nós não era um sushibar e sim a cozinha inteira, aberta, lembrando um pouco o estilo do Kinoshita. Aliás, o restaurante lembra bem o Kinoshita! Nos acomodamos e logo um garçon japonês de barbicha e meio cabeludo veio nos trazer o menu.

O menu é um capítulo a parte, totalmente diferente do que eu imaginava, trabalhando conceitos de sazonalidade de ingredientes ao extremo, eles oferecem opções de combinações de pratos diferentes, bem diferentes! O foco ali não é sushi nem sashimi e sim pratos japoneses mesmo, alguns que eu nunca havia ouvido falar.

Para começar pedimos um chá, afinal estava bem frio na cidade. Vale a pena dizer que lá eles não servem ou entendem por bancha, o mais comum é o sencha!

Estava delicioso, super quente e o principal foi esse recipiente de ferro onde o chá ficava armazenado, eu juro, pesava uns 2kg, incrível!

Para começar pedimos um tempurá de legumes! Ah, aqui vai uma dica, não enrolem muito para pedir, primeiro por que os americanos não gostam, e segundo por que demora um pouquinho. Mas vejam a seguir que lindo tempura:

Eles estavam muito bons, aliás, muito bem temperados. Não foi o melhor tempurá da minha vida, mas o conceito sim, veja os 2 pós ali do lado. Um deles é um sal diferente (o amarelo) e o outro é um pó especial de wasabi (o verde). Se não me engano, foi no próprio Kinoshita que comi um com o conceito similar.

A seguir pedimos um uramaki de spicy tuna, ou seja, um enrolado de atum apimentado:

Esse foi um uramaki perfeito. Arroz delicioso, atum nota 10 e picância na medida certa. Todos elementos trabalham muito bem juntos, mas realmente o atum elevou o prato a outro nível, sem dúvida nenhuma era um peixe de altíssima qualidade, eles desmanchava na boca.

Para finalizar resolvemos pegar um bem diferente, um enrolado de snowcrab (algo como caranguejo das neves ou do inverno, hahaha). Mas vou ser sincero, não sabíamos muito o que esperar. Vale a pena dizer que um dos motivos que nos fez pedir esse sushi foi o molho a base de missô que acompanha:

Quando chegou ficamos bem contentes, sobretudo pelos fartos enrolados, eram bem grandes. O sushi em si é uma delícia, o snowcrab é empanado, então se trata de um Tempura Snowcrab Roll. Essa folha amarela do lado de fora do sushi é folha de arroz, então indo um pouco além, esse sushi é algo como um Tempura Snowcrab Roll on Rice Paper, hahaha.

Agora vamos falar do principal, o molho a base de missô, pois é, não é o sushi! Este molho é um dos melhores que já provei na vida. Sabe aquele molho a base de missô que acompanha alguns sashimis? Pois bem, esse era mil vezes melhor, algo que nunca havia provado mesmo, impressionante, um sabor característico do missô, meio docinho, mas super equilibrado. Sem dúvida é algum receita japonesa onde o molho fica fervendo no fogo baixo por horas ou até dias.

Bom, infelizmente tivemos de terminar nosso jantar sem pedir outros pratos pois já tinha dado 80 e poucos dólares, um pouco carinho. Mas fica a minha dica para um dos mais fantásticos restaurantes japoneses que eu já fui na vida! Fico devendo pra próxima visita pedir um dos menus especiais sazonais do EN Brasserie.

Vai para NY, alguém vai? Anota esse na lista!

Abraços

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

2 comments

  1. Hummm interessante heins… Colocar na lista de desejos rsrsrs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*