Home / Curiosidades sobre sushi / Onde afiar faca japonesa para sashimi? Mestre Mukotaka!
onde afiar faca de sashimi amolador de facas profissional como afiar faca japonesa de sushi e sashimi curso de afiação Mukotaka faca japonesa na liberdade Mukotaka (1)

Onde afiar faca japonesa para sashimi? Mestre Mukotaka!

Olá a todos!

Hoje o Gourmet San traz um post que sem dúvida ajudará muitas pessoas que gostam de cozinhar e fazer uma comida japonesa de forma despretensiosa! Onde afiar sua faca japonesa para sushi e sashimi! 

Quem acompanha o blog sabe que há um post aqui sobre “como afiar faca japonesa para sashimi”  que no final o próprio Gourmet San diz que a melhor alternativa é levar a faca a amoladores profissionais de facas japonesas. Pois bem, foi justamente isso que o Gourmet San fez!

O local escolhido para afiar minha faca japonesa de sashimi foi o Mukotaka, localizado no bairro da Liberdade, Rua Thomaz Gonzaga, 20 – sala 5 e 6, telefone 11 3209-2601. Gourmet San recebeu a indicação de um sushiman conhecido, que leva suas facas há muito tempo ao Mukotaka para amolação e me disse que era de confiança!

Atenção, a tarefa mais difícil será chegar ao Mukotaka, não devido a sua localização, pois fica super perto da estação de metrô da Liberdade, mas pela quantidade de restaurantes japoneses que você encontrará no caminho, só na Thomaz Gonzaga serão por volta de 10!! Sim, 10 restaurantes japoneses numa única quadra. Pois é…e você indo aí no mesmo rodízio de sushi há 5 anos…poxa tudo bem, não precisa largar o seu favorito, mas abra seus horizontes e visite outras opções!

O Doutor dos Alicates, o Senhor Sussumi Mukotaka, trabalha neste ramo de afiação desde 1963, aproximadamente 50 anos! Seu filho, Hélio Mukotaka, há 15 anos abraçou a profissão também e, além de amolar/afiar sua faca, eles também dão cursos de afiação! Para mais informações acesse www.cursodeafiacao.com.br.

Vejam algumas fotos abaixo:

Dr. dos Alicates - Mestre Sussumi Mukotaka

Bom, no final das contas o serviço oferecido pelo Mukotaka foi sensacional! Minha faca de sashimi ficou pronta em dois dias! A responsável pela atendimento, Raquel, passou inclusive detalhes e curiosidades sobre o processo de afiação, assim como o Hélio Mukotaka. O valor ficou em 40 reais, pode parecer meio caro né? Mas não é! Para quem não utiliza sua faca de forma profissional e diária, pode esperar que essa afiação durará por anos!

Infelizmente não tenho nenhuma imagem ou vídeo da minha faca porém a testei cortando folhas de papel e o resultado foi bem parecido com o deste vídeo! Fantástico! Como disse o Hélio Mukotaka a mim: “cuidado heim! ela ta bem afiada!”

Gourmet San sem dúvida retornará ao Mukotaka!

Abs

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

15 comments

  1. Ricardo Pereira Neves

    Boa noite, gostaria de saber quais pedras preciso ter em casa para manter minhas facas bem afiadas ? Seria uma de granulação 300 e outra de 1000, para facas de aço inox ? Obrigado !

    • Olá Ricardo! Obrigado por entrar em contato. Gourmet San não sabia a resposta para sua pergunta, então entramos em contato com a equipe do Mestre Mukotaka. Eles afirmaram que no seu caso é preciso a pedra King n.1000 ! Que a 300 é apenas se a faca estiver muito cega mesmo! Abs! Gourmet San

      • Ricardo Pereira Neves

        Olá, gostaria de saber qual a é a granulação da pedra que o Jun Sakamoto usa no video da Ana Maria Braga para começar a afiar a faca, aquela marrom. E você pode indicar algum lugar para curso de Sushiman ?
        Obrigado mais uma vez.

        • Olá Ricardo! Boa pergunta viu…ele não fala em nenhum momento né, complicado! Mas esses mestres japoneses sempre ensinam as coisas pela metade mesmo…
          Bom, eu não quero que você compre errado mas pelo o que já me informaram primeiro você usa uma pedra com granulação por volta de 250-400 e depois uma acima de 1000 para polir, veja esse vídeo de uma sequência incrível de pedras que eles utiliza para afiar: http://www.youtube.com/watch?v=Duwt8oMZRaA

          Sobre cursos para sushiman não posso indicar nenhum para você, não sei de cabeça mesmo, são muitos! Mas vale a pena para aprender as técnicas básicas, porém não fico preso a elas, há o risco, que já percebi, de pessoas que fazem esses cursos ficam muito fechadas no que aprenderam e não se abrem para coisas novas!
          Abs!

        • Complementando…acho que a pedra que o Jun usa deve ser uma com granulação 1000 e outra com uma numeração bem maior apenas para polir, afinal as facas ali já estavam afiadas. Se eu encontrar a informação correta posto para você!

  2. Esses dias fui na liberdade comprar facas, comprei uma para abrir o peixe e uma para sashimi, nao sei marca, na caixa dsta td em japones. Mas é uma que tem o cabo de madeira e na lâmina tem uns hideogramas.
    Paguei 70 reais cada faca e ontem eu fiz comida japonesa tava ansioso pra usar as facas e pra minha decepção nao estava muito afiada, até pra cortar o sashimi não cortava de primeira.
    É assim mesmo gourmet san? Além de comprar tem que mandar alguem afiar? Ou fazem isso de propósito só pra que compremos a pedra?

    • Oi Vitor, você está certo! As facas não vem afiadas, você precisa levar num afiador, é bem melhor do que tentar afiar por conta própria! Leve ao Mukotaka, deste post! Recomendo!

  3. Poxa que chato, alem de pagar caro, tem que afiar 🙁
    Ele nao faz na hora nao? Pq nao moro perto do centro.
    Você conseguiu identificar a minha faca? Se sim, sabe se é boa?
    Abraços

  4. Amanha quero ir na liberdade, ai gostaria de orçar as pedras.
    Qual granulação seria melhor?
    Desculpe o encomodo
    Abraços

  5. Oi Vitor,

    Não sou especialista em facas e pedras mesmo, recomendo você levar sua faca junto ou deixar para o Mukotaka afinar, acho que em 1h ta afiado.

    Abraços

  6. oi gostaria de fazer o cursso de afiação de alicates de cuticula e tesouras vc pode mim informar o valor

  7. Olá San, a poucos meses em minhas pesquisas sobre sushi, encontrei seu blog e está de parabéns. Sou um sushiman em eterno aprendizado e suas informações são valiosíssimas pra quem quer um dia chegar ao topo.
    Caso possa me ajudar, onde encontro para compra os pincéis usados p/ molhar os niguiris e se o Sr Mukotaka vende pedras e facas profissionais? Uma vez que em nosso ‘bendito’ não nos deixa ter acesso a bons produtos importados sem pagar preços surreais.
    Grande abraço e obg.

    • Oi Elton, tudo bom?

      Muito obrigado! Ultimamente ele tem ficado desatualizado pois viajei, mas agora estou de volta! Aguarde novidades novos posts nos próximos dias!

      Sobre sua pergunta, tenho quase certeza que o Sr. Mukotaka não vende pedras pois por mais de 1x eu perguntei se ele tinha facas disponíveis e também não tinha.

      Recomendo verificar o site diretodojapao.com.br entre em contato com eles, vale a pena e tem ótimas oportunidades de facas e outros utensílios!

      Forte abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*