Home / Bairros / Menu Degustação Fusion Japonesa e Espanhola no Shigueru
Shigueru Menu Degustacao Fusion chefe Juliano Valese (12)

Menu Degustação Fusion Japonesa e Espanhola no Shigueru

Olá a todos!

De tantas vezes que fui ao restaurante Shigueru acabei ficando com o rosto conhecido, mas também não tem como, é o que sempre recomendo a vocês: sentar no balcão , conversar e ser simpático com o sushiman não tem preço! Assim sendo, umas semanas atrás eu estava ali comendo no balcão do itamae Shigueru e ele me convidou para um evento especial, um Menu Desgustação Fusion de comida japonesa e espanhola. O Shigueru seria responsável pelo lado japonês e o chefe Juliano Valese pelo lado espanhol. Os lugares limitados: 40. Valor: R$ 120,00. Embarque nessa comigo!

O dia foi 28/10, segunda-feira. Cheguei ao Shigueru as 20h com um amigo e logo percebi a diferença no ambiente, muito mais movimentado do que o normal para um dia a noite. Tivemos sorte e pegamos 2 lugares no balcão bem em frente ao Shigueru San, justamente onde ele havia me convidado!

No balcão o cardápio especial do Menu Degustação, que guardo comigo até hoje! Abaixo vocês podem vê-lo, infelizmente está meio amassado e com anotações de caneta que o próprio garçon fez para saber o que já tinha vindo:

Aparentemente toda equipe do Shigueru estava lá, inclusive o filho dele, dando uma força para esse evento especial.

Rapidamente o primeiro prato foi servido, ravioli de viera com uni. Simplesmente delicioso! Pelo nome achei que realmente fosse vir um ravioli em massa tradicional, mas na verdade a vieira representava o ravioli e o recheio era obviamente das ovas de ouriço, uni! O resultado é nota 10, ainda bem que serviram duas colheres dessa para cada um.

A partir daí começou a demora, infelizmente a sincronia do chefe Juliano com o sushibar foi bem ruim. Fazer um evento assim já não é fácil, imagina na 1a vez e com lógicas de funcionamento totalmente diferentes.

Enfim, depois de uns bons minutos veio o Tartar de bluefin com gaspacho e espuma de limão sisciliano! Simplesmente incrível, demorou mas valeu a pena, eu e meu amigo raspamos o prato. O gaspacho, que é uma sopa de tomate fria, estava demais, o atum também, apesar de eu não ter achado esse blue fin nada especial! Não posso esquecer a parte mais moderna do prato, espuma de limão sisciliano, hahaha incrível essas técnicas modernas de transformar alimentos, o chefe Juliano mandou muito bem!

Em seguida nos serviram ostras simplesmentes divinas! Super frescas e acompanhando sorbet de Sunomono no molho ponzu. Vou ser sincero, o sorbet de sunomono não me brilhou muito os olhos, porém a combinação da ostra com o ponzu é das melhores. Recomendo!

Agora os muito aguardados sushis!! Sim, ainda bem que eles também faziam parte desta degustação fusion. Os sushis foram: 2 torô (atum gordo) maçaricado com shoyu vermelho, 2 nigiri sushi de kobe-beef e o mais interessante e uma grande surpresa, 1 omura sushi (sushi com mais de 600 anos de história).

Não tem o que dizer, assim que terminamos tivemos vontade de pedir um repeteco, pena que não dava!

Em seguida o prato da vez seria o Foie Gras com Lichia e azeite balsâmico, acompanhado de uma dose de Licor de Ameixa chamado de Umeshu! Infelizmente este prato demorou demais, bem mais do que o gaspacho. Diversas mesas ficaram incomodadas, a situação se tornou caótica e o Shigueru começou a demonstrar sinais de preocupação!

Quando nos serviram, veio 1 prato apenas com um pedaço de foie gras que parecia uma fatia gordinha de pera para dividirmos. Achei estranho, mas estava tudo simplesmente delicioso, foie gras como nunca comi! Já o licor Umeshu super forte, não consegui tomar a dose inteira (ok, sou fraco com álcool!). Essa questão de dividir o prato deu problema em algumas mesas onde os clientes não quiseram dividir a porção, mas eu não sou desses de fazer chilique. Infelizmente perdi a foto deste prato!

Cada prato que passava ficava mais feliz e mais triste! Mais feliz por estar saboreando pratos especiais neste evento especial, mas mais triste pois estava chegando ao final!

Nos serviram rapidamente um Caldo de Marisco Branco. Estava gostosinho, não achei nada especial, o Shigueru serve caldos tão bons quanto este em dias comuns, como o tyawan mushi.

Para finalizar tinha o peixe gralhado do dia e depois a sobremesa, mas a situação estava bem confusa e acabaram nos servindo a sobremesa antes! Hahaha eu e meu amigo não reclamamos, percebemos que a situação não estava fácil para ninguém, no fundo estávamos muito mais gratos por estarmos lá do que qualquer outra coisa. A sobremesa estava bem boa, essa mistura de sorvete, frutas e um toque ácido funciona muito bem, mas pensando em sobremesas como essa, a do Aizomê que provei ainda é bem mais incrível!

E no final o peixe grelhado do dia que o garçon nos informou ser pescada amarela, servido em sua tinta e com mandioquinhas chips em cima.

Estava boa, mas foi um dos pontos baixos definitivamente do jantar!

No final das contas foi uma experiência ótima, agradeço o Shigueru pelo convite! Mas sinceramente não sei se ele fará novamente, parece que foi muita dor de cabeça, mas a iniciativa em si é nota 10, precisamos ter mais eventos desse em nossa gastronomia.

Forte abraço

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*