Home / Bairros / Restaurante Shigueru – experiência que vale a pena!
Centolla King Crab do Shigueru Restaurante Japonês

Restaurante Shigueru – experiência que vale a pena!

Se você gosta de um restaurante japonês com ótimos nigirizushi, este post é para você!

Primeiro vamos voltar láááá para trás, no primeiro post de nosso blog… Vale a pena conferir, se trata de um post sobre o restaurante Tanuki, localizado na Vila Madalena e que merece uma visita sua sem dúvida! O Tanuki é(era) chefiado por Shigueru San um simpático senhor japonês, itamae é claro, que manja muito de gastronomia japonesa e, depois de ter muito sucesso com seu restaurante na Vila Madalena, abriu o restaurante homônimo, Shigueru, localizado na Rua Leopoldo Couto de Magalhaes Junior, 275 – Itaim Bibi (http://www.shiguerusushi.com.br/) ! Demorei um pouco para visitá-lo, porém finalmente fui!

Sabe aqueles dias que vocês resolve fazer algo porém fica em dúvida se deve mesmo o fazer? Você fica com aquele sentimento de que talvez você esteja forçando a barra? Pois bem, era o que eu sentia, tinha ouvido a fama do Shigueru de ser um lugar careiro, então estava me preparando para gastar um pouquinho a mais! Bom, este meu sentimento de dúvida acabou quando entrei e vi o seguinte:

Vocês sabem o que é isso acima? É uma centolla, mais conhecido como King Crab! Pois é o famosíssima carangueijo gigante, o real kani! Bom, ele estava assim no balcão, bem exposto, mostrando a todos clientes que era o especial do dia! Restaurantes de alto nìvel e que trabalham com ingredientes mais exóticos costumeiramente deixam bem claro quando tem algo especial para o dia. Portanto sou uma pessoa de muita sorte!

Seguindo, sentei no último lugar do balcão e esperei! Apesar do grande movimento da hora de almoço, fui rapidamente atendido! Peguei o cardápio rezando para que houvesse alguma opção executiva de almoço! E claro que havia, um dos pratos era o combinado do dia por 36 reais e essa foi minha opção! Mas não estou esquecendo de nada? Sim, é claro! O king crab/centolla! Perguntei quanto era dupla de sushi, resposta: 27 reais, então dique com 1 unidade apenas, abaixo, tudo que me serviram:

Bom, esse combinado estava simplesmente demais! Os uramakis de salmão seguem o princípio da simplicidade, elementos comuns formando um sushi costumeiro, porém como cada ingrediente foi preparado de forma esplêndida, o resultado é um uramaki de salmão dos melhores que já comi, só não ganha do Sushi Guen.

Os nigiris seguiram a mesma linha dos sushis, não tem jeito, quando se junta peixe fresco, arroz bem feito e nigiri montado com know how, o resultado é esse, ótimos nigirs. Aliás, eu não esperava nada menos do Shigueru, afinal o Tanuki já é conhecido por ótimos nigiris (nigirizushi).

Os sashimis: atum e pargo merecem menções especiais. O atum estava com um gosto bem pronunciado e com a espessura certa, quando você coloca wasabi e passa no shoyu, o sabor preenche toda boca, nota 10! O serra é aquilo né, peixe mais complexo de se preparar, e estava excelente também.

Por último do combinado, o nigiri de king crab! Ele é tudo que o kani gostaria de ser! Sim, sabe o kanikama? A imitação de carne de carangueijo que encontramos em todos lugares? Pois bem, dessa vez, pela primeira vez na vida tive a oportunidade provar um sushi dessa iguaria!

Como vocês podem ver, a primeira coisa que posso dizer é que a textura é totalmente diferente de um kani. Ele é bem firme, mas macio quando você morde! O sabor é bem diferente do kani também, é um sabor menos agressivo,  suave, mas sinceramente? Eu acho que faltou algum complemento para dar um up sabe? Um kick, algo que desse aquela valorizada no ingrediente. Digo isso pois da outra vez que comi king crab havia um molho para passar antes de comer. Mas a experiência sem dúvida valeu, recomendo!

Na sequência, pedi o cardápio novamente para ver as duplas de sushis a la carte! Afinal não iria embora de praticamente um sushi ya (restaurante especializado em sushi) sem pedir alguns sushis.

Como é sempre recomendável em lugares assim, perguntei ao sushiman na minha frente o que ele recomendava!  Sem pestanejar ele me disse: “o carapau (aji) ta bom heim!” Aproveitando a dica pedi uma unidade de carapau e uma de lula:

O primeiro sushi, o da esquerda é o de lula (7 reais a unidade se não me engano), se vocês prestarem atenção, tem uma parte verdinha embaixo, é folha de shissô! Já comi sushis assim antes no Aya e no Mori Sushi! Nossa…de verdade, eu gostaria que todos vocês experimentassem esse sushi, ele é muito diferente de qualquer outro! A lula tem uma textura mais firminha, logo de cara você vai achar difícil de morder, mas depois ela se desfaz. Além da textura, o sabor, ahhh o sabor, super docinha e a folha de shissô combina perfeitamente!

O sushi de carapau (aji) me surpreendeu também, geralmente esses peixes não deixam a desejar nem surpreendem, mas dessa vez estava ótimo, ainda bem que segui a dica do sushiman! Fiquei extremamente satisfeito! Dã vontade de pedir mais um monte de sushis! Mas dinheiro não nasce em árvora, né? Então fui atrás vez um baratinho mas que ainda me deixasse feliz…a escolha foi fácil: tamago yaki sushi, R$3,50 a unidade!

Para os que estranham, não estranhe! Hahaha! Já falei sobre tamago sushi num post especial, na visita ao Yuki em Buenos Aires e também no Sushi Guen! Para mim tamagoyaki, que é o omelete japonês, é a arte de fazer ovo gelado ficar delicioso! E no Shigueru não foi diferente! Primeiro que eles foram extremamente generosos, um pedação de tamagoyaki, para vocês terem um noção, tive de comer em 2 mordidas! Segundo que ainda tive chance de ganhar uma aulinha particular do Shigueru!

Ele estava no balcão mas do outro lado, mas quando pedi não tinha nenhum sushiman na minha frente, então pedi ao próprio Shigueru, ele ficou muito feliz e pediu para um sushiman preparar para mim enquanto me explicava que, na verdade, esse não é o tamagoyaki japonês mesmo, e sim um tipo de rocambole japonês de ovo! Nada melhor, um pouco de cultura! Infelizmente esqueci o nome correto, desculpem, assim que souber atualizo aqui!

Bom, acabei meu jantar por aí mesmo, ultra satisfeito e querendo voltar para comer um tirashi, um sushi de lula entre outras coisinhas!

Abraços

Gourmet San

 

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*