Home / Bairros / Restaurante Dô, excelentes sushis das mãos da sushiwoman Alice
IMG_20140130_222350

Restaurante Dô, excelentes sushis das mãos da sushiwoman Alice

Fazia bastante tempo que eu não ia a um restaurante sozinho. Não que eu goste, é muito melhor ir acompanhado, pois é sempre bom bater um papo e poder pedir maior variedade do cardápio para depois dividir a conta. Mas não nego que ir sozinho a um restaurante japonês te permite apreciar com muito mais profundidade cada sushi!

Claro que isso tudo acima só dá certo e é legal se você realmente vai num restaurante bom! E foi essa experiência que tive no restaurante Dô Culinária Japonesa, que fica na Rua Padre Carvalho, 224, tel: (11) 3816-3958 (http://doculinariajaponesa.com.br)

Do lado de fora o Dô parece um lugar quieto como o Nakka, mas tudo muda quando você entra, pessoas conversando no melhor estilo de barzinhos de Pinheiros e da Vila Madalena. O balcão é alto e estava quase vazio. Não tive nem dúvida fui lá e sentei na ponta da esquerda, onde dá pra ver o balcão em ação.

Por falar em balcão, o sushibar divide as costas com uma grelha onde fica um responsável exclusivo por pratos grelhados e alguns quentes (mas o restaurante ainda tem uma cozinha interna. No sushibar, duas pessoas, um oriental e na liderança uma sushiwoman, a Alice! Fiquei muito, mas muito surpreso mesmo. Existe aquela tradição japonesa que diz que mulher não pode fazer sushi devido a diferente temperatura corporal do corpo feminino, que alteraria o sushi. Ok…ok…mas imaginem o nível dos ingredientes e das técnicas aplicadas para a temperatura do sushiman influenciar em alguma coisa. Resumindo: balela! Fiquei muito feliz em finalmente ver uma sushiwoman em ação!

Sentei, demoraram um pouco para me trazer o cardápio, porém graças a Alice, muito atenciosa, fez questão de dar atenção desde o começo, e me levaram o menu.

O cardápio é bem completo e fica difícil de escolher, mas como eu sempre miro nos sushis (leia-se nigiris), fiquei entre duas opções, uma de 66 reais e outra de 135 reais. Como era um dia de semana, resolvi ir com calma e pedi a sequência de 66 reais, que contempla sushis variados selecionados pelo sushiman, neste caso, sushiwoman. A outra opção, de 135 reais era de apenas sushis especiais, fica pra próxima =).

O restaurante estava cheio, então percebi que demoraria um pouco para meu prato vir, aproveitando pedi um outro logo em seguida. Minha escolha seria o uramaki de softshell crab (siri de casca mole), que é simplesmente delicioso e que nos EUA é um dos mais famosos e deliciosos, tive a oportunidade de comer nos restaurantes Kaizen Sushi e no Sushi Yamaguchi. A Alice me ouviu pedindo o uramaki de softshell crab e disse que infelizmente eles estavam sem, mas que poderiam fazer o mesmo estilo porém com camarão empanado (ebitem).

Aceitei é claro, é sempre bom ouvir sugestões da casa. Os hot rolls do Dô custam em média 20 reais, mas este no final saiu 30 reais pela adaptação (um pouco caro demais pro meu gosto). Enquanto isso fiquei observando a Alice fazendo sushis, fiquei impressionado em como os sushis estavam saindo e fiquei animado! E não me decepcionei, chegou meu combinado de sushi:

A seleção foi de 2 sushi de salmão, 2 de atum, 2 de serra, 2 de robalo, 2 de buri, 1 jow de salmão e 1 enrolado de pepino com ovas em cima. Todos estavam deliciosos, o melhor para mim foram os 2 brancos, buri e robalo, excelentes e refrescantes! O arroz estavam numa textura boa, assim como a temperatura, não tenho do que reclamar.

Quando estava no meio deste combinado, chegou o uramaki ebitem:

Demais né? Bom, sempre que posso explico o porquê dos nomes dos sushis. No caso deste o uramaki vem de maki (enrolado) e ura (de dentro pra fora), ou seja, esse é o nome dos sushis quando o arroz vem por fora. Já no caso de ebitem, ebi é é camarão em japonês e tem vem de tempurá. Ou seja, juntando tudo, é um sushi com arroz para fora e com recheio de camarão empanado. Antes que me fale, realmente neste caso não é um tempurá de camarão, mas sim um ebifry, que é um camarão empanado com outra farinha.

Mas vamos falar de sabor, ele estava excelente, quentinho e camarão crocante. Só acho que poderia ter mais ovas e um pouquinho mais de molho tarê, de resto tudo ótimo, sem dúvida eu pediria de novo! Alice, quando eu for aí vou perguntar se tem softshell crab heim! Hahaha.

Enquanto eu estava terminando o uraebitem acima a Alice se aproxima e diz: este é cortesia. E me traz um sushi absolutamente lindo de barriga de salmão com ovas de salmão em cima (ikura).

Juro, foi um dos sushis mais lindos que já, fiquei um tempo só observando e admirando. Vejam só esses cortes milimetricamente iguais que formaram esse belo desenho no salmão. Peguei o shoyu e coloquei um pouco em cima e mandei pra dentro. Estava muito bom, muito mesmo, agradeço muito a Alice por essa oportunidade.

Para quem não sabe, é comum sushimans darem pequenos agrados para quem senta no balcão e principalmente quem se mostra interessado, por isso que sempre recomendo a todos sentarem no balcão. Claro que não é possível sempre, para mais de 4 pessoas acho melhor sentar na mesa mesmo.

Se tem algo que não vi no Dô foi sushis chamuscados, acho que essa barriga de salmão ficaria ótima também na versão chamuscada =)

Sem dúvida retornarei, gostei muito do Dô Culinária Japonesa.

Abraços

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*