Home / Bairros / Kinoshita por menos de 100 reais! Almoço fantástico!
Restaurante Kinoshita Menu Executivo mini tirashi de atum

Kinoshita por menos de 100 reais! Almoço fantástico!

Olá amantes, entusiastas e fanáticos por comida japonesa!

Por muito tempo, e sem dúvida ainda hoje em dia, o restaurante Kinoshita, do mestre Tsuyoshi Murakami é considerado um dos melhores restaurantes japoneses de São Paulo! Muito tempo atrás (alguns anos) tive a incrível e inesquecível experiência de jantar lá num omakasse completo! Localizado na Rua Jacques Félix, 405 na Vila Nova Conceição (Vila Olímpia ) tel 3849-6940. 

Finalmente tive a oportunidade de retornar, não para um omakasse, mas sim para um almoço executivo! Para os entusiastas pelo Kinoshita e por omakasses já adianto os valores atuais (300 reais omakasse de 7 pratos e 360 reais o de 9 pratos).

Cheguei e o restaurante estava tranquilo, tinha reservado o balcão frio, então logo sentei no balcão e fui servido por um jovem sushiman que conhece tudo de comida japonesa. Num dado instante, sai da portinha do fundo do balcão o Murakami!

Ele possui uma presença única, você sente em suas primeiras palavras como ele traz uma energia única ao local. Cumprimenta todo mundo, faz saudações, referência, brinca, ouve, comenta e dá sugestões. Murakami é daqueles chefes que realmente faz o local, ele não é apenas a comida, mas sim toda aura que envolve a experiência gastronômica.

Como eu não tinha, nem queria gastar 300 reais no almoço fui ver o cardápio executivo! Possuem opção de 50 a 70 reais! Fui na de 70, que eu achei que era a mais completa!

O serviço no Kinoshita é nota 10, principalmente se você senta no balcão, conversar com um sushiman que conhece tanto e principalmente com o Murakami é algo que poucos restaurantes oferecem!

Começamos com um básico de tradicionais restaurantes japoneses: uma saladinha!

Ela era uma saladinha comum, bem temperada, nada a reclamar, se eu posso dar uma dica, sempre coma essas saladas em menus executivos, você nunca sabe se sairá satisfeito ou não.

A seguir, mais uma entradinha, mas um pouco mais preparada, digamos assim, algo da casa! Um berinjela com molho cítrico especial!

Olha, eu não sou muito fã de berinjela, mas como estava numa casa top, com um chefe top, confio no taco deles! A berinjela estava com uma textura e sabor excelentes!

Enquanto eu comia as entradinhas o sushiman ficava de olho para acertar o timing e me servir o prato seguinte, nesse caso foi um carpaccio de bijupirá com molho cítrico feito na casa!

Sabores suaves, um prato coeso, que não precisa de mais nada, é simples mas delicioso. Aliás, acho que essa é a principal característica do Kinoshita, todos os pratos são bons ou excelentes exatamente da maneira que eles vem. Em nenhum momento você come algo e pensa que poderia ser melhor se fosse tivesse o ingrediente x ou y.

Em seguida me serviram o que eles chamam de mini tirashi de atum:

Esse foi um dos melhores pratos que já comi, o atum (fresquíssimo por sinal) foi servido envolto de uma pimenta japonesa especial (não é a sriracha) o que deixou o peixe com um aspecto mais suave e cremoso, “comeria em quantidades absurdas”! O arroz e os flocos de tempura complementam o prato com textura, volume e um ar mais salgadinho, nota 10!! Deu vontade de pedir um desse tamanho família!

Agora vamos lá, o prato principal do almoço, pedaços de pescada-amarela empanada, servida com molho tonkatsu caseiro e um pouquinho de mostarda!

Eu juro que eu achei que esse prato não iria me empolgar, mas ele é demais! Como eu disse, no Kinoshita os pratos são completos. O peixe estava perfeitamente empanado, saboroso e suculento, ele estava cozido por dentro de maneira igual. Os pedaços eram grandes, do tamanho de uma mão de mulher com estatura média. O molho tonkatsu faz você querer mais e mais. A mostarda é a grande sacada, é a mesma mostarda que faz o wasabi comercial, então quando você prova essa mostarda na verdade lembra do wasabi!

Terminando essa sequência de entradas e prato principal eu estava 100% satisfeito, ou seja consegui provar a vocês e a muitos “foodies” que dá para ir ao Kinoshita, comer bem e não gastar uma fortuna! Basta ir no horário certo e saber pedir!

Agora alguns amantes de comida japonesa podem estar pensando, mas posa Gourmet San, uma refeição sem nenhum sushi? Sim! O Kinoshita não é um restaurante onde a especialidade são os sushis, eles focam na comida japonesa com um âmbito mais abrangente e fazem isso com maestria, talvez seja, junto ao Aizome, a melhor opção para comer o melhor da culinárias japonesa com variedade.

Mas como o Gourmet San tem uma função social também, de mostrar o máximo que os restaurantes podem oferecer, eu fui hiper-master glutão e pedi desnecessariamente o Sushi Matsu (por volta de 80 reais) que contempla os 9 sushis abaixo:

9 sushis diferentes, todos absolutamente excelentes! Atum (akami), barriga de salmão, robalo, linguado, pargo, carapau, vieira,  camarão e kobe beef! Todos sushis excelentes. O Kinoshita (segundo o Murakami e o sushiman) cozinha o arroz de uma maneira diferente, dando um sabor diferenciado ao arroz, assim como sua textura. Todos os peixes estavam excelentes, a vieira vem viva direto de Ubatuba (Picinguaba), além disso os sushis possuem um preparo especial, chamuscados ou com temperos.

Outro ponto importantíssimo é que os sushis são servidos com um shoyu da casa, praticamente 0% salgado! Nesse ponto o Murakami disse: “com esse shoyu você pode até molhar no arroz que não atrapalha o sabor do sushi!”.

Todos sushis estavam excelentes, se eu posso apenas fazer uma crítica construtiva é que eles poderiam ser um pouquinho maiores!

O Kinoshita deixa saudade assim que você sai de lá, e vale a pena ir no almoço, gastar menos e comer muito, mas muito bem mesmo!

Abraços e até a próxima!

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*