Home / Bairros / O incrível Menu Premium do Chefe Mario do São Paulo-Tokyo
Sao Paulo-Tokyo Menu Preminum do Chefe Mario nigiri sushi especiais

O incrível Menu Premium do Chefe Mario do São Paulo-Tokyo

Olá a todos,

Um tempo atrás fui conferir o restaurante São Paulo-Tokyo, do chefe Mario Tucillo. Diferente da maioria dos restaurantes japoneses de qualidade, que possuem um oriental liderando por trás do balcão, o chefe Mario, loirinho e com cara de sulista, te surpreende. Ele conhece muito de comida japonesa e já tem uma longa experiência!

Recentemente ele abriu uma nova filial do restaurante bem próxima da original. Localizado na Rua Pedro de Toledo, 399, São Paulo – SP, telefone: (11) 5083 6577.

O ambiente é muito bonito! Um vidro enorme na fachada, não deixando o ambiente escuro, poucas mesas e um enorme balcão! Eu fui lá exclusivamente para conferir o Menu Premium (R$78,00) que tanto o chefe Mario quanto os perfis de redes sociais do restaurante São Paulo-Tokyo postam nos últimos tempos. Bom não me arrependi!

O valor parece meio salgado, então vale como comparação com o rodízio do Mori Sushi, que é o que temos de melhor em termos de rodízio de comida japonesa na cidade de São Paulo.

O São Paulo-Tokyo possui 2 menus, um a la carte, e outro para o Menu Premium. Isso eu acho fundamental e respeito muito os restaurantes que fazem isso, ou seja, abrem o jogo de tudo que realmente servem para seus clientes, e permitem a eles pedir quantas vezes quiserem.

Sentamos no balcão e como a casa também é especializada em temakis, pedimos um de atum e um de camarão empanado! Estavam bons, mas não excepcionais, porém não é pelos temais que visitei a casa e sim pelo Menu Premium, então vamos lá.

Após os temakis, começamos com as entradas e alguns pratos quentes. Nossa escolha foram pelo guioza, harumaki (rolinho primavera), shimeji com lula e shitake na manteiga, vejam só abaixo:

Como vocês podem ver, o guioza foi feito no vapor, super macio e gostoso, só acho que faltou algum tipo de tempero na carne para senti-la mais. O shimeji foi servido junto com anéis de lula. Mas agora, vamos falar do outro congumelo! O shitake estava demais, simplesmente delicioso, eu pessoalmente prefiro o shitake ao shimeji, ele tem mais sabor!  Vale a pena citar que as porçõezinhas são pequenas, o que é ótimo e mostra que o restaurante não quer que você encha a barriga e não coma o resto.

Não posso esquecer do harumaki, rolinho primavera:

Fiquei super feliz em ver rolinhos primavera que me lembrarem em aparência os do restaurante chinês Ton Hoi, que eu sou fã (claro que os do Ton Hoi são inigualáveis). Eles vieram moreninhos, levemente tostados e com o recheio de legumes, sempre! Não acho legal harumaki de queijo, pastel de queijo como na feira, hahaha!

Preciso comentar algo super importante, esses tomates cereja foram essenciais para quebrar o sabor forte que fica na boca após o rolinho primavera e os cogumelos na manteiga. Afinal nada mais importante do que começar a provar peixes com o paladar limpo!

O Chefe Mario começou com um ussuzukuri de peixe branco (robalo), maçaricado com azeite, flor-de-sal, limão sisciliano e hiyashi wakame (que é uma alga japonesa especial):

Simplesmente delicioso! Demais! Demais! Um sabor novo, que eu nunca havia provado antes, o chefe Mario acertou em cheio. O robalo estava super macio e os temperos que ele colocou, junto desta alguinha verde especial fizeram este prato ser demais mesmo! Vacilei em não pedir um repeteco!

Seguindo, mas um prato com fatias de peixe, um carpaccio de salmão no molho ponzu, regado com azeite de trufas brancas, flor-de-sal e cebolinha:

Este prato também estava divino, o aroma de azeite de trufas realmente dá um toque muito especial. Mas este prato não é tão especial quanto o outro, porém ainda assim, é bem gostoso, acho que o chefe Mario poderia achar um substituto pro ponzu talvez, mas só estou dando pitaco, o prato estava excelente também.

A seguir, a 3a entrada especial do Menu Premium, o chamado sushi del fuego, que é um jow de salmão, recheado com salmão frito, temperado com mostarda, mel e molho teriyaki:

Gostei bastante deste sushi, é uma receita bem diferente de todos sushis flambados que já me serviram antes. A combinação funciona bem e o garçon foi prestativo o suficiente para nos falar para não comer o pepino que é utilizado como base deles. Isso é muito importante, nunca me esqueço de quando fui ao Kinoshita, como explicavam cada prato minuciosamente, faz toda diferença e damos muito mais valor!

Agora vamos para o ponto alto do jantar, os nigiris especiais do Chefe Mario.

Acima vocês veem 4 tipos de nigiris, atum com foie gras, salmão com azeite de trufas e raspas de limão sisciliano, robalo com oroshi e polvo com azeite de páprica!

Todos são absolutamentes únicos e deliciosos, tanto que eu repeti depois =) O Menu Premium vale a pena só por questão deles! Então vale a pena dar uma olhada mais de perto em cada um.

Nigiri sushi de polvo maçaricado com azeite de páprica:

Nigiri sushi de salmão maçaricado com azeite de trufas e raspas de limão sisciliano:

Nigiri sushi de robalo com momiji oroshi (nabo com pimenta) e raspas de limão sisciliano:

Nigiri sushi de atum com foie gras maçaricado:

Cada um deles é excelente em sua característica única. O chefe Mário acertou em cheio, não tenho do que reclamar! Dá pra ir no São Paulo-Tokyo pedir uns 20 variando entre os 4 e já ficar feliz!

Ahá, mas ainda não acabou! Temos ainda o combinado de sushi e sashimi com sushis especiais: uramaki ebiten (camarão empanado), jou de salmão com creamcheese, batera sushi crispy e um enrolado de salmão frito com salmão por cima. Vejam abaixo:

Este é o único ponto fraco do Menu Premium, não que seja ruim,  porém fica muito abaixo das entradas e dos nigiris especiais. Não precisaria de muito para elevar os enrolados especiais a realmente um nível mais alto, por exemplo, o baterá poderia ter mais casquinhas de tempurá bem salgadinhas, os enrolados poderiam ter alguns ingredientes mais agressivos, como um camarãozinho cozido por cima ou ter uma uramaki de atum spicy! O mesmo acontece com os sashimis, após comer aqueles carpaccios incríveis do início do jantar, esses perdem um pouco a graça, talvez fosse a chance de servir um atum ou salmão selado com molho especial e um robalo com ovas.

Terminamos mas ainda tinha mais um prato do Menu Premium que foi demais, um yakitori de bacon com shimeji:

Simplesmente divino, vale cada mordida!

Após este, terminamos felizes da vida, mas prontos para a sobremesa, um delicioso sorvete de creme entre duas torradinhas =)

Terminamos o jantar, tudo uma delícia sem dúvida, vale a pena muito retornar lá, não vejo a hora! O Chefe Mario só precisa fazer uns ajustes no combinado com os sashimis e os enrolados.

Abraços

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*