Home / Bairros / Almoçando no Sushi Kiyo e o maior sushi de uni que já comi!
Sushi Kiyo do Mestre Kiyomi e Carlos Watanabe Sushi Especial

Almoçando no Sushi Kiyo e o maior sushi de uni que já comi!

Olá sushizeiros de plantão, tudo bom?

Hoje mais um restaurante visitado! Um absoluto clássico de São Paulo, o Sushi Kiyo. Famosíssimo por ter um dos mais, se não o mais experiente itamae san de São Paulo, o Kiyomi San! Seu filho Carlos Watanabe também sempre está por lá! O Sushi Kiyo é conhecido por seu sushi tradicionalíssimo e por fazer de vez em quando um festival com sushis medievais, da época Edo, quando surgiram os sushis.

Fazia muito mas muito tempo que eu estava para ir no Sushi Kiyo e o dia finalmente chegou! Eles possuem valet e estacionamento na porta, mas eu fui de metrô e desci a pé da Av. Paulista. Ele fica localizado na Rua Tutóia, 223, Vila Mariana, tel (11) 3887-9148 (http://www.sushi-kiyo.com.br/?).

A entrada é bem bacana, lembrando um pouco o Yashiro, onde você entra e passa por um jardinzinho, no caso do Sushi Kiyo sobre umas escadas. Logo que você entra o balcão já está a esquerda, as mesas ficam mais a diante, ao fundo e no andar de cima! É um ambiente muito bom para almoçar e para um jantar com mais pessoas, coisa que hoje em dia é difícil, já que os restaurantes japoneses estão cada vez mais intimistas, mas o Sushi Kiyo realmente é um restaurante para a família.

Bom, cheguei e sentei no balcão, bem de frente ao mestre  Kiyomi! O restaurante estava cheio então me concentrei em escolher e pedir logo. Minha seleção foi do Sushi Especial que sai por 67 reais!

Aguardei um tempinho pela comida, era esperado pois o restaurante estava cheio! Enquanto isso, sereno e pacato o mestre Kiyomi continua fazendo sushis e combinados para o salão. O sushiman que trabalhava ao lado dele me disse: “o seu já ta saindo ok?” E saiu mesmo. o Mestre Kiyomi me entregou o seguinte combinado:

Fiquei decepcionado um pouco pois eu juro que não esperava 2 niguiris de salmão num combinado chamado Sushi Especial…Mas de resto parecia promissor, sushis grandes e fartos e no meio deles uni (ovas de ouriço) e ikura (ovas de salmão).

Comecei a degustação e realmente estavam excelentes, sushis que enchiam a boca de sabor! Os tekkamakis estavam bons, não excelentes. Deixei para o final os de ovas e que considero mais especiais, e claro que são não é mesmo? O de uni foi simplesmente o maior sushi de ovas de ouriço que já comi na vida, vejam só o capricho:

Ele estava ótimo, super refrescante como deve ser Logo depois provei o de ikura que estava com um gosto diferente. Não sei se era o meu paladar que estava confuso ou se realmente os ingredientes não estavam no melhor dos dias. Era um dia bem quente e em geral eu não reajo muito bem em dias assim.

Se tenho apenas uma crítica a fazer é que o otoshi chegou junto com meu Sushi Especial, isso é meio ruim pois quebra o ritmo do que você come. E eu cometi o erro de comer, talvez tenha sido isso que mexeu com meu paladar e afetou o gosto que senti no ikura. Ahh antes que eu esqueça, como otoshi me serviram uma bem gostosa e caseira carne com batatas, missoshiru e sunomono. Eu pessoalmente gosto quando os restaurantes japoneses mostram que comida japonesa não é só crua e frita. Vejam abaixo

Preciso retornar para mais uma visita! Quem sabe para provar os sushis do filho, o Carlos Watanabe!

Abraços

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*