Home / Preço / De 30 a 50 reais / Restaurante Itidai na Liberdade – rodízio barato com ovas e enguia!
Restaurante japonês na Liberdade Itidai rodízio de sushi com ovas enguia sushi de sardinha enguia anago sashimi de polvo barato bom custo benefício bom restaurante na liberdade na rua thomas gonzaga

Restaurante Itidai na Liberdade – rodízio barato com ovas e enguia!

Olá a todos!

Hoje o Gourmet San traz mais uma review de um restaurante da Liberdade, bairro oriental de São Paulo! Vocês devem perceber que nesses últimos posts temos nos focado bastante nesta região, certo? Isso se deve a riqueza de opções que ela oferece e nós a temos negligenciado até agora! O restaurante visitado foi o Restaurante Itidai, localizado na Rua Thomás Gonzaga, 70, tel 3207-3975. Ele serve rodízio de sushi completíssimo e de alto nível, o preço no almoço é de 43,90!

O restaurante tem uma entrada bem discreta e fica no meio de outros 10 restaurantes japoneses dessa parte da Rua Thomás Gonzaga! Bom, a minha decisão por esse restaurante se deu por 2 motivos que vi no menu que estava na porta: 1-) sashimi de polvo e 2-) sushi de enguia anago! São raros os rodízios que oferecem sashimi de polvo a este preço e muito menos sushis de enguia anago!! Eu nunca havia experimentado este tipo de enguia, geralmente servem a espécie de água doce, unagui.

Assim que entrei no restaurante gostei muito do ambiente simples e tradicional e com o chefe e responsável pelo recinto detrás do balcão de sushi preparando os combinados! Outro fato que me impressionou foi o dos combinados serem servidos em recipientes especiais para sushi, vocês verão abaixo!

Bom, avistei um lugar no balcão e obviamente me sentei ali, logo me atenderam e fiz meus pedidos. Me serviram rapidamente uma saladinha de entrada de uma maneira que eu nunca tinha visto! Ela estava bem gostosa, sobretudo as cenouras, bem crocantes! O molho que vocês veem a esquerda é o molhinho para o tempurá que seria me servido posteriormente!

Eu também pedi chá verde para acompanhar! Para minha felicidade, me serviram o bule junto! Muito legal, o único restaurante que já vi que serve assim também é o Yokozuna! Como o Gourmet San sempre diz, restaurante japonês que cobra por chá verde deveria tomar vergonha na cara!

Pois bem, infelizmente eu estava com um pouco de pressa, afinal era horário de almoço, e os pratos quentes demoraram a chegar, uns 15 minutos mais ou menos! Mas depois eu percebi o motivo…eles preparam pela demanda! Ou seja nada chegou frio, tudo quentinho e recém feito! Vejam o tempurá de legumes abaixo, empanados com uma casquinha bem sequinha! Comi todos!

Outra entrada que também pedi e que realmente me tornei fã de uns tempos para cá foi o shimeji! No caso do Itidai, o shimeji estava com o gosto mais diferente que já provei! Um gosto muito mais forte, longe daquele exagero de manteiga de alguns! Eu desconfio que esse sabor diferente se deve a quantidade de sakê utilizada na receita. Bom, fiquei feliz demais de encontrar um shimeji que foge da maioria dos outros, as vezes cansa o “mesmismo” dos rodízios de sushi!

Após comer as entradas, fiquei de olho no chefe atrás do balcão para ver o que ele iria me servir! Tive de aguardar um pouco pois a casa até que estava movimentada e ele prepara os combinados com bastante cuidado! Primeiro levei um susto com a quantidade! Deu pra perceber que o chefe capricha nos sashimis! Foi um dos melhores combinados de sushi já servidos ao Gourmet San! Ah e vejam o recipiente especial que foi servido! Muito legal!!

Bom, vamos analisar o combinado: pedaços de polvo, sashimi de salmão, salmão gordo, atum, saint peter, buri, 2 nigiris de salmão, 1 nigiri de atum, um sushi gunkam de ovas de peixe voador, um djô de salmão com atum, 4 hossomakis, 1 uramaki de salmão skin e um sushi oshi de anago (enguia marinha)!

Não tem o que dizer, tudo estava uma delícia, top mesmo, muito bom! Os pontos altos sem dúvida foram os sashimis (apesar que foi servidos demais), os nigiris, o gunkam de ovas e o que deixei para último, o oshi sushi de anago! Caramba incrível como enguia é gostoso! É difícil, dá vontade de comer só isso!

Bom, após terminar esse belo combinado, esperei um tempo para pedir algum repeteco, confesso que dei uma forçada pois a fome já tinha sido saciada, mas a comida estava muito boa e eu não sairia de lá sem pedir mais ovas e enguia!

Aproveitei para trocar algumas palavras com o chefe e perguntar sobre os peixes e as ovas! Analisei também a geladeirinha clássica de sushibars onde guardam os peixes e vi que eles tinham sardinha! Não se assustem a sardinha não é servida totalmente crua como os outros peixes, ela também não é cozida, porém há um processo especial de trato do peixe para então o servir! Bom, perguntei ao chefe sem muita esperança que fosse fazer parte do rodízio, mas sim, fazia! Aliás praticamente tudo faz mesmo!

Então me decidi e pedi meu repeteco: um oshi sushi de anago, um nigiri sushi de sardinha e um gunkam de ovas de capelim. O sushi de ovas o próprio chefe me perguntou se eu queria comer uma diferente, eu disse que sim!

Se tem uma coisa que vocês podem confiar no Gourmet San é sua sinceridade, ele te contará sempre 100% o que achou e agora não será diferente. Eu não recomendo aos principiantes e não abertos a gostos diferentes, experimentar nigiri de sardinha, possui um sabor bem forte e uma textura mais massuda! É gostoso, mas não achei uma delícia, mas da mesma forma que não gostei de uni (ovas de ouriço) da primeira vez, e hoje amo, comerei de novo sardinha quando tiver a oportunidade! Os outros sushis não tem muito mais o que comentar, o anago é delicioso e as ovas também, o gunkam estava com a alga especialmente crocante!

Mais uma foto:

Neste momento eu estava 100% satisfeito, agradeci ao chefe, me levantei e fui pagar no caixa a quem parecia ser a mulher dele!

Sem dúvida retornarei ao Restaurante Itidai, mas não sozinho, quero mostrar para outras pessoas como vale a pena a visita a este lugar!

Visitem e depois passem aqui para contar!

Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Abs

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

6 comments

  1. Visitei hoje o restaurante..AMEI..Fui no Itidai justamente pela sua recomendação. Meu marido e eu comemos até não poder mais..esse sushi de ovas NHAM, o oshi sushi de anago repetimos 2 vezes, já o de sardinha, infelizmente a atendente nem nos ofereceu. Os proprietários são de uma educação absurda, comentei do seu blog (mas percebi que dei o título do blog errado, falei blog do San), a senhora japonesa anotou, então com certeza vai procurar na internet), conversamos um pouco e ela foi uma educação em pessoa, acabou me dando um lindo rashi de presente. Uma única crítica foi a atendente, que não era oriental e diferente da proprietária estava com um mal humor do cão…único ponto negativo…Recomendo ir de domingo até o 12:00h..chegamos lá e estava vazio, depois das 13:00hs lotou!!!Voltarei com certeza…OBRIGADA GOURMET SAN

    • Oi Renata, tudo bom?

      Muito obrigado pelas palavras! Fico muitíssimo feliz em ler um depoimento como este! Isso só faz nos dar mais forças para continuar escrevendo e manter a idéia do blog, tentar mostrar ao máximo o que a pessoa pode esperar de uma experiência num restaurante japonês, sempre somando conhecimentos específicos para que a refeição não seja apenas a comida, o alimento, mas também a cultura gastronômica!

      Eu já fui ao Itidai umas 3x, gostei das 3, vale realmente a pena. O sushi de sardinha eu não sei se recomendo, haha meio forte demais, eu mesmo não comeria de novo eu acho! Abuse dos restaurantes da Liberdade, valem muito a pena!

      Obrigado novamente e seja bem vinda =)

      Breno

  2. Acabei de voltar deste restaurante e foi uma experiencia maravilhosa. EXATAMENTE aquilo que você descreveu. Estou feliz até agora por ter esquecido de dizer que não queria o sushi de sardinha (porque não comia sardinha de nenhum jeito) e o sushiman colocou e eu resolvi experimentar. Adorei. também foi a minha primeira vez com ovas de ouriço e foi uma experiencia maravilhosa. O silencio do local é quase meditativo. Está de parabéns pelo site e pelas resenhas. Continue com o bom trabalho 🙂

    • Oi Hugo, tudo bom? Mas que ótimo depoimento esse seu para começar o dia! Fico muitíssimo feliz pela sua experiência no Itidai, eu fui lá 3x já, duas foram ótimas e 1 foi mais ou menos. Parabéns por ter gostado do sushi de sardinha, não é para qualquer um mesmo. Ovas de ouriço nem sem fala, é algo maravilhoso mesmo.

      forte abraço e obrigado pelos votos.

  3. Olá, Gourmet San!

    Encontrei seu blog justamente pesquisando sobre o Itidai. Estive lá hoje pela segunda vez. A primeira foi em fevereiro com meu marido e um casal de amigos, pedimos um rodízio e foi maravilhoso! Estávamos procurando justamente um restaurante japonês assim, bem tradicional e que acabou nos surpreendendo positivamente pela fartura e excelente qualidade da comida. Logo de cara é possível notar o cuidado no corte e no preparo dos pratos. Infelizmente o atendimento foi bem ruim, as garçonetes ficam de cara de fechada e não demonstram vontade nenhuma de servir, o que ocorreu nas duas vezes. Da próxima vez vou fazer como vc, me sentar no balcão e conversar com o chefe para que ele me mostre e ofereça as diferentes opções de ovas e sushis, porque se depender do atendimento das funcionárias, a gente come é nada, rsrsrssrsrss!
    Já faz mais de 1 ano que vc escreveu essa crítica, então, esteve mais vezes no Itidai?

    Abraço!

    • Oi Tatiane, tudo bom? Obrigado por escrever aqui! =)

      Concordo com você, lá é bem gostoso, se bem que na 2a vez que fui não foi tão bom, já a 3a foi bom de novo! Essa review foi da 1a vez! Concordo que as garçonetes são meio mal humoradas e eu diria até um pouco com má vontade, mas a comida compensa!

      Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*