Home / Bairros / Gourmet San e a cartilha do Mori Sushi
Usuzukuri Mori Sushi Consolação melhor rodízio de sushi de São Paulo (29)

Gourmet San e a cartilha do Mori Sushi

Olá a todos!

Muitos de vocês já devem ter percebido que o rodízio de sushi favorito do Gourmet San é o Mori Sushi localizado na Rua da Consolação, 3.610 nos Jardins. www.morisushi.com.br. Porém já recebi alguns feedbacks de amigos meus não tão empolgados quanto minhas palavras e reviews sobre o restaurante. Vou tentar explicar o motivo a seguir.

O Mori Sushi é um restaurante onde o papel do sushiman é um pouco maior do que na maioria dos restaurantes japoneses que oferecem rodízio de sushi. Tenho certeza que muitos de vocês possuem um restaurante favorito, que vocês visitam com maior frequência e que acabam já sendo conhecidos pela moça da porta, os garçons e no caso de restaurantes japoneses, os sushimans. No Mori esse processo de fidelização é um pouco mais forte  devido ao serviço frontal e personalizado no sushibar.

Gourmet San a partir de sua 2a visita ao Mori resolveu sentar no balcão e desde então fez questão de ser atendido sempre pelo mesmo sushiman (Salve Retalhador!). Durante 5 anos de visita ao restaurante, uma ou outra vez arrisquei ir fora do balcão, mas não foi a mesma coisa, tem gente que ama da mesma maneira, mas para mim, pobre mortal, o custo benefício é muito maior no balcão mesmo. Então as pessoas que dizem que não acham o Mori bom, talvez devessem tentar o balcão, e mais de uma vez.

Porém chegou o momento de encerrar as reviews do Mori Sushi, pelo menos por enquanto, são muitas já, então teremos esta  review e mais uma que merece ser postada. Depois vamos dar chance a outros restaurantes, ok? A visita deste post foi no dia do aniversário do Gourmet San!

Para começar foi servida uma bela seleção de sashimis:

 Acima, vocês podem ver, da esquerda pra direita: atum, salmão, dourada, carapau e polvo! Todos são fenomenais, em especial o salmão, o carapau e o polvo! O restaurante possui uma nutricionista e uma rotina de recolher amostras de cada peixe para assegurar a qualidade do pescado servido. Geralmente não sou muito fã de me encher de sashimis, porém nesta ocasião eu estava com vontade de comer variedade de peixe mesmo!

A seguir uma das melhores entradas que você pode ter, um usuzukuri de salmão e camarão com molho ponzu, ovas e cebolinha. Para quem está acostumado a comer entradinhas de salmão no molho ponzu, essa é das melhores, muito resfrescante, dificilmente deixar uma sequer fatia no prato, recomendo muito!

 Seguindo no jantar de aniversário, alguns nigiris de salmão skin com lâminas de limão, claro que tudo com molho tarê por cima. Muito bom, apesar de não ser um de meus pratos favoritos, eu aprendi a apreciar no decorrer dos anos!

O prato a seguir é um dos mais famosos do Mori Sushi e é campeão de pedidos, tenho certeza! É o netamaki, também conhecido por butaah jow ou simplesmente porquinho, hahaha. É um enrolado de salmão com camarão empanado, couve crispe e molho tarê! Comeria todo dia este prato, muito bom mesmo, nota 10!

Até agora, com esses pratos, você consegue perceber que o Mori é um restaurante que serve um sushi contemporâneo, certo? Mas eles também sabem fazer o tradicional, um exemplo é que pedi um tirashi sushi (chirashizushi) e o resultado foi o abaixo!

Estava ótimo, uma refeição completa! Hahaha, atum, salmão, polvo, carapau, camarão, dourada e claro que por baixo de tudo isso o arroz para sushi, o shari! Claro que não podemos comparar o tirashi do Mori com outros por aí, pois diversos restaurantes tradicionais oferecem tirashis de nível altíssimo, com ovas, enguia etc, etc. Mas para um rodízio está bom demais!

Seguindo com meus pratos favoritos do Mori Sushi, temos o golden uraebitem, que é o enrolado uramaki com camarão empanado e ovas! E como vocês podem ver ele possui alface no meio ainda. Este é o tipo de enrolado que quando você come, você esquece de todos os outros! Mas ele não está sozinho neste grupo…

Como foi dito acima, há alguns enrolados que te fazem esquecer dos normaizinhos que você já comeu, um deles é o uraebitem com ovas acima, porém há variedades, com outros tipos de tempero, como o abaixo, com cebolinha e alho frito, que é tão bom quanto, se não melhor! Neste abaixo você pode ver que vai creamcheese e um pouco de molho tarê também, estou louco para fazer em casa!

Desses enrolados inesquecíveis, há um último…que é sensacional e segue bem a linha contemporânea de sushi que o Mori segue! Se trata de um enrolado de salmão estilo jow com creamcheese, com salmão e camarão no topo e claro molho tarê! É com experiências como essas que faz o Gourmet San dar uma incrementada por conta própria em pratos de outros restaurantes, como o Shake Negui da Temakeria e Cia!

Claro que eu não sou fã de sushi com creamcheese, porém se a proposta é essa, tem de fazer bem feito como foram esses enrolados acima! Um negócio é servir um uramaki de salmão com creamcheese com arroz ruim, sem tempero e gelado, outra, totalmente diferente, é servir o que o Mori serve: um sushi contemporâneo de qualidade.

Os próximos 2 pratos talvez sejam os maiores representantes da culinária japonesa contemporânea do Mori!

Primeiramente, nigiris de atum chamuscados e temperados com alho frito entre outras coisas.

É simplesmente uma delícia, dá vontade de comprar um desses mini lança-chama para fazer igual em casa! Lógico que a qualidade do atum também é ótima!

Por último, o prato que demonstra todo interesse do restaurante em se mostrar a frente de todos os outros, sendo referência em rodízio de sushi de São Paulo.

É o Salmão Gravlax! Uma receita nórdica de salmão, onde o salmão é curado e fica armazenado por dias com uma mistura de açúcar, sal e ervas. O resultado é delicioso, além de visualmente diferente!

Eae, gostaram da seleção do jantar? Bom, então vamos voltar a discussão inicial do post…se você for ao Mori Sushi você comerá tudo isso acima? Não, muito provável que não.

Primeiro que eles são um restaurante que tentam sempre servir coisas diferentes, além dos clássicos é claro, então talvez alguns pratos não estejam disponíveis, como algum peixe ou ingrediente especial (salmão gravlax por exemplo). Segundo que voltamos aquilo da fidelidade do cliente, me diga, vocês acham que eles vão mandar para mesa nigiris estilizados? Polvo no sumissô? Sashimi de carapau?  E arriscar ver o garçom voltar e jogar tudo fora? Claro que  não…

Então como fazer para conseguir o melhor do Mori Sushi? Primeiro, tente sentar no balcão, não ignore o sushiman, mostre que você gosta e se interessa pela comida japonesa além de temakis de salmão completo e também está disposto a comer coisas diferentes. Segundo, não adianta ficar mudo e achar que os pratos lindos vão surgir na sua frente, o sushiman não é advinho, converse com ele, diga o que gosta ou gostaria de experimentar! Caso você não sente no balcão, não é o fim do mundo, converse com o garçom, peça pratos e ingredientes diferentes!

Agora já falei muito, vamos comer um sushi que ganhamos mais.

Abs

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

6 comments

  1. Já foi no Mori de Moema?? (R. Gaivota, 1.488)
    Sabe se é a mesma coisa? Amanhã tenho uma data especial para comemorar e quero conhecer o Mori, mas o de Moema é mais acessível para mim.

    • Olá Guilherme!

      Não conheço o Mori de Moema, apenas o da rua da Consolação mesmo! Não sei quais são seus gostos de comida japonesa, sushi e sashimi, porém se você tem uma data especial, acho que vale a pena seguir as dicas deste post, sentar no balcão e se abrir para o sushiman! Mas caso esteja aberto para outras propostas e como a data é especial, eu iria ao Buffet do Restaurante Hideki!

      Abraços

  2. Olá San, agradeço a sugestão, vou conversar com a patroa, hoje comemoramos 3 anos de casados e queremos um lugar bem legal.

    Aproveito para sugerir 2 visitas que acredito que valham a pena:
    1. Kawa Sushi – sempre foi meu preferido, mas a troca de gerente e de alguns garçons fez o atendimento cair, mas ainda assim a comida é ótima, e o valor bastante acessível. Destaque para o “Temaki do Carlão”, com tabasco, e para a Lula a Dorê.
    2. Santo Sushi – ganhou minha preferência pela localização, pelo camarão empanado e pela variedade de sushis.

    abraço

    • Olá Guilherme!

      Desculpe demorar para responder sua mensagem! Me diga, onde foram para a comemoração??

      E olha só que coincidência, eu nunca tinha ouvido falar do Kawa Sushi, porém umas amigas tinham me falado dele um dia antes de você escrever aqui! Sem dúvida ele está na lista para visita e análise!

      Obrigado por participar e por ler o blog!

      Grande Abraço

  3. Olá, vocês voltaram ao yabany?? Pelo que entendi o Mori e Sao Paulo tokyo são melhores né ???
    Sou de Goiás e estou indo a SP e gostaria de ir num restaurante japonês. O Mori tem em vários endereços né, todos são bons???
    Obrigada.

    • Paula, tudo bom? Não voltei ao Yabany não, tenho medo! O Mori tem só 1 endereço, o da Rua da Consolação, os outros são outro Mori, diferente, bom também, mas não igual. O São Paulo Tokyo é bem bacana, mas vá no endereço do que serve o Menu Premium.

      abs e seja bem vinda ao blog!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*