Home / Preço / Acima de 150 reais / Restaurante Kosushi – tsc…tsc…
Balcão do Kosushi já com a entradinha e o bancha
Balcão do Kosushi já com a entradinha e o bancha

Restaurante Kosushi – tsc…tsc…

Olá a todos,

Para quem acompanha o blog deve achar as vezes que não falo mal de nenhum lugar certo? Ou que só visito lugares top de linha, ou pior ainda, que sou convidado especial e me pagam para falar bem. Nada disso é verdade. Sempre tento ir a lugares diferentes e, conhecendo ou não pessoas do restaurante, sou sincero nas reviews pois o intuito do blog é esse mesmo, vocês terem uma ideia fiel do que irão encontrar.

Digo tudo isso para não se espantarem com a review de hoje, que não será nem um um pouco entusiasta como a maioria. Visitei o badalado Kosushi que possui 2 endereços, um no Shopping Cidade Jardim (chique não é mesmo?) e o que eu visitei, no Itaim, Rua Viradouro nº 139, tel 11 3167-7272 (www.kosushi.com.br). Fica super escondido e dá um ar muito de lugar secreto, disso eu gostei demais, me lembrou um pouco a entrada do Aya!

 

Entrando você se surpreende, ambiente super moderno e cadeiras coloridas. Lógico que fui direto para o balcão, e que belo balcão viu, madeira lisinha, reluzente, nota 10! O serviço foi super rápido e fui decidir no cardápio o que ia pedir, fui em busca da sequência de sushis.

Balcão do Kosushi já com a entradinha e o bancha

Após um tempinho analisando, conversei com um dos maitres presentes se não tinha uma sequência só com nigiris, pois fiquei sabendo que os sushis do Kosushi eram um dos melhores de São Paulo. Ele disse que não, mas que ele poderia transformar Kosushi Exotic, um combinado de 81 reais em uma com 15 nigiris por 82 reais, fiquei super feliz e disse que ia ser esse mesmo!

Neste exato momento começou o lado ruim da experiência, resolvi mudar de lugar, saindo de trás da geladeirinha de peixes, para uma posição mais central, em frente a um sushiman japonês de meia idade, que não é o famoso George. Este mesmo sushiman começou a preparar meus sushis em pouco tempo. O primeiro sushi servido foi um belíssimo par de atum, com uma cor e consistência que eu nunca havia visto ou provado, vejam abaixo!

Por um lado fiquei abismado por nunca ter visto um pedaço de atum assim, não sei se ele tinha sido maturado ou se sofreu algum outro processo,sensacional! Mas por outro lado fiquei meio decepcionado em, logo de cara, ele me servir uma dupla e não um sushi único, me deu um medo que os 15 sushis diferentes que eu imaginava na minha cabeça tornassem 8, ou menos…

Essa minha expectativa ruim ficou mais forte quando na sequência ele me serviu mais uma dupla, pasmem, de salmão! E eu juro pra vocês que este salmão abaixo foi um bem normalzinho, claro, tirando o fato do arroz ser ótimo, o nível do sushi foi mediano e eu jamais esperaria isso de um restaurante de nome e num pedido de uma sequência de sushis chamada Sushi Exotic, afinal, o que de exótico tem num par de sushis de salmão?

Na sequência tudo se confirmou, mais uma dupla. Nesse instante eu já senti que tinha jogado meu dinheiro no lixo, mas vamos lá né, nunca se sabe o que se esperar de uma experiência no balcão de um restaurante tão famoso como o Kosushi. Ao todo me serviram duplas de buri, robalo e serra. Todos sushis muitos bons, não há como negar, não esplêndidos, sem dúvida prefiro os do Aze Sushi e do Shigueru, praticamente vizinhos ao Kosushi. Mas servir duplas num combinado deste nível e preço é inaceitável.

Buri

Carapau

Robalo com shiso e raspas de limão

No final, pelas minhas contas, faltavam 3 ainda, pensei que, por ser número ímpar, eu receberia talvez mais alguma dupla e um sushi diferente ou 3 diferentes, como ovas, enguia ou vieira. Que nada, tudo rapidamente resolvido com 3 hossomakis de salmão, um desses que se não fosse pelo ótimo arroz, acharia que saiu daquelas bandejinhas que compramos em supermercado. Tão decepcionante que até esqueci de tirar fotos!

Mas como quem ta na chuva é pra se molhar, pedi o cardápio, ia recorrer aos a la carte para ver se algo salvava. Depois de dar uma olhadinha no menu e ter recebido do sushiman a seguinte fala: “terminamos com a sequência, se quiser pode pedir a la carte”. Fui pedir a la carte:

Gourmet San: Vocês tem uni?

Sushiman: Não.

Gourmet San: Vocês tem tamago?

Sushiman: Não.

Gourmet San: Vocês tem ika (lula)?

Sushiman: Temos sim.

Gourmet San: Então me vê um.

Fiquei totalmente perplexo com essa conversa que tive com o sushiman, como que um restaurante deste nível não possui uni ou tamago? Fique até confuso se estava no restaurante certo.

Bom, pelo menos ia comer um sushi de lula, né? Sempre é bom sentir aquele gostinho doce da lula, hummm….Para minha surpresa o sushiman foi logo preparando uma dupla, sem me pergutar se eu queria uma unidade ou par, como é de praxe. Fiquei chocado, mas neste instante só queria comer e ir embora.

Sushi de lula

A dupla de nigiris de lula estava boa mas não foi nem de perto uma das melhores que já comi, claro que talvez o ambiente e o clima que eu estava talvez não estivessem ajudando mais, mas a culpa não foi minha, cheguei com toda boa vontade do mundo! Vocês me perdoem também mas as fotos saíram muito ruins esse dia, não ficava com foco por nada neste mundo.

Pedi a conta e, para fechar com chave de ouro (só que ao contrário), mais uma surpresa negativa, ou várias: Primeiro, me cobraram pelo couvert, me respondam, mas que couvert? Do que? Onde? Por que ? Segundo, cobraram 6 reais por um bancha, algo ultrajante!!! Sempre digo que bancha tem de ser cortesia, alguns restaurantes cobram pouco, mas o chá é praticamente ilimitado, na chaleirinha, diferente do Kosushi, um copinho de chá 6 reais. Terceiro, vi que meu pedido tinha sido anotado errado, a sequência Sushi Exotic não estava lá e sim uma outra com valor de 75 reais. E para finalizar a dupla de lula empurrada por 19 reais!

Olhei pra aquela conta e procurei a câmera para ver se era algum tipo de pegadinha! Ignorei o pedido errado do Sushi Exotic mas chamei o maitre e perguntei o por que de couvert! Ele disse que poderia tirar, eu falei que sim, paguei a conta e fui embora, correndo!! Pensando que por 100 reais você almoça no Aizomê, por 50 reais já almocei no Aya, por 60 reais já comi diversas vezes no sensacional buffet do Hideki e por menos ainda num dos meus favoritos, o Yashiro. O pessoal do Kosushi ta é muito maluco! Furada! Pra eu voltar vai ser muito difícil.

Após essa furada fui conversar com um conhecido que sempre me falou muito bem do Kosushi, eu disse que tinha sido péssimo e ele se surpreendeu pois nunca aconteceu isso com ele. Desta maneira, fico imaginando alguns motivos, foi o pior dia do Kosushi da história? (mas o que eu tenho a ver com isso?), foi pura má vontade do sushiman que não quis me servir nada de bom mesmo?, falta de comunicação entre os garçons e o sushiman?. Porém mesmo com isso, nada explica cobrarem couvert, banchá ou não terem nenhuma iguaria ou sushi diferente. Algo ficou certo para mim e já havia lido isso antes em outros lugares, o Kosushi empurra tudo que pode para a conta do cliente. Parece que o foco são os endinheirados que querem um sushi bom, mas não sabem diferenciar um nigiri de um hossomaki.

Abraço com o bolso vazio,

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

5 comments

  1. Cristiano Sganzerla

    Conheci ontem seu site e acabei lendo quase todas as resenhas.

    Parabéns por nos dar toda essa informação.

    Uma correção no primeiro parágrafo “Sempre tento i a lugares diferentes e”
    (faltou o ‘r’ ali no ‘ir’)

    • Oi Cristiano, tudo bom? Desculpe demorar para responder, estávamos de férias =)

      Muito obrigado pelo seu comentário, ficamos extremamente felizes com esse reconhecimento e nos dá força para continuar! Vou fazer a correção imediatamente. De onde conheceu o site?

      Forte abraço

      Gourmet San

  2. Fui no kosushi do shopping cidade jardim e a minha experiência foi péssima também!

  3. Tube bem,Você viu,o Kosushi recebeu uma estrela Michelin,cara,que estranho isso,achei absurdo,tem outros bem melhores,mas fazer o que né.

    • Robson, que alegria ver um comentário aqui nesse post.

      ABSURDO!!! Assim que saiu a lista amigos próximos vieram me perguntar o que eu achava. Eu disse que pra mim o Kosushi é bem mais ou menos… BEEEMMMM mais ou menos… Pra não dizer fraco. Entre os bons ele é fraco, sem dúvida.

      Li alguns especialista dizendo que não foi uma injustiça e sim uma perda de credibilidade do guia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*