Home / Curiosidades sobre sushi / Ekuan Kenji, o criador do famoso recipiente de shoyu!
Ekuan Kenji shoyu kikkoman recipiente

Ekuan Kenji, o criador do famoso recipiente de shoyu!

Eu acompanho de perto diversos veículos de informação sobre culinária japonesa, um deles é o Jojoscope, blog do Jo Takahashi, consultor de arte e cultura japonesa.

Recentemente ele escreveu um post magnífico sobre Ekuan Kenji (1930-2015), desginer japonês responsável “simplesmente” pela criação do frasco de shoyu mais conhecida do mundo. Vejam abaixo Ekuan Kenji e sua maior criação:

 

Ou seja, em todo restaurante que o shoyu está num frasco assim, o nome de Ekuan Kenji está presente! Vindo de uma família de monges budistas e seu pai sendo vítima da bomba atômica em 1945, Ekuan Kenji tinha tudo para assumir o templo budista, porém ele resolveu seguir outro rumo, ingressou na Universidade de Tokyo de Artes e Música e se formou em Design Industrial.

Abriu seu escritório e se tornou referência em design, não só pelo recipiente do shoyu encomendado pela Kikkoman, mas também por trem-balas etc.

Segue um depoimento de Adelia Borges (referência em design), sobre o falecimento de Ekuan Kenji:

“Inesquecíveis as conversas com um ser humano iluminado, que trocou a vida como monge budista à qual estava predestinado pelo sacerdócio do design. Quando viu o Japão arrasado no pós-guerra – inclusive com a morte de vários de seus familiares que moravam em Hiroshima -, decidiu que a melhor forma de ajudar seu país a se reerguer seria por meio da difusão e incentivo ao design. Brincava dizendo que se tivesse pedido uma porcentagem ínfima pela tiragem da garrafinha de shoyu em vez de ter sido remunerado pelo projeto seria um milionário. RIP!”

Abraços

Gourmet San

Fonte: Jojoscope, blog de Jo Takahashi

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*