Home / 501 sushis que você deve comer antes de morrer / 20 Sashimis que você precisa experimentar!
sashimi de atum temperado com sementes de papoula e molho a base de wasabi

20 Sashimis que você precisa experimentar!

O sashimi é um dos pratos favoritos de quem gosta de comida japonesa! Em geral ele é quase sempre o primeiro prato em uma refeição formal japonesa, para que o paladar não seja afetado para os demais pratos.

A maioria das pessoas possui os seus favoritos ou acabam ficando limitadas a disponibilidade do restaurante e até a boa vontade do sushiman em servir novidades e ingredientes diferentes, o que é uma pena! É por isso que resolvi fazer essa seleção!

O Gourmet San já visitou mais de 100 restaurantes diferentes então separei a lista dos sashimis que eu acho que todos vocês deveriam experimentar.

1. Atum do Shigueru:

 

Se o restaurante do itamae Shigueru tem de diferente de todos os outros é a qualidade de seu atum e também a fartura das fatias servidas. É absolutamente comum eles serviram sashimis como o da foto acima. O sashimi tradicional japonês é mais grosso do que a maioria dos restaurantes sereve, mas a experiência gastronômica se transforma, por isso eu recomendo.

2. Garoupa:

 

Este é um dos sashimis de peixe branco que mais me impressionou durante meus anos perambulando de restaurante em restaurante. Me serviram esse sashimi no Azê Sushi. O sabor do peixe é muito diferente de todos os outros e ele acompanhou um molho especial que fez toda diferença.

3. Salmão Gravlax com maionese a base de tofu:

 

Gravlax é uma receita onde o salmão é curado com uma mistura de açúcar, sal e ervas (dill/endro). O sabor é forte e vale muito experimentar, o sabor e textura caminha para os defumados e embutidos. Servido com maionese de tofu fica ótimo!! Me serviram tempos atrás no Mori Ohta Sushi.

 

4. Atum selado com puré de wasabi:

 

Este mais que excelente prato acima é servido pelo Meu Sushi Delivery. O atum é selado e o purê de batatas leva o wasabi como tempero, o resultado é maravilhoso. O purê não fica picante, é simplemente o sabor do wasabi trabalhando em conjunto com o atum.

 

5. Polvo com azeite e alho frito:

 

 

Este sashimi é um dos que faz o Mori Ohta Sushi o melhor rodízio de comida japonesa de São Paulo. Podemos chamar esse prato de polvo a provençal e acreditem, o polvo combina muitíssimo bem com o azeite e o alho frito. Anotem, receita pra fazer em casa e impressionar os amigos.

 

6. Atum gordo/semi gordo:

 

A maior iguaria do mundo da comida japonesa é a barriga do atum azul (o-toro), e esse sashimi de atum acima não é de um atum azul, mas ele é incrível e delicioso. A coloração mais clara indica a parte mais gordurosa e consequentemente mais saborosa, então esse degradê é lindo de se ver. Este me foi servido no Azê Sushi.

 

7. Salmão no molho ponzu (estilo usuzukuri):

 

O sashimi de salmão já é bom com shoyu, mas com o molho ponzu fica melhor ainda. Além do salmão e do ponzu, também tem camarão, ovas e cebolinha. É um prato que enche sua boca de sabor e é a entrada perfeita para um rodízio de comida japonesa.

 

8. Mini Polvo (baby octopus):

 

Não se assustem! Esse é um mini polvo, sim, exato, um polvinho. Eles são importados do Japão diretamente em conserva. Não tem o que dizer, pura cultura japonesa! São macios e deliciosos, o sabor é como se fosse do polvo só que muito acentuado.

 

9. Vieiras temperadas:

 

Ahhh…vieiras! Só de pensar nelas já dá pra sentir aquela refrescância que só vieras frescas trazem. 100% das pessoas que experimentam vieiras frescas temperadas pela primeira vez gostam! O sabor das vieiras é ressaltado pelos temperos, o mais comum são as raspas de limão ou sal negro, neste caso o chefe Mario do SP-Tokyo apostou num diferente que funcionou muito bem!

 

10. Uni (ovas de ouriço):

 

Indo numa direção diferente das vieiras, o famigerado uni, ovas de ouriço, não atrai muito as pessoas por seu visual e textura. É um pena, pois é tão refrescante quanto a vieira. Em geral o uni é servido apenas como sushi (arroz e alga), porém neste caso ele é servido numa colherzinha gourmet e bem temperado.

 

11.Salmão marinado com azeitona:

 

O salmão marinado com azeitonas é um absoluto favorito de quem gosta de azeitonas! Se você curte azeitonas, esse prato é o que você deve provar o quanto antes, é incrível com o salmão absorve o sabor de forma tão homogênea.

 

12.Atum com crosta de canela:

 

Uma das maiores surpresas que tive em toda minha carreira como gourmet é esse atum com crosta de canela! O atum adquire um sabor e uma textura absolutamente únicas e servido ainda com o molho tarê por cima faz todo mundo querer mais.

 

13. Tamagoyaki (omelete japonês):

 

O tamagoyaki não é considerado um sashimi, porém em todo cardápio de restaurante japonês ele está junto de todos os outros. O tamagô é muito renegado e isso é um engano, esse omelete japonês é feito com uma técnica específica que o deixa com uma consistência super macia e leve.

 

14. Atum temperado com sementes de papoula e molho a base de wasabi:

 

Prato top top top top top! Não sei de onde saiu a inspiração do chefe Mario do SP-Tokyo para criá-lo, só sei que o resultado foi positivo e não se assemelha a nenhum outro que você posa imaginar. Todos ingredientes trabalham juntos de forma harmoniosa, e nunca pensei em comer sementes de papoula.

 

15. Buri Toro:

 

Muitas pessoas acham que “toro” é sempre o atum gordo, porém toro se aplica a qualquer peixe quando sua parte gordinha da barriga é significante. Neste caso o buri toro também adquire uma diferença do sashimi normal,  o sabor é suave, e a principal diferença é na textura, esse desmancha na boca, enquanto o buri normal chega a brigar um pouquinho.

 

16.Polvo com sumiso:

 

Minha maneira favorita de comer sashimi de polvo! Esse molho da cor do missô é o sumis e é a base de missô. Ele é bem mais suave que o missô em si, então ele não rouba o sabor do polvo. Recomendo muito, aliás é outro prato de se fazer em casa.

 

17. Salmão com azeite, limão, azeite de trufas e alcaparras:

Se tem um ingrediente que eu nunca pensaria em ver num prato são alcaparras! Eu mesmo não sou fâ de alcaparras, mas dou meu braço a torcer, ficou muito gostoso mesmo! Porém o azeite é fundamental para fazer tudo funcionar bem.

18.  Polvo com sal negro,  tomate cereja e cebola roxa:

 

Outra surpresa do balcão do Mori Ohta Sushi, essa combinação poderia facilmente ser uma entrada de qualquer restaurante chique internacional com alguns ajustes, são ingredientes que funcionam muito bem juntos! O que mais me lembra é o sabor salgadinho e a textura da cebola roxa.

 

19. Salmão com azeite trufado e pimenta biquinho:

 

Servido no Shigueru, esse carpaccio de salmão utiliza 2 ingredientes queridinhos dos chefes na atualidade, o azeite trufado e a pimenta biquinho. Ele demonstra toda versatilidade do salmão e a criatividade dos chefes no dia de hoje. Como é um prato do Shigueru, as fatias s ão super fartas!

 

20. Tataki de atum com molho a base de cereja:

Atum cortado em cubinhos, em geral servido nesse formato de torre, é o que podemos caracterizar o tataki. A parte especial é o molho vermelho a base de cereja, nunca comi nenhum outro prato similar, realmente foi excelente e único.

Espero que tenham gostado da lista!

Abraços

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*