Home / Receitas / Receita de sashimi de polvo (Como preparar e onde comprar)
Mori polvo ou tako a provençal

Receita de sashimi de polvo (Como preparar e onde comprar)

Olá a todos!

Hoje uma receita que garanto que muitos de vocês desejam: o sashimi de polvo! Uma vantagem desse prato é que, diferente da maioria dos sashimis, ele não é cru, então você pode servi-lo para pessoas que não são muito aficcionados a culinária japonesa devido aos pratos não serem cozidos.

Para comprar polvo, aqui em São Paulo recomendo você ir as feiras de varejo do CEASA, no Mercadão ou na Liberdade. Se você mora em outra cidade, procure o mercado de peixes local ou pergunte ao restaurante japonês que você frequenta onde você pode conseguir um polvo.

No CEASA, o kilo do polvo custa por volta de R$50,00, ok, é mais ou menos o preço do atum, mas o problema é que eles só vendem o polvo inteiro, que pesa mais ou menos 2,5kg! Ou seja, você terá de investir mais de R$100,00, o que pode não ser muito interessante. Já ouvi falar, e preciso conferir, que na Liberdade vendem tentáculos separados, o que parece uma vantagem.

Mas se você não consegue encontrar os tentáculos separados, não se preocupe, após preparado, diferente dos sashimis de peixes, você pode congelar e usar outro dia!

Vamos lá, a receita:

  • lave o polvo com sal e água para tirar a gosma que fica na pele dele. Use bastante mesmo, sem dó.
  • cozinhar o polvo, há métodos que apenas o cozinham com água, porém já vi muitos colocarem vegetais junto para adquirir um sabor diferenciado!
  • cozinhe 8min por kg de polvo!
  • espere esfriar

Para servir:

  • simplesmente como sashimi
  • com molho ponzu (limão siciliano, laranja e shoyu)
  • com sumissô (pasta de soja, vinagre japonês e sake mirin)
  • chapeado na manteiga cortado em viés ou em cubos
Dica: lembre-se de fatiar o polvo não muito grosso, para não ficar difícil de mastigar!
Abaixo tem um vídeo do Chefe Alex Jorge mostrando todo processo! Vale muito a pena ver antes de fazer, é o melhor tutorial que já vi no youtube!

Abs

Gourmet San

Comentários

comments

05 Passos para Fazer Sushi

About Gourmet San

Formou-se na Escola de Comunicações da USP mas segue carreira em uma multinacional do ramo da tecnologia. Compartilha no Gourmet San toda sua paixão pela culinária japonesa, que veio da visita de mais de 100 restaurantes diferentes, de centenas de horas de vídeos no Youtube e de muita leitura e bate papo com itamaes. Apesar de seus amigos acharem que ele só come sushi, não dispensa de forma alguma uma boa pizza ou um cheesebacon maionese.

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*