Receita de tempurá de legumes e de camarão

Gourmet San 8 de fevereiro de 2012 8
Receita de tempurá de legumes e de camarão

Olá a todos!

Hoje talvez a receita mais polêmica da culinária japonesa. O tempurá!

Sabem por que é polêmica? Pois todas as receitas que o Gourmet San já seguiu e diversa resenhas de pessoas que já fizeram tempurá em casa, geralmente no final o comentário é o seguinte: “Poxa, ficou bom, mas não ficou igual, né?”

Após ver diversos vídeos de como fazer tempurá e provas diversos, eu desconfio do seguinte, quem realmente o faz bem, possui pequenos truques que, ou eles não contam a ninguém propositalmente, ou para eles é tão óbvio que passa despercebido!

Vamos lá para a receita básica e suas variações e no final a ultimate receita (meio que a prova de erros)!

Receita para Tempurá

De legumes: você pode deixar os legumes em pedaços grandes e empaná-los individualmente ou, como o Gourmet San prefere, rale todos em pequenos fios e faça uma mistura empanando todos juntos em pequenos bolinhos ou tramas.
De camarão: limpe bem os camarões, tire a casca, a cabeça e as patas. Não se esqueça de limpar dentro dele, através da barriga e costas, seja cuidadoso para não destruir o camarão.

A massinha para o tempurá: esse é o grande segredo do tempurá e já vi muitas forma diferentes, vamos discorrer sobre quatro.

  • Primeira: passe os legumes/camarões na farinha de trigo seca e depois na massinha de farinha de trigo misturada com água. A farinha de trigo misturada com água deve ser preparada da seguinte maneira, coloque farinha num recipiente e vá adicionando água e mexendo até ela ficar pastosa, o suficiente para você mergulhar algo e ela envolver firmemente, escorrendo pouco do que foi mergulhado.
  • Segunda: o procedimento é o mesmo da maneira citada acima, porém adicione  1 gema de ovo a mistura de farinha e água, misture bem também.
  • Terceira: faça qualquer um desses procedimentos acima, o 1 ou o 2 (com gema) porém reserve a massinha na geladeira, para ela ficar bem gelada antes de ser utilizada
  • Quarta: use a farinha japonesa Panko para tempurá e siga as intruções do pacote.

Bom, de todas as 4 receitas que passei acima, a única que não tentei ainda foi a última, utilizando a farinha especial Panko, eu atesto que talvez o melhor resultado seja realmente com essa farinha japonesa, pois até num blog escrito por japonesas que conhecem muito da culinária japonesa, a conclusão foi igual, leia você mesmo, é curto: receita de tempurá do blog Chá Com Arroz.

Ok, você deve ter pensado, mas Gourmet San, onde encontrarei a farinha especial Panko??? Eu te respondo, na maioria dos supermercados bons como no Pão de Açúcar ou nessas mercearias e mini mercados que vendem bastante coisa japonesa! Não é cara, no máximo 20 reais, claro, é muito mais caro do que misturar água com farinha de trigo, mas o resultado provavelmente será melhor!

Mas atenção! Não se prive de fazer um tempurá caso não ache essa farinha especial, as 3 primeiras receitas funcionam também! Porém não se assuste se nunca chegar ao nível do tempurá dos restaurantes tops, eu acredito que eles possuem truques que vão muito além de por ovo ou não ou de usar a farinha panko ou não.

Os melhores tempurás que o Gourmet San já comeu são, nessa ordem, do Kinoshita, do Aizomê e do Hideki! Clique nos nomes para ler as reviews com fotos dos tempurás.

E…a cidade de São Paulo possui…possui…o que? Um restaurante com um menu degustação apenas de tempurá! Sim o restaurante é o Tempura Ten, Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2.050, loja 23, (11) 9622-3582. ”São servidos tempurá de camarão, aspargo chileno, lula, peixe branco enrolado no shiso, shimeji, palmito, entre outras deliciosas variedades, tudo sequinho e crocante. Mas para provar essas iguarias especiais do restaurante é obrigatório fazer reserva, pois o local possui apenas 18 lugares, sendo somente um balcão e três mesas.”

(retirado de http://www.restaurantesjaponeses.com.br/tempura-ten)

Bom gente, após esse texto, fora daqui e direto planejar quando você testará as diferentes receitas de tempurá!

Espero que o Gourmet San possa ter ajudado!

Curtiu? Compartilhe! Comente!

Abs

Gourmet San

Comentários

comments

8 Comentários »

  1. alex miyoshi koono 22 de abril de 2012 às 8:23 - Reply

    Bom dia!

    No caso do tempura de camarão não precisa temperar o camarão antes?
    Caso precisse qual seria um bom tempero?

    • Gourmet San 22 de abril de 2012 às 15:59 - Reply

      Olá Alex, a sua pergunta é super pertinente mas eu não coloquei isso na receita de forma proposital. Se você procurar, verá que a maioria das receitas por aí, se não todas, não contam como temperar o camarão! Mas não é o meu caso, se eu soubesse de algum ótimo tempero eu diria no post, porém digo aqui qual eu uso, ok?

      Após limpos, eu deixo os camarões numa mistura de azeite, sal e limão. Depois de algum tempo eu faço o procedimento para empanar e fritar! Fica gostoso, mas não fica como o dos profissionais!

      Sinceramente? Eu acho que é proposital a maioria das receitas de tempurá por aí parecerem tão simples, porém não pode ser, pois já comi diversos tempurás de qualidades e sabores diferentes! Fica o mistério! Se você souber de algo que fica bom, poste aqui para compartilhar como todos os outros! Obrigado por postar!

      Abs!

  2. Zeno 20 de novembro de 2012 às 23:08 - Reply

    Dois detalhes fundamentais para ficar sequinho e crocante:
    1º) Tanto massa quanto legumes e camarão precisam estar a 5º Celsius. Bem gelados!
    2º) O óleo precisa estar a 180º Celsius e não pode esfriar.

    No restaurante tem fritadeira elétrica com controle de temperatura e 5 ou mais litros de óleo que não esfriam quando se coloca os ingredientes gelados, pois há muita caloria em 5 litros de óleo a 180º!!! Em casa, o óleo esfria pois é pouco, daí fica encharcado e murcho se o óleo esfriar.

    • Gourmet San 20 de novembro de 2012 às 23:29 - Reply

      Olá Zeno!

      Comentário genial! Seja sempre bem vindo ao blog, fique a vontade para comentar.

      Forte abraço

      Gourmet San

  3. Renata 6 de fevereiro de 2014 às 17:07 - Reply

    Já vi uma receita de anéis de cebola onde manda colocar água mineral com gás bem gelada para deixar crocante. Será que podemos usar no tempura?

    • Gourmet San 6 de fevereiro de 2014 às 17:54 - Reply

      Oi Renata!

      Já ouvi essa receita sim! Acho que vale o teste sim heim! =)

      Abração

  4. Thais Almeida 18 de julho de 2014 às 23:17 - Reply

    Olaaaaa Gourmet San!

    Sempre faço meu tempurá com receita caseira e dá bastante certo… Uso agua GELADA, farinha e ovo. A farinha de panko faço em casa tb usando pao de forma. Faz tda a diferença e deixa ainda mais delicioso!

    Adoro as dicas do seu site!! Sigo varias…

    Bjos ;)

    • Gourmet San 20 de julho de 2014 às 3:31 - Reply

      Obrigado Thaís! =)

Leave A Response »