Home / 501 sushis que você deve comer antes de morrer / 31 sushis que você provavelmente nunca comeu!
Uramaki de camarão com alface envolto por ovas

31 sushis que você provavelmente nunca comeu!

Todo mundo ama sushis diferentes, então nada melhor do que ver uma lista de sushis que tenha certeza que vocês vão adorar porém dificilmente já comeram!

Eu sei que tradicionalmente sushis possuem arroz, porém abaixo vocês encontrarão alguns que não são sushis, mas sim enrolados =)

1. Salmão quadriculado com ovas:

Este sushi de salmão foi feito pela habilidosa Alice, sushiwoman do Dô Culinária Japonesa. Veja que perfeição e como essa parte do salmão ainda tinha uma camada bem fina de sua pele linda e prateada que é imperceptível na boca.

2. Polvo com umeboshi (ameixa japonesa em conserva):

Sushi absolutamente lindo mas com sabor melhor ainda, o umeboshi eleva o sabor do polvo, é um dos meus favorito no Mori Ohta Sushi. Nota 10

3. Uramaki de siri-mole (soft shell crab):

Um uramaki delicioso, tudo graças aos excelentes ingredientes. O sirimole, as ovas e o tarê! Pena que não são muitos restaurantes que trabalham com ele! Ponto pro Dô Culinária Japonesa!

4. Hossomaki de atum com nabo em conserva:

Uma evolução do famoso tekkamaki (enrolado de atum) mas com o nabo em conserva, que trabalha muito bem com o atum, tanto no sabor como na textura.

5. Sushi de atum com alga e chipotle:

Algo que nunca pensei em ver num sushi: molho chipotle (a base de pimenta). A misturinha de nori com chipotle é um tempero excelente para no nigiri sushi de atum e eu só me serviram esse sushi uma vez, no Mori Ohta Sushi, acho que estavam testando!

6. Uramaki de salmão kabayaki:

A grande sacada e inovação desse enrolado é a preparação feita no salmão com o molho kabayaki, do mesmo jeito que se prepara tradicionalmente a enguia. Isso vem de muita categoria do restaurante Sushi Guen.

7. Sushi de Uni dos EUA (ovas de ouriço):

Se você é um amante e entusiasta da culinária japonesa tradicional sem dúvida já comeu e gosta muito do sushi de ovas de ouriço, porém deve ter percebido que a textura desse acima é muito diferente não é mesmo? Muito menos gosmento e com uma aparência mais rígida, nos EUA e no Japão são todos assim!

8. Sushi de salmão skin macio do Yashiro:

O restaurante Yashiro possui um incrível e diferente sushi de salmão skin! Normalmente os sushis de salmão skin são crocantes e durinhos, justamente pelo preparo da pele do salmão. Mas no Yashiro não sei como eles fazem mas a pele do salmão é macia e mesmo assim comestível!

9. Sushi de perna de lula (guessô):

Essas perninhas aí em cima parecem assustadoras a primeira vista, mas trazem uma consistência e sabor muito interessantes.

10. Uramaki de camarão empanado, ovas e jalapeño:

Sushi apimentado e super criativo, que saiu das mãos do sushiman Ronaldo lá no balcão do Mori Ohta Sushi. Se você gosta de pimenta, vai fundo!

11. Sushi de tamago (omelete japonês):

Os melhores restaurantes japoneses tradicionais poderão te oferecer esse sushi. De cara não parece uma boa idéia um sushi com ovo, mas é justamente o contrário, esse omelete japonês é delicioso!

12. Uramaki de camarão com alface e ovas:

Crocante! Esse sushi é crocante devido a quantidade de ovas que ele tem em volta dele. O camarão empanado vai muito bem com a alface também.

13.  Sushi de Salmão Selvagem do Alaska:

Ingrediente difícil de conseguir heim! Salmão selvagem do Alaska! Sabores e texturas muito diferentes do salmão normal, quando vi o preparo dele me assustei com o forte vermelho alaranjado do filé! Foi servido no D6o Culinária Japonesa!

14. Sushi de Kobe Beef:

Uma iguaria cara, é isso que podemos falar rapidamente sobre o kobe beef (wagyu). O kilo normalmente fica acima de 200-300 reais. Pouquíssimos restaurantes oferecem então se você tiver a oportunidade, vá fundo a experiência é única.

15. Salmão gravlax com maionese a base de tofu:

O salmão gravlax possui sabor único! O tratamento feito na carne do peixe te proporciona uma experiência muito diferente, o sabor é bem mais forte, é aí que entra a maionese a base de tofu, super leve, contrasta bem com o gravlax!

16. Salmão defumado:

O salmão defumado é feito de maneira diferente do salmão gravlax e o resultado é diferente também. Esse aí é do craque de sushi do Hamatyo, o senhor itamae Yoshida San. É um dos melhores sushis que já comi na vida!

17. Sushi de foie gras de peixe sapo:

Sushi que eu só vi e comi num lugar: Shigueru! Se trata de um foie gras de peixe sapo, ou seja, fígado de peixe sapo defumado. Parece estranho não é? Mas é delicioso, agradecimento ao Ricardo, filho do Shigueru por ter oferecido esse sushi!

18.Sushi de enguia anago com nori:

Eu já tinha comido sushi da enguia anago antes (água doce), mas nunca desta maneira, o chefe Edson Yamashita e sua equipe são muito bons e esse sushi estava excelente. você come o sushi fechando com a alga como se fosse uma trouxinha.

19. Sushi de Centolla (King Crab):

Vira e mexe o Shigueru recebe carangueijos e lagostas gigantes! É fácil saber pois eles sempre deixam o animal bem a vista. Se você pensar que o nosso pobre kani-kama é a imitação da carne do carangueijo já vemos que não há comparação! A carne é muito mais gostosa, porém eu acho que faltou um molho para realçar ainda mais o sabor.

20. Camarão com broto de nabo:

Sushis de camarão não possuem uma explosão de sabor e são mais sem graça se o camarão não é bom ou se ele não é bem preparado. Desta maneiram adendo é sempre bem vindo para incrementar o sabor, neste caso o chefe Daniel Hirata colocou brotos de feijão (moyashi).

21. Atum marinado com pimenta biquinho:

Outro sushi exclusivo que só comi no Shigueru, um atum marinhado em shoyu, sake, vinagre e ingredientes secretos que o sorridente Shigueru nunca conta! O sabor muda totalmente e assim que você coloca ele na sua boca você sente em sua língua um sabor mais agressivo, a delícia da pimenta biquinho vem do outro lado dando uma pitada mais doce.

22. Atum chamuscado com paste de umê:

Um dos diversos sushis incríveis que o restaurante Nakka tem em seu repertório, o atum perfeitamente chamuscado com a pasta de umeboshi (ameixa japonesa em conserva) por cima. Recomendo, aliás recomendo tentar fazer em casa também!

23. Sushi “Spider” de siri mole nos EUA:

Se os restaurantes americanos tem algo em comum é o nome de seus sushis, a grande maioria possui os mesmos nomes nos cardápios, porém cada um aplica seu estilo. Neste caso esse foi um sushi campeão do Sushi Yamaguchi em Las Vegas. Um sushi de siri mole a milanesa (softshell crab) com pepino fatiado, ovas, cebola roxa e maionese. Esse sushi é campeão, um exemplo para sushimans em qualquer canto. Não é bonito, mas é delicioso.

24. Peixe branco com shiso e umê:

Um sushi também perfeitamente equilibrado, o peixe branco é super suave e o sabor doce do shisô contra balanceia a acidez do umeboshi (ameixa japonesa em conserva). Esse sushi leva os hossomakis (enrolados com alga por fora) para um nível muito inesperado.

25. Enrolado de salmão com lichia e gergelim:

Quem me serviu esse enrolado foi o figuraça Kell Salomão, do Mori Ohta Sushi! É um prato perfeito para uma entrada, super leve e a lichia trabalha super bem com o salmão. O gergelim traz uma textura necessária, talvez a única coisa ainda a ser desenvolvida seja um molho acompanhando.

26. Enrolado de salmão com camarão empanado por cima e tarê:

É um dos sushis mais suculentos que já provei, pensem só num jow de salmão mas com cobertura de camarão (ou enguia se você tiver) e coberto por molho tarê e gergelim. Não tem o que pensar, delícia, delícia, delícia!

27. Enrolado de Salmão com camarão e ovas e raspas de limão:

Um sushi que segue bem a linha de entradas leves e refrescantes. O camarão com o salmão trabalham muito bem juntos como todos sabem, mas as ovas e principalmente as raspas de limão sisciliano.

28. Enrolado de polvo com polvo e camarão: 

Antes de mais nada, precisa de muita habilidade para fazer um sushi desse! O camarão servindo como suporte para um sushi com recheio de camarão e mais povo é no mínimo inusitado. Eu não achei que ficaria bom, mas fica! Talvez faltasse apenas um molinho para deixar tudo mais elevado.

29, 30 e 31. Enrolado de peixe prego com ovas e filhote de enguia, Jow de salmão com ovas ikura e enrolado de polvo com ostra:

Para finalizar, 3 sushis incríveis que o restaurante Hideki me enviou num delivery! O primeira da esquerda é um enrolado de peixe prego com ovas temperadas com wasabi e filhotes de enguia. Os filhotes de enguia são crocantes e dão uma textura excelente, não fique com receio não. O segundo sushi é um jow de salmão com ovas de salmão também (ikura), eu gosto muito deste sushi e acho que ele combina mais do que o gunkan normal de ikura. O terceiro sushi é o mais incrível dos 3, um enrolado de polvo com recheio de ostra, nada a declarar, simplesmente demais!!

Abraços

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

2 comments

  1. Boa lista! Aproveito pra sugerir o shimazushi do Quito Quito. O restaurante nao tem muito foco em pratos frios, e esse é o único sushi da casa, de cavala marinada. É muito bom e bem diferente do que estamos acostumados!

    • Oi Lilian, tudo bom? perdão não responder antes, estava viajando! Já passei muitas vezes em frente ao Quito Quito, você trabalha no local ou apenas frequenta? Ouvi reviews boas e ruins do local, mas estou para ir ainda mesmo.

      abraços e obrigado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*