Home / Bairros / Sakagura A1 – entradas boas, resto decepcionante!
Sakagura A1 Shin Koike Sushi executivo

Sakagura A1 – entradas boas, resto decepcionante!

Oi gente, tudo bom?

Hoje é dia de mais uma review inédita aqui no Gourmet San! O chefe deste restaurante é um dos melhores em São Paulo, é o Shin Koike, chefe do excelente Aizome, onde tive a oportunidade de comer 1x. Mas hoje vamos falar do izakaya do Shin, o Sakagura A1. Faz algum tempo já que ele foi inaugurado mas eu não tinha conseguido ir até então. Ele fica localizado na Rua Jerônimo da Veiga, 74 – Itaim Bibi, Tel:(11) 3078-3883 (www.sakaguraa1.com.br/?).

Para quem não sabe, izakaya é o boteco japonês (já visitei o muito bom e divertido Minato Izakaya), um lugar para pratos pequenos, porções, bebida e muito papo. Era Restaurant Week em São Paulo, então eu queria aproveitar e comer bem e não pagar tanto, fiz a reserva no restaurante e fui lá no dia seguinte no almoço.

Cheguei e encontrei um pessoal que eu tinha combinado de conversar sobre um projeto deles relacionado a comida japonesa também. Para minha surpresa o sushibar e a parte mais disputada do restaurante ficam no andar de baixo. Descemos e logo sentamos.

Em pouco tempo descobrimos que a semana do Restaurant Week que estávamos era apenas para cliente de mastercard platinum e black, ou seja, ricaços, onde eu não me encaixo. Fiquei bem decepcionado por 2 pontos: o primeiro obviamente com o site do Restaurant Week, que ano após ano não melhora, e continua confuso e com informações desencontradas, o segundo foi a inflexibilidade do restaurante em não nos servir os pratos. Grandes restaurantes sempre fazem um esforço para ajudar os clientes quando surge alguma confusão.

Ok, sem problemas, vamos para o cardápio normal mesmo =). O cardápio é excelente e possui opções diversas, depois de um tempo me decidi pelo sushi executivo, ou com um nome similar. O valor era próximo de 50 reais se não me engano, mas parecia que valia a pena mesmo. Pedimos.

Enquanto o pedido não vinha, nos serviram duas entradas:

A primeira foi a clássica saladinha que comi também em minha ida ao Aizomê. Tudo no ponto, bem temperado, frescor ao máximo:

Também nos serviram algo que virei o rosto um pouco, mas quando provei, que surpresa! Trata-se de um macarrãozinho servido gelado com um molho cítrico, que parecia o ponzu, mas pelo calibre do Shin Koike, talvez seja algo mais complexo:

Bom, comemos essas entradas e ficamos esperando pelos nossos pedidos…Esperamos, esperamos…Esperamos mais um pouco e nada… Perguntei para o garçon que eu finalmente consegui chamar (pois eles não são nada acessíveis, nunca olhando para nossa mesa). Ele disse que já já vinha.

Pois bem finalmente chegou:

Bastante até né? Vamos começar pela parte boa, os cogumelos na parte de cima estavam muito bons! O atum cortado em quadradinhos no recipiente a direita também estava excelente, super bem temperado! Ok, podemos parar já, todo o resto estava ruim.

Eu juro que estou sendo sincero e que na maioria as vezes faço críticas construtivas, mas nesse caso foi um pouco difícil! Vamos começar pelo temaki a direita. Temaki de salmão simples normal e com alga borrachuda, aliás dá pra ver o estado da alga daqui. Bem clássico de um prato que foi montado de forma sem pensar no cliente. Temaki você faz e serve ao cliente imediatamente.

Seguindo, os sashimis estavam com fatias super finas. Os nigiris bem medianos, arroz fraquinho assim como os peixes. Agora vamos lá, para o pior de todos, os uramakis. Me serviram 2 tipos de uramakis, de atum e pepino. Antes de mais nada, servir enrolado de pepino é uma piada de mal gosto. Além disso o arroz estava duro e gelado, obviamente foram guardados e resfriados. Posso dizer isso com propriedade de quem já foi em muito restaurante ruim e que também já fez muita comida japonesa em casa e que já guardou o shari de um dia pro outro. Resumindo, uma vergonha pro Sakagura A1.

Eu avisei o restaurante pela página deles no Facebook e foram muito atenciosos me respondendo rapidamente e agradecendo por avisá-los, pois assim eles ficam de olho na qualidade.

Ahhh…esqueci, aliás estava quase esquecendo, eu fui bem insistente nesse dia, no final do almoço ainda pedi uma dupla de unagui (enguia de água doce) pela dupla bem cainha por 28 reais. Mesmo lenga-lenga, demoraram 20-25 minutos para me servir. Nota: era por volta de 14h -14h30 e o restaurante estava longe de estar cheio. Vejam abaixo a dupla de unagui:

O sushi de enguia estava bom, mas não excelente, enguia em geral se serve quentinha e essa veio gelada, o que parece de praxe no Sakagura. Mas não vou mentir, não estava ruim mas o almoço inteiro já tinha me deixado um pouco brochado.

Me desculpem minhas cias pois eu mesmo tinha escolhido o local! Voltar ao Sakagura A1? Talvez…mas difícil!

Abraços

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*