Home / Curiosidades sobre sushi / 11 dicas de Masaharu Morimoto para seu sushi de atum!
11 dicas de Masaharu Morimoto para seu sushi de atum!

11 dicas de Masaharu Morimoto para seu sushi de atum!

Olá a todos!

No famoso Centro Internacional de Culinária de New York (International Culinary Center) há um evento chamado New York Culinary Experience, onde é dada a chance a pessoas comuns terem aulas de chefes famosos internacionalmente. O Iron Chef Morimoto participou e deu um show! Abriu um atum desde o começo e passou dicas bem importantes que fazem toda diferença! Confira abaixo 11 dicas de um dos maiores chefes de sushi do mundo:

Preparação do atum:
1: Se você possui um filé grande de atum, quanto mais clara a cor, mas gordo é o atum. Claro que aqui no Brasil há alguns atuns clarinhos que na verdade são de má qualidade então não confunda um com o outro.


2: Fatie o filé de atum com um corte único, longo e firme. Se possuir uma faca japonesa para sashimi melhor.

Nigiri-sushi:
3: Sushi é um finger food, então coma com as mãos mesmo que não tem problema nenhum =).
4: Coloque o sushi no shoyu com o lado do peixe para baixo, o arroz não deve ser molhado ou mergulhado no molho de soja.
5: Coma o sushi de uma vez só, sushi mestres tradicionais fazem sushis de acordo com seus clientes.

Maki (Enrolados):
6: As folhas de nori tem um lado brilhante e um opaco. Caso for fazer um hossomaki, deixe o lado brilhante para baixo e coloque o arroz no lado opaco.


7: Coloque o arroz no nori delicadamente, não amasse o arroz com força, isso faz toda diferença.

8: Se você possui um pedaço grande de atum, os cantos, bordas e pontas são perfeitos para usar como recheio para seu enrolado.


9: Use a esteirinha de bambu para dar uma melhor forma ao sushi depois de enrolá-lo. A priori não parece fácil ou óbvio enrolar o sushi sem a esteira, mas o Gourmet San recomendo este treino!

Wasabi
10: Morimoto dá uma dica surreal para nossa realidade, usar wasabi fresco, ralá-lo na hora. Porém com não temos a disposição aqui, aplique essa dica para o wasabi feito a partir de pó mesmo que já ajuda.


11: Quanto mais gordo do atum, mas wasabi pode ser colocado no sushi. E de forma alguma misture o wasabi com o shoyu, sempre coloque direto no peixe.

Espero que tenham gostado! Para quem quer ver a fonte direta de onde o Gourmet San tirou todas essas dicas, clique aqui.

Um abração e até a próxima

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*