Home / Preço / Acima de 150 reais / Os melhores de SP em 6 semanas epi 2: Kinoshita
Kinoshita - Maguro atum Foie Gras no Teriyaki.jpg

Os melhores de SP em 6 semanas epi 2: Kinoshita

Olá a todos,

Hoje é o segundo episódio de uma série especial, todo domingo a noite, um post inédito sobre um restaurante japonês top de São Paulo e seu menu degustação (omakasse).

As visitas foram feitas por um enviado especial do Gourmet San, o Will, um colega fanático por comida japonesa e que visitou  apenas as indicações dos melhores! Foi assim, através de indicações minhas e uma pré-lista dele que se deu início a o que talvez tenha sido uma das maiores sagas de restaurantes japoneses, ele percorreu os melhores restaurantes japoneses seguidos, um por semana! Então ele tem a visão única do atual estado dos melhores!

Vamos lá, a review do Will de hoje é sobre o Kinoshita, o aclamado por muitos anos como melhor restaurante japonês de São Paulo. Eu mesmo já fui ao Kinoshita alguns anos atrás para comer um menu degustação e fui recentemente comer o mais que excelente Menu Executivo por Menos de 100 reais!

O Will confirmou tudo que eu já achava, o lugar é muito mas muito bonito tanto internamente como externamente, aliás, vendo da rua, ele é sem dúvida o mais impressionante de todos! Para essa experiência o Will reservou o balcão frio para o almoço e disse que o movimento estava muito tranquilo. O serviço de todos funcionários é do mais alto nível, digno da gastronomia internacional.

Como era para esse especial, o Will pediu o Menu Degustação de 7 pratos (300,00 reais), pois achou que o de 9 pratos (360,00 reais) seria um pouco demais tanto em comida como de grana, afinal, apesar de ser uma proposta honrosa visitar os melhores restaurantes sempre indo de omakasse, ainda era um almoço.

Enquanto o Will conversava com o sushiman a sua frente sobre sua escolha, preferências etc, sai de uma porta do fundo do balcão o super-chefe e hiper-simpático Chefe Tsuyoshi Murakami! Ele sem dúvida nenhuma é o chefe mais legal de todos! Bate papo, conversa, faz piada, é um cara que te faz sorrir ao mesmo tempo que te ensina sobre comida japonesa!

Bom, quando o chefe Murakami ficou sabendo que o Will tinha pedido o Omakasse de 7 pratos, gentilmente disse que iria dar um upgrade ao Will, e falou que o sushiman poderia servir o Menu Degustação de 9 pratos! Will deu sorte heim!

Bom, assim como no Jun Sakamoto, seguem os pratos abaixo! Todos os 9!

1. Shot de ostra com ikura (ovas de salmão), gema de ovo de codorna, tabasco e ponzu!

2. Unagui (enguia de água doce) com tofu frito e temperado com dashi!
3. Usuzukuri Kinoshita: vieiras vivas de picinguaba e carpaccio do peixe do dia com molho ponzu.
4. Atum com foie gras e molho teriyaki!
5. Guinda Misso Yaki: Sable fish do Alaska marinade no missô.
6. Sushis de atum, bijupirá, olhete, camarão e kobe-beef.
7. Beef Katsu no Tonkatsu: filet mignon empanado servido no molho tonkatsu.
8.Temaki de Unagui.
9. Arroz doce de sobremesa.

Eae, gostaram? Espetacular!!! Will disse que sem dúvida o Kinoshita ainda deve ser o melhor restaurante japonês de São Paulo em termos de pratos japoneses e servindo todos eles num Menu Degustação. Ou seja, a proposta são pratos japoneses e não sushis!

A criatividade, beleza e as técnicas colocadas em cada prato são muito difíceis de serem encontradas em qualquer outro restaurante. O Kinoshita é o Jun Sakamoto dos pratos (afinal no Jun o foco é no sushi).

Aliás, sobre os sushis, Will disse que eles são absolutamente excelentes e o arroz é ótimo, comentou também que foi um dos melhores kobes que já comeu. Porém o tamanho dos sushis deixa um pouco a desejar. É por isso galera, se for ao Kinoshita, não vá com a mente em sushis, foque nos pratos! =)

Sobre o Menu Degustação, é provável que a noite os pratos sejam mais incríveis ainda, afinal, tenho certeza que eles fazem ajustes e diferenciações entre almoços e jantares!

Resumindo, a comida é extraordinária, o ambiente é lindo, o serviço é nota 10, o chefe é nota 1000, o preço é compreensível se você somar tudo (inclusive a localização), mas devemos dizer que se fosse um pouco mais barato daria para considerar o Kinoshita um restaurante para ir todo mês e não 1x por ano.

Abraços e até a próxima!

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

4 comments

  1. O Kinoshita é mais puxado para Sakagura A1 né?

    Breno, não sei se você acompanha o programa Masterchef, semana que vem eles vão fazer sushi. Acho que vai estar o itamae Adriano Kanashiro do Momotaro.

    • Oi João,

      O Sakagura A1, apesar do ambiente requintado e mais fino é um izakaya por definição do próprio chefe Shin Koike (também chefe do excelente Aizome). Mas se você pensar que em ambos temos pratos, aí sim concordo.

      Apesar de assistir todos Hells Kitchen, Top Chef, Top Chef Master e Master Chef USA, este do Brasil não estou acompanhando. Quando vai ser o episódio? Estou para ir ao Momotaro faz tempo!

      abraços!

  2. Tava querendo dizer do lance de ser meio fusion, técnica ou pratos japoneses com ingredientes brasileiros tipo palmito de pupunha, o harumaki de rabada do Sakagura, maracujá, sei lá. Porque de pratos tradicionais mesmo, na Liberdade tem vários restaurantes. Eu acho que é tipo o que o Alex Atala faz, técnicas e pratos franceses misturado com ingredientes brasileiros, melado de cana, mandioquinha, queijo coalho e etc.. Qual sua opinião sobre isso?

    Do Masterchef Brasil vai ser na semana que vem, na terça.

    • Vou tentar ver o Masterchef!

      Sobre fusion, não sou contra, sou a favor, acho que tem espaço para tudo, tradicional e moderno.

      Quem só prega pelo tradicionalismo nada mais é do que extremista sem necessidade

      abs!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*